filmeu

Disciplina Neuropsicologia do Ciclo de Vida

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma UC que abrange temáticas relacionadas com todo o ciclo de vida e as áreas de atuação do
    neuropsicólogo em domínios específicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ciclo de Vida: fundamentos conceptuais
    2. Modificações fundamentais durante o ciclo de vida
    3. Perturbações do neurodesenvolvimento
    4. Lesão cerebral adquirida nas diferentes fases do ciclo vital
    5. Perturbações do SNC na terceira idade - Delirium e Perturbação nerocognitiva major. Domínios
    de intervenção nas demências.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Definir e identificar as principais perturbações do neurodesenvolvimento, síndromes
    neuropsicológicos da idade adulta e perturbações do sistema nervoso central na terceira idade.
    OA2: Diferenciar as implicações cognitivas e funcionais das principais perturbações do ciclo de vida.
    OA3: Desenvolver uma proposta de avaliação neuropsicológica nas diferentes fases do ciclo de vida.
    OA4: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos de
    perturbação do ciclo de vida.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao Os conteúdos programáticos serão lecionados através de exposição oral, diálogo interativo e discussão
    em grupo, com feedback do docente, e exercício em pequeno grupo de pesquisa e análise de artigos
    científicos.processo de ensino-aprendizagem utilizadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Castro Caldas, A. (2016). A vida do cérebro. Da gestação à idade avançada . Lisboa: Verso de Kapa.

    Cantallops, A. E., Rovira, T. R., & Molina, A. G. (2015). Neuropsicología pediátrica . Madrid: Editorial

    Síntesis

    Baron, I.S., & Rey-Casserly, C. (2016). Pediatric Neuropsychology. Medical Advances and Lifespan

    Outcomes. Oxford: Oxford University Press

    Donders, J., & Hunter, S.J. (2014). Principles and Practice of Lifespan Developmental Neuropsychology .

    UK: Cambridge University Press.

    Rahman, S., & Howard, R. (2018). Essentials of Dementia . London: Jessica Kingsley Publishers.

    Ribeiro, O. & Paúl, M. C. (2018). Manual de Envelhecimento Ativo (2ª Edição). Lisboa: Lidel.

    Wiebe, S.A., & Karbach, J. (2017). Executive function. Development across the lifespan . New York: Taylor & Francis

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios