Disciplina Neurociência Cognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina teórico-prática que utiliza o laboratório de psicologia experimental e as medidas
    neurofisiológicas como recursos para as aulas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução e História da Neurociência Cognitiva
    • Neuroanatomia e Bases Fisiológicas da Excitabilidade Neuronal
      • Atividade neuronal complexa
    • Métodos de Imagiologia Cerebral e Psicofisiologia
      • Imagiologia estrutural e funcional
      • Electroencefalografia
    • Emoções e Processamento Afetivo
      • Estruturas neuronais das emoções
      • Modelos de processamento emocional
    • Processos Atencionais e Estruturas Cerebrais
    • O cérebro auditivo
      • Organização neuroanatómica e funcional do processamento auditivo
      • Processamento de voz, fala e comunicação
    • O cérebro visual
      • Córtex retinotópico
      • Reconhecimento visual de objetos
    • Memória e Processos Mnésicos
      • Tipos de memória
    • Funcionamento Executivo e Movimento
      • Lobos frontais e movimento
      • Integração sensório-motora
    • Estruturas Cerebrais da Cognição Social
    • Introdução aos Sistemas Neuronais Complexos
      • Default Mode Network
      • Rede Fronto-Parietal Executiva
    • Aplicacações Práticas da Neurociência Cognitiva
      • Neuropsicologia Clínica
      • Psicoterapia
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina procura estudar as bases neuronais da cognição com recurso a técnicas psicofisiológicas
    e de neuroimagem. De um ponto de vista teórico, o estudante terá conhecimento sobre os principais
    aspetos de funcionamento do cérebro e suas relações com a atividade afetiva e cognitiva. De um ponto
    de vista prático, estudante será capaz de selecionar e compreender os métodos neurofisiológicos mais
    apropriados para a finalidade desejada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina é lecionada numa base teórico-prática, com recurso ao método expositivo com auxilio de meios audiovisuais e artigos científicos relevantes. Nas aulas práticas, serão desenvolvidas atividades de trabalho individual. Quando possível, estão previstas aulas em laboratório que permitam a demonstração do funcionamento das técnicas psicofisiológicas, ou em sala de aula para processamento e análise de dados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ward. J. (2015). The Student´s Guide to Cognitive Neuroscience (3th Ed). UK: Psychology Press.
    • Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company.
    • Cage., N. M. & Baars. B. J. (2018). Fundamentals of Cognitive Neuroscience: A beginner´s guide (2th Ed). Academic Press.
    • Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed). NY: Psychology Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu