filmeu

Disciplina Empreendedorismo e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa apresentar um conjunto de conceitos que permitam salientar a relevância da Inovação e Empreendedorismo (IE) como elemento de vantagem competitiva para a Sociedade e as Organizações; apresentar problemas gerais da IE enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de IE; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, como fator de criação e agregação de valor; discutir a aplicação dos fundamentos de IE à gestão; e trabalhar em grupo na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo I – Inovação

    • Fundamentos teóricos: História, enquadramento e obstáculos
    • Criatividade e inovação
    • Abordagens atuais de referências em inovação: abordagem sistémica da inovação
    • Gerir inovação e mudança
    • Comportamento inovador

     

    Módulo II – Empreendedorismo

    • Origens, formas e dinâmicas
    • Empreendedor: ser ou não ser?
    • Empreendedor inovador
    • Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável

     

    Módulo III – Empreendedorismo

    • Plano de Negócios

     

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Aferir a relação entre a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável das organizações e das economias;

    Articular conceitos que permitam compreender a importância da inovação e do empreendedorismo como fontes de vantagem competitiva para as organizações e economias;

    Abordar e discutir teorias, modelos e práticas relacionados com a inovação, a mudança e o (intra)empreendedorismo nas organizações e nas economias;

    Analisar criticamente a literatura científica sobre inovação e empreendedorismo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será adotada uma metodologia ativa, centrada no aluno e fortemente orientada para o "aprender a aprender" na lógica do "aprender fazendo". Assim, para além de procurar favorecer a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais, procura-se criar condições para que os futuros gestores sejam formados no domínio dos principais meios e modalidades de intervenção, através de oportunidades concretas de ação e exploração. Estas experiências de formação são objeto de discussão e reflexão por parte dos alunos, com vista a promover a respetiva integração.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Drucker, P. (2006). Innovation and Entrepreneurship , Harper Business

    • Hisrich, Peters, Shepherd (2017). Entrepreneurship, New York, McGraw-Hill Education.

    • OCED (2006). Innovation and Growth in Tourism.

    • Wickham, P. (2006). Strategic Entrepreneurship 4 th ed. Essex, Pearson Education Limited

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios