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Apresentação
Apresentação
Game Design Jogos e Cultura Desenvolvimento de Jogos
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6838-22895
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Seminários sistemáticos do Programa de 1o semestre em Game Design e Medias Jogáveis, abertos à comunidade académica, onde são apresentados e discutidos temas no estado da arte referentes a projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento na área cienti¿fica de Audiovisual e Artes dos Media. Em linha com a orientação estratégica da ECATI, os conteúdos programa¿ticos cobertos pelos oradores convidados visam alargar as possibilidades criativas e conceptuais do Game Design a áreas dos novos media, sejam Animação, Cinema, Fotografia, Medias Digitais, Arte e Design, entre outras. Sessões de seminários, sobre a forma de masterclasses e workshops, com especial orientac¿a¿o para: - Fundamentos do Jogo - Jogos como cultura - Jogos expandidos e Media Imersivos (XR, VR e AR) - Jogos híbridos e jogos de Mesa - Jogos educativos
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Objetivos
Objetivos
- Potenciar as possibilidades de estudo e aquisic¿a¿o de compete¿ncias auto¿nomos, complementando as a¿reas de atuac¿a¿o das demais UC no semestre (narrativa, cultura, e design de jogos), com a introduc¿a¿o de conteu¿dos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. - Complementar o perfil profissional e arti¿stico dos alunos atrave¿s de contacto com realidades diversas da indu¿stria e investigac¿a¿o em jogos, quer atrave¿s da tutoria do docente responsa¿vel, quer atrave¿s de palestras de profissionais e especialistas convidados; - Alargar a rede de contactos profissionais e arti¿sticos ao dialogar com o docente da UC e com os convidados sobre projetos em curso e possibilidades de trabalho futuro. - Disseminar ferramentas e plataformas de produc¿a¿o digital, eletro¿nica, de impressa¿o 3D, de narrativa, etc., como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Sendo uma UC de seminários, diferentes casos de estudo serão abordados ao longo da UC, promovendo a discussão e o trabalho de equipa entre os estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA.VV (2019). Handbook of game-based learning in Jan L. Plass, Richard E. Mayer, and Bruce D. Homer (org.) Cambridge: MIT Press. Bogost, I. (2007). Persuasive Games. Cambridge: MIT Press. Colleen Macklin, C. (2016). Games, Design and Play: A Detailed Approach to Iterative Game Design. Addison-Wesley Ham, E. (2016). Tabletop Game Design for Video Game Designers. New York: Focal Press. Kriss, A. (2019). Universal Play: How Videogames Tell Us Who We Are and Show Us Who We Could Be. London: Robinson Koven, B. (2020). The Infinite Playground: A Player's Guide to Imagination. Cambridge: MIT Press. Muriel, D. & Crawford, G. (2013). Videogame as culture. New York: Routledge Woods, S. (2018). Eurogames : the design, culture and play of modern European board games. Jefferson: McFarland & Company. (A Bibliografia será complementada anualmente de acordo com a programação dos docentes e especializados desta UC).
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Avaliação
Avaliação
Avaliação — Reflexões sobre Seminários
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O que é avaliado: os Registos/Diários de Reflexão sobre cada seminário e a participação nas discussões dos temas abordados ao longo do semestre.
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Entregável principal: um “Livro de Reflexões de Seminários” (documento/portefólio único) que reúna as suas reflexões, notas e a aplicação das ideias a um tema de investigação.
O que esperamos que o livro inclua:
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Detalhes e observações dos seminários (ideias-chave, métodos, exemplos).
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Discussões e reflexões claras sobre as contribuições dos especialistas (o que aprendeu; questões levantadas).
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Análise de potenciais ideias de investigação e como poderiam evoluir para uma dissertação de mestrado.
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Análise crítica e pontes entre tópicos (ligações entre seminários; perspetivas contrastantes).
Objetivo do trabalho
Promover o pensamento crítico e a investigação autónoma: questionar a informação apresentada, procurar fontes fidedignas e ler literatura relevante. Condense o que encontrar no seu livro e discuta-o até chegar a uma ideia ou pergunta de investigação concreta.
Formato e submissão
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Um único documento consolidado (“Livro de Reflexões de Seminários”), onde cada secção está claramente identificado
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Indique fontes fidedignas quando aplicável.
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Instruções de submissão e prazo serão comunicados com antecedência pelos canais habituais.
Evaluation — Seminar Reflections
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What is assessed: your Reflection Logs on each seminar and your participation in discussions about the topics explored during the semester.
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Main deliverable: a written “Seminar Reflection Book” (single document/portfolio) compiling your reflections, notes, and how insights could be applied to a research topic.
What we expect your book to include:
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Details & observations from seminars (key ideas, methods, examples).
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Clear discussions & reflections on the experts’ contributions (what you learned; questions raised).
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Analysis of potential research ideas and how they could be developed into a Master’s thesis.
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Critical analysis and bridges between topics (connections across seminars; contrasting perspectives).
Objective of the work
Develop your critical thinking and independent inquiry: question the information presented, look up reliable sources, and read relevant literature. Condense what you find into your book and discuss it toward a tangible idea or research question.
Format & submission
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One consolidated document (“Seminar Reflection Book”), with clearly identified sections.
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Cite reliable sources where appropriate.
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Submission instructions and deadline will be communicated in advance via the usual channels.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




