filmeu

Disciplina Neurociência Cognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina teórico-prática que utiliza o laboratório de psicologia experimental e as medidas
    neurofisiológicas como recursos para as aulas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução e História da Neurociência Cognitiva
    • Neuroanatomia e Bases Fisiológicas da Excitabilidade Neuronal
      • Atividade neuronal complexa
    • Métodos de Imagiologia Cerebral e Psicofisiologia
      • Imagiologia estrutural e funcional
      • Electroencefalografia
    • Emoções e Processamento Afetivo
      • Estruturas neuronais das emoções
      • Modelos de processamento emocional
    • Processos Atencionais e Estruturas Cerebrais
    • O cérebro auditivo
      • Organização neuroanatómica e funcional do processamento auditivo
      • Processamento de voz, fala e comunicação
    • O cérebro visual
      • Córtex retinotópico
      • Reconhecimento visual de objetos
    • Memória e Processos Mnésicos
      • Tipos de memória
    • Funcionamento Executivo e Movimento
      • Lobos frontais e movimento
      • Integração sensório-motora
    • Estruturas Cerebrais da Cognição Social
    • Introdução aos Sistemas Neuronais Complexos
      • Default Mode Network
      • Rede Fronto-Parietal Executiva
    • Aplicacações Práticas da Neurociência Cognitiva
      • Neuropsicologia Clínica
      • Psicoterapia
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina procura estudar as bases neuronais da cognição com recurso a técnicas psicofisiológicas
    e de neuroimagem. De um ponto de vista teórico, o estudante terá conhecimento sobre os principais
    aspetos de funcionamento do cérebro e suas relações com a atividade afetiva e cognitiva. De um ponto
    de vista prático, estudante será capaz de selecionar e compreender os métodos neurofisiológicos mais
    apropriados para a finalidade desejada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina é lecionada numa base teórico-prática, com recurso ao método expositivo com auxilio de meios audiovisuais e artigos científicos relevantes. Nas aulas práticas, serão desenvolvidas atividades de trabalho individual. Quando possível, estão previstas aulas em laboratório que permitam a demonstração do funcionamento das técnicas psicofisiológicas, ou em sala de aula para processamento e análise de dados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ward. J. (2015). The Student´s Guide to Cognitive Neuroscience (3th Ed). UK: Psychology Press.
    • Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company.
    • Cage., N. M. & Baars. B. J. (2018). Fundamentals of Cognitive Neuroscience: A beginner´s guide (2th Ed). Academic Press.
    • Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed). NY: Psychology Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios