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Disciplina Ateliers de Especialização I

  • Apresentação

    Apresentação

    Game Design Jogos e Cultura Desenvolvimento de Jogos
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Seminários sistemáticos do Programa de 1o semestre em Game Design e Medias Jogáveis, abertos à comunidade académica, onde são apresentados e discutidos temas no estado da arte referentes a projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento na área cienti¿fica de Audiovisual e Artes dos Media. Em linha com a orientação estratégica da ECATI, os conteúdos programa¿ticos cobertos pelos oradores convidados visam alargar as possibilidades criativas e conceptuais do Game Design a áreas dos novos media, sejam Animação, Cinema, Fotografia, Medias Digitais, Arte e Design, entre outras. Sessões de seminários, sobre a forma de masterclasses e workshops, com especial orientac¿a¿o para: - Fundamentos do Jogo - Jogos como cultura - Jogos expandidos e Media Imersivos (XR, VR e AR) - Jogos híbridos e jogos de Mesa - Jogos educativos
  • Objetivos

    Objetivos

    - Potenciar as possibilidades de estudo e aquisic¿a¿o de compete¿ncias auto¿nomos, complementando as a¿reas de atuac¿a¿o das demais UC no semestre (narrativa, cultura, e design de jogos), com a introduc¿a¿o de conteu¿dos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. - Complementar o perfil profissional e arti¿stico dos alunos atrave¿s de contacto com realidades diversas da indu¿stria e investigac¿a¿o em jogos, quer atrave¿s da tutoria do docente responsa¿vel, quer atrave¿s de palestras de profissionais e especialistas convidados; - Alargar a rede de contactos profissionais e arti¿sticos ao dialogar com o docente da UC e com os convidados sobre projetos em curso e possibilidades de trabalho futuro. - Disseminar ferramentas e plataformas de produc¿a¿o digital, eletro¿nica, de impressa¿o 3D, de narrativa, etc., como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Sendo uma UC de seminários, diferentes casos de estudo serão abordados ao longo da UC, promovendo a discussão e o trabalho de equipa entre os estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA.VV (2019). Handbook of game-based learning in Jan L. Plass, Richard E. Mayer, and Bruce D. Homer (org.) Cambridge: MIT Press. Bogost, I. (2007). Persuasive Games. Cambridge: MIT Press. Colleen Macklin, C. (2016). Games, Design and Play: A Detailed Approach to Iterative Game Design. Addison-Wesley Ham, E. (2016). Tabletop Game Design for Video Game Designers. New York: Focal Press. Kriss, A. (2019). Universal Play: How Videogames Tell Us Who We Are and Show Us Who We Could Be. London: Robinson Koven, B. (2020). The Infinite Playground: A Player's Guide to Imagination. Cambridge: MIT Press. Muriel, D. & Crawford, G. (2013). Videogame as culture. New York: Routledge Woods, S. (2018). Eurogames : the design, culture and play of modern European board games. Jefferson: McFarland & Company. (A Bibliografia será complementada anualmente de acordo com a programação dos docentes e especializados desta UC).
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação — Reflexões sobre Seminários

    • O que é avaliado: os Registos/Diários de Reflexão sobre cada seminário e a participação nas discussões dos temas abordados ao longo do semestre.

    • Entregável principal: um “Livro de Reflexões de Seminários” (documento/portefólio único) que reúna as suas reflexões, notas e a aplicação das ideias a um tema de investigação.

    O que esperamos que o livro inclua:

    • Detalhes e observações dos seminários (ideias-chave, métodos, exemplos).

    • Discussões e reflexões claras sobre as contribuições dos especialistas (o que aprendeu; questões levantadas).

    • Análise de potenciais ideias de investigação e como poderiam evoluir para uma dissertação de mestrado.

    • Análise crítica e pontes entre tópicos (ligações entre seminários; perspetivas contrastantes).

    Objetivo do trabalho

    Promover o pensamento crítico e a investigação autónoma: questionar a informação apresentada, procurar fontes fidedignas e ler literatura relevante. Condense o que encontrar no seu livro e discuta-o até chegar a uma ideia ou pergunta de investigação concreta.

    Formato e submissão

    • Um único documento consolidado (“Livro de Reflexões de Seminários”), onde cada secção está claramente identificado

    • Indique fontes fidedignas quando aplicável.

    • Instruções de submissão e prazo serão comunicados com antecedência pelos canais habituais.

     


    Evaluation — Seminar Reflections

    • What is assessed: your Reflection Logs on each seminar and your participation in discussions about the topics explored during the semester.

    • Main deliverable: a written “Seminar Reflection Book” (single document/portfolio) compiling your reflections, notes, and how insights could be applied to a research topic.

    What we expect your book to include:

    • Details & observations from seminars (key ideas, methods, examples).

    • Clear discussions & reflections on the experts’ contributions (what you learned; questions raised).

    • Analysis of potential research ideas and how they could be developed into a Master’s thesis.

    • Critical analysis and bridges between topics (connections across seminars; contrasting perspectives).

    Objective of the work

    Develop your critical thinking and independent inquiry: question the information presented, look up reliable sources, and read relevant literature. Condense what you find into your book and discuss it toward a tangible idea or research question.

    Format & submission

    • One consolidated document (“Seminar Reflection Book”), with clearly identified sections. 

    • Cite reliable sources where appropriate.

    • Submission instructions and deadline will be communicated in advance via the usual channels.

INSCRIÇÃO AVULSO
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