-
Apresentação
Apresentação
Metodologias de Investigação em Jogos é uma unidade curricular dedicada ao estudo sistemático dos jogos enquanto objeto de investigação científica. O seu objetivo principal é dotar os estudantes das ferramentas teóricas e práticas necessárias para conceber, executar e analisar estudos que utilizem jogos (digitais ou analógicos) como meio, contexto ou objeto de investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6838-22897
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Distinguir conhecimento baseado em senso comum do conhecimento cientiífico Pesquisa bibliográfica em bases de dados Etapas do processo de investigação científica Formulação de objetivos e questões de investigação Escrita científica com as normas APA II. O “brincar” como objeto de investigação O ato de brincar como uma função significativa Para além dos jogos: brincar com brinquedos, brincar em parques infantis, brincar com o Outro e com tecnologias. Jogos como artefatos e atividades Jogos como interação social. III. Os Jogadores como objeto de investigação O estudo dos utilizadores de jogos (GUR) como parte do processo de desenvolvimento na indústria dos jogos; Planeamento GUR e resultados esperados em jogos triple-A (grandes estúdios) e Indie (produção independente); Modelos em camada de avaliação de jogos: Apelo, Compreensão, Usabilidade, Experiência do Jogador e Monetização; Métodos qualitativos, quantitativos, e mistos.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimento e compreensão compreender as diferentes abordagens científicas à investigação do ato de brincar (Play) dos jogos e da experiência de jogo; ser capaz de explicar o que caracteriza os jogos dentro das classificações/taxonomias mais comuns; ser capaz de reunir evidências da experiência do jogador durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um jogo; identificar questões éticas associadas ao desenho de jogo e aos jogos saber definir questões de investigação Aptidões e capacidades Pesquisa bibliográfica; compreender as regras citação e de redação de acordo com o estilo APA; analisar jogos a partir de uma questão de investigação específica; analisar jogos com diferentes propósitos; ser capaz de criar desenhos de investigação e aplicar métodos de diferentes áreas de pesquisa; ser capaz de selecionar e combinar diferentes abordagens académicas para o estudo e desenvolvimento de jogos, em função do contexto
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente: - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico. - Utilização de recursos STEAM. - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular; - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA. Drachen, A., Mirza-Babaei, P., Nacke, L. (2018). Games user research. Oxford University Press, New York Petri Lankoski and Staffan Björk (Eds.). 2015. Game Research Methods. Pittsburgh. ETC Press.
-
Avaliação
Avaliação
Avalição é constituído por duas componentes.
Descrição
Ponderação
Projeto Individual
50%
Avaliação Contínua (Leitura e Exposição de Artigos)
50%
Durante a componente lectiva os alunos irão ter dois tipos de avaliação, uma revisão de artigos ciêntificos (que irá decorrer ao longo do semestre) e um projeto individual.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





