filmeu

Disciplina Conceção e Operacionalização de Métodos de Treino

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC é lecionada por diferentes professores, procurando que os estudantes adquiram as seguintes competências: a) Identificação e classificação das diferentes classes ou famílias de métodos de treino do futebol; b) Definição concetual de cada método de treino, bem como os objetivos a atingir, as regras de construção, momentos dos efeitos e limitações na sua aplicação; c) Prescrição, aplicação e repetição de métodos e meios de treino visando a melhoria da performance dos jogadores e da equipa; d) Avaliação e controlo do nível de treino no quadro da assimilação e desenvolvimento do modelo de jogo da equipa; e) Utilização e manipulação dos diferentes tipos de constrangimenstos; f) Introdução das grandes tendências do jogo de Futebol, de modo a ajustar e a adaptar os métodos e meios de treino às novas e exigentes realidades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos da presente UC suportam-se sobre 6 pilares essenciais: 1) A taxonomia dos métodos de treino do jogo de futebol: a) Exclusividade e Universalidade, b) Princípios Orientadores, c) Dimensão Horizontal, d) Dimensão Vertical e) Dimensão Diagonal. 2) Os métodos gerais de preparação (MGP): a) a resistência, b) a força, c) a velocidade, d) a flexibilidade. 3) Os métodos específicos de preparação geral (MEPG): a) aperfeiçoamento técnico, b) manutenção da posse de bola, c) em circuito, d) lúdicos. 3) Os métodos específicos de preparação (MEP): a) de finalização, b) metaespecializados, c) padronizados, d) intersectoriais, e) esquemas táticos, f) competitivos. 4) Planeamento da aplicação dos métodos de treino na sessão e do microciclo de treino. 5) Manuseamento das componentes e condicionantes estruturais dos métodos de treino. 6) Desenvolvimento das tendências evolutivas do jogo de futebol na atualidade e o seu impacto na conceção e operacionalização dos métodos de treino.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos essenciais desta UC são a conceção, apresentação, aplicação/repetição e correção dos métodos gerais de preparação, dos métodos específicos de preparação geral e dos métodos específicos de preparação do futebol, bem como do seu planeamento e periodização no quadro das unidades de programação (sessão e microciclo), utilizando as diferentes condicionantes funcionais e estruturais. Atende-se igualmente sobre o impacto das tendências evolutivas do jogo no processo de ensino/treino do jogo de futebol.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em regime tutorial especializado e com a utização de instrumentos, os docentes estimulam a criatividade e operacionalidade dos estudantes acerca das múltiplas ferramentas de suporte para a prática qualificada do Futebol.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Casanova, F. (2015). The importance of perceptual-cognitive skills in soccer: A new insight. Lambert Academic Publishing, Germany. ISBN:978-3-659-78104-9.

    Casanova, F., & Pacheco, R.P. (2020). O Léxico do Futebol Português. Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a Portugal Football School. Lisboa, Portugal. ISBN: 978-989-757-132-9.

    Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Ed. IJniversitárias Lusófonas (3a edição). Lisboa.

    Castelo, J. (2008). Futebol. Conceptualização e organização de métodos específicos de treino. Visão e Contextos.

    Martin D., Carl K., Lehnertz, & K. (2001). Manual de Metodologia Del Entrenamiento Deportivo. Editorial Paidotribo

    Teoldo, I.; Oliveira, J.; Garganta, J. (2015). Para um Futebol jogado com ideias: conceção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores de Futebol. In Appris (Ed.). Curitiba, Brasil.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios