-
Apresentação
Apresentação
Insere-se no âmbito do treino desportivo e tem em vista promover nos futuros treinadores competências que permitam auxiliar os atletas e/ou equipas a desenvolver capacidades de adaptação psicológica no sentido de melhorar o desempenho desportivo e a alcançar um estado mental óptimo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2166-15899
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- . Aspectos psicológicos dos jogadores de futebol]
- 1. Características psicológicas de jogadores de futebol de alto níve~~
- 1.2. Necessidades individuais dentro do contexto da equipe
- 1.3. Os talentos e os sobredotadoso]
- Aspectos psicossociais do futebolo]
- 2.1. O papel do treinador e o clima da equipe
2.2. Dinâmica de grupo e da equipa
2.3. Consolidação de equipa
- 2.1. O papel do treinador e o clima da equipe
3. Preparação para o desempenho
3.1. Preparação psicológica
3.2. Treino psicológico3.3. Treino Mental
- . Aspectos psicológicos dos jogadores de futebol]
-
Objetivos
Objetivos
Enquadrar o treino psicológico em futebol numa metodologia geral integradora das diferentes componentes psicológicas;
Promover a compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos dos jogadores de futebol
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão ministradas aulas teóricas nas quais se fará o enquadramento teórico e conceptual das temáticas a abordar no curso. Nas aulas teórico-práticas apresentar-se-ão temas e casos para discussão quer em pequenos grupos, quer na globalidade do grupo-turma, e serão trabalhadas metodologias psicológicas de avaliação e intervenção. A reflexão individual e colectiva permitirá a integração dos fundamentos teóricos respectivos. A avaliação será realizada por meio de um teste escrito no final do semestre. Adicionalmente, poderá ser considerada a realização de trabalhos facultativos solicitados especificamente com propósito avaliativo associado ao processo de aprendizagem, os quais terão, no conjunto, um peso máximo de 10%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Murphy, S. (2016). The Oxford handbook of sport and performance psychology. Oxford: Oxford University Press
- Serpa, S. (2017). Mente, Desporto e performance: o Fator Psi. Lisboa: Visão e Contextos.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não