-
Apresentação
Apresentação
Disciplina teórico-prática que utiliza o laboratório de psicologia experimental e as medidas neurofisiológicas como recursos para as aulas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-15953
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução e História da Neurociência Cognitiva 2.Neuroanatomia e Bases Fisiológicas da Excitabilidade Neuronal 2.1.Atividade neuronal complexa 3.Métodos de Imagiologia Cerebral e Psicofisiologia 3.1.Imagiologia estrutural e funcional 3.2.Electroencefalografia 4.Emoções e Processamento Afetivo 4.1Estruturas neuronais das emoções 4.2Modelos de processamento emocional 5.Processos Atencionais e Estruturas 6.O cérebro auditivo 6.1.Organização neuroanatómica e funcional do processamento auditivo 6.2.Processamento de voz, fala e comunicação 7.O cérebro visual 7.1.Córtex retinotópico 7.2.Reconhecimento visual de objetos 8.Memória e Processos Mnésicos 8.1.Tipos de memória 9.Funcionamento Executivo e Movimento 9.1.Lobos frontais e movimento 9.2.Integração sensório-motora 10.Estruturas Cerebrais da Cognição Social 11.Introdução aos Sistemas Neuronais Complexos 11.1.Default Mode Network 11.2.Rede Fronto-Parietal Executiva 12.Aplicações Práticas da Neurociência Cognitiva 12.1.Neuropsicologia Clínica 12.2.Psicoterapia
-
Objetivos
Objetivos
OA1: explicar os principais aspetos do funcionamento do cérebro e as suas relações com a atividade afetiva e cognitiva. OA2: descrever as bases neuronais da cognição estudadas com recurso a técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem. OA3: selecionar os métodos neurofisiológicos e de neuroimagem mais apropriados para uma finalidade de investigação ou clínica específica. AO4: compreender e distinguir o funcionamento e os dados gerados pelos diferentes métodos neurofisiológicos e de neuroimagem.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias expositivas e demonstrativas. Recurso a atividades laboratoriais. A prática laboratorial neste contexto é fundamental para a compreensão dos diferentes paradigmas laboratoriais em Neurociência Cognitiva, bem como para a interpretação dos dados resultantes dos diversos métodos neurofisiológicos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cage, N. M., & Baars, B. J. (2018). Fundamentals of cognitive neuroscience: A beginner's guide (2nd ed.). Academic Press. Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7th ed.). Psychology Press. Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2019). Cognitive neuroscience: The biology of the mind (5th ed.). W.W. Norton & Company. Ward, J. (2015). The student's guide to cognitive neuroscience (3rd ed.). Psychology Press.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação da UC será feita através de 3 modalidades de avaliação:
(1) 1 teste final (50% da nota final) sobre as aulas teóricas;
(2) 1 apresentação oral em grupo (25%) de um dos temas contidos na UC de Neurociência Cognitiva, sendo avaliados os seguintes elementos: 1) Identificação e definição do tema; 2) Articulação entre processos e estruturas cerebrais; 3) Descrição dos modelos e paradigmas mais relevantes; 4) Investigação relevante; 5) Aplicações práticas;
(3) 1 trabalho prático individual (25%) que consiste na elaboração de um breve artigo científico (10 páginas no máximo), sobre um dos temas sugeridos pelo docente; os/as estudantes terão de realizar uma breve revisão de literatura, elaboração de hipóteses, descrição da amostra, análise de dados e discussão (informação: todos os materiais necessários serão distribuídos pelo docente).
Nota: estudantes com estatuto especial que não possam comparecer às avaliações marcadas devem sinalizar a situação, atempadamente, de forma a agendar uma avaliação em tudo semelhante à prevista, mantendo a equidade de avaliação entre estudantes.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




