-
Apresentação
Apresentação
Esta é uma UC que abrange temáticas relacionadas com todo o ciclo de vida e as áreas de atuação do
neuropsicólogo em domínios específicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-15952
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ciclo de Vida: fundamentos conceptuais
2. Modificações fundamentais durante o ciclo de vida
3. Perturbações do neurodesenvolvimento
4. Lesão cerebral adquirida nas diferentes fases do ciclo vital
5. Perturbações do SNC na terceira idade - Delirium e Perturbação nerocognitiva major. Domínios
de intervenção nas demências.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Definir e identificar as principais perturbações do neurodesenvolvimento, síndromes
neuropsicológicos da idade adulta e perturbações do sistema nervoso central na terceira idade.
OA2: Diferenciar as implicações cognitivas e funcionais das principais perturbações do ciclo de vida.
OA3: Desenvolver uma proposta de avaliação neuropsicológica nas diferentes fases do ciclo de vida.
OA4: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos de
perturbação do ciclo de vida.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao Os conteúdos programáticos serão lecionados através de exposição oral, diálogo interativo e discussão
em grupo, com feedback do docente, e exercício em pequeno grupo de pesquisa e análise de artigos
científicos.processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castro Caldas, A. (2016). A vida do cérebro. Da gestação à idade avançada . Lisboa: Verso de Kapa.
Cantallops, A. E., Rovira, T. R., & Molina, A. G. (2015). Neuropsicología pediátrica . Madrid: Editorial
Síntesis
Baron, I.S., & Rey-Casserly, C. (2016). Pediatric Neuropsychology. Medical Advances and Lifespan
Outcomes. Oxford: Oxford University Press
Donders, J., & Hunter, S.J. (2014). Principles and Practice of Lifespan Developmental Neuropsychology .
UK: Cambridge University Press.
Rahman, S., & Howard, R. (2018). Essentials of Dementia . London: Jessica Kingsley Publishers.
Ribeiro, O. & Paúl, M. C. (2018). Manual de Envelhecimento Ativo (2ª Edição). Lisboa: Lidel.
Wiebe, S.A., & Karbach, J. (2017). Executive function. Development across the lifespan . New York: Taylor & Francis
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não