-
Apresentação
Apresentação
Disciplina teórico-prática que utiliza o laboratório de psicologia experimental e as medidas
neurofisiológicas como recursos para as aulas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-15953
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução e História da Neurociência Cognitiva
- Neuroanatomia e Bases Fisiológicas da Excitabilidade Neuronal
- Atividade neuronal complexa
- Métodos de Imagiologia Cerebral e Psicofisiologia
- Imagiologia estrutural e funcional
- Electroencefalografia
- Emoções e Processamento Afetivo
- Estruturas neuronais das emoções
- Modelos de processamento emocional
- Processos Atencionais e Estruturas Cerebrais
- O cérebro auditivo
- Organização neuroanatómica e funcional do processamento auditivo
- Processamento de voz, fala e comunicação
- O cérebro visual
- Córtex retinotópico
- Reconhecimento visual de objetos
- Memória e Processos Mnésicos
- Tipos de memória
- Funcionamento Executivo e Movimento
- Lobos frontais e movimento
- Integração sensório-motora
- Estruturas Cerebrais da Cognição Social
- Introdução aos Sistemas Neuronais Complexos
- Default Mode Network
- Rede Fronto-Parietal Executiva
- Aplicacações Práticas da Neurociência Cognitiva
- Neuropsicologia Clínica
- Psicoterapia
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina procura estudar as bases neuronais da cognição com recurso a técnicas psicofisiológicas
e de neuroimagem. De um ponto de vista teórico, o estudante terá conhecimento sobre os principais
aspetos de funcionamento do cérebro e suas relações com a atividade afetiva e cognitiva. De um ponto
de vista prático, estudante será capaz de selecionar e compreender os métodos neurofisiológicos mais
apropriados para a finalidade desejada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina é lecionada numa base teórico-prática, com recurso ao método expositivo com auxilio de meios audiovisuais e artigos científicos relevantes. Nas aulas práticas, serão desenvolvidas atividades de trabalho individual. Quando possível, estão previstas aulas em laboratório que permitam a demonstração do funcionamento das técnicas psicofisiológicas, ou em sala de aula para processamento e análise de dados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ward. J. (2015). The Student´s Guide to Cognitive Neuroscience (3th Ed). UK: Psychology Press.
- Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company.
- Cage., N. M. & Baars. B. J. (2018). Fundamentals of Cognitive Neuroscience: A beginner´s guide (2th Ed). Academic Press.
- Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed). NY: Psychology Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não