-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito das diversas fases da realização de um projeto audiovisual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-1-15921
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Nesta disciplina o aluno desenvolverá competências na área da realização visual através da introdução de planificação, mapas de chão e storyboards.
Experimentação nas áreas da montagem/edição e pós produção.
Recorrendo à experimentação e visualização dos espaço cénicos, do elenco, análise do guião e diferentes planificações e pontos de vista assim como o alinhamento de planos.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão, no final da UC, estar capacitados para as diversas fases da realização , desde a rodagem à pós produção, familiarizados com o reconhecimento dos diferentes métodos de trabalho de alinhamento de planos, escolhas estéticas e pontos de vista assim como com a capacidade para analisar a dramaturgia dos textos, visualização para o ecrã e capacidade de comunicação através da coerência e planificação visual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios, ensaios e execução de trabalhos práticos.
Avaliação contínua (contribuição nas aulas e trabalhos de argumentação): 30%
Trabalhos de gravação de cenas em diferentes espaços cénicos (apresentação): 30%
Trabalho final 40%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAUDRILLARD, Jean (1991), Simulacros e Simulação. Lisboa, Relógiod¿Água.
BARSAM RICHARD - Non Fiction Films - Theory and Criticism
BUSCH, NOEL (1973) - Praxis do Cinema Lisboa, Estampa.
FIELD, Syd (1982) - SCREENPLAY - The Foundations of Screenwriting - NOVA YORK / Dell Publishing
KATZ, Steven D. (1992) ¿ Film Directing, Cinematic motion ¿ Studio City CA, Michael Wiese Produtions
KATZ, Steven D. (1991) ¿ Film Directing, shot by shot ¿ Studio City CA, Michael Wiese Produtions
MANBAR STEPHEN (1974) - Cinema Verité in America, Studies in UncomtroledDreamaers ¿ Boston / MIT Press
MCKEE, Robert (1997)- STORY: Substance, Structure, Style and Principles of Screenwriting ¿ Nova York / Dell Publishing
MARTIN, Marcel (1994) LE LANGAGE CINÉMATOGRAPHIQUE Paris / les editions du cerf
SALT, BARRY (1983) - Film Style and Technology, History and Analysis Londres / London Starfors.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não