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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular visa capacitar os alunos a gerirem ativamente as suas trajetórias profissionais, identificando, proativamente, oportunidades específicas no setor. A disciplina aborda o planeamento estratégico de carreira, o fortalecimento de habilidades de liderança e networking, e o desenvolvimento contínuo de competências, num setor que exige uma adaptabilidade rápida e constante às inovações e às diferentes demandas de um mercado dinâmico. Almeja, também, formar profissionais que possam construir carreiras sustentáveis e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento de equipas e talentos no ambiente organizacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6617-24294
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Gestão de Carreiras 1.1. Definição e conceitos fundamentais: carreira tradicional e carreira contemporânea 1.2. Principais teorias de desenvolvimento de carreira 1.3. Carreiras e a evolução no mercado de trabalho. 2. Planeamento e Desenvolvimento de Carreiras 2.1. Autoavaliação: interesses, valores, competências e motivação 2.2. Ferramentas de planeamento de carreira (e.g., SWOT pessoal, plano de carreira) 2.3. Desenvolvimento contínuo: lifelong learning, formação e aquisição de novas competências 2.3.1. Soft skills, hard skills e competências transversais 3. Gestão de Carreira Organizacional 3.1. Carreiras Internacionais 4. Diversidade e Gestão de Carreiras 5. Ferramentas de Desenvolvimento de Carreira 5.1. Identificação e Avaliação de Oportunidades de Desenvolvimento de Carreira 5.2. Criação de Redes Profissionais e Networking 6. Ética e Responsabilidade Social
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Objetivos
Objetivos
- Explorar dinâmicas de carreira no setor de Turismo e Hospitalidade; - Compreender as características das trajetórias profissionais no sector, considerando a sazonalidade, a mobilidade e a influência das redes de contacto; - Capacitar para o planeamento e gestão proativa de carreira; - Dotar os estudantes de competências para o desenvolvimento e monitorização das carreiras, utilizando ferramentas de gestão de carreira; - Identificar oportunidades e planear o crescimento profissional; - Desenvolver habilidades de liderança e networking; - Promover a aprendizagem e inovação, no desenvolvimento contínuo e na adaptação às mudanças.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As técnicas e métodos utilizados durante as aulas serão: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), o método expositivo, interrogativo, ativo e participativo, procurando uma forte interação entre a exposição das matérias e a discussão de casos práticos, quer em termos individuais quer em grupo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ford, R. C., & Sturman, M. C. (2024). Managing hospitality organizations: Achieving excellence in the guest experience (3rd ed.). SAGE Publications. Iyer, R. (2012). The career journey: A book on career management. CreateSpace Independent Publishing Platform. Marvin, C. (2024). The hospitality leader's roadmap: Move from ordinary to extraordinary. Independently published. Miglani, S. (2025). Navigate your career: Strategies for success in new roles and promotions. Wiley. Nickson, D. (2007). Human resource management for the hospitality and tourism industries. Elsevier. Solberg, V., & Ali, S. (Eds.). (2017). The handbook of career and workforce development: Research, practice, and policy. Taylor & Francis. Tüzünkan, D., & Alt¿nta¿, V. (2019). Contemporary human resources management in the tourism industry. IGI Global.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não




