-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular permite dotar os alunos de competências investigação em Psicologia, focando a Neuropsicologia Aplicada, incidindo sobre a primeira fase da investigação: desenhos de investigação, problemas e questões, metodologias de investigação e procedimentos éticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-25055
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A prática baseada na evidência e a relevância científica: Níveis de evidência científica .
CP2. O processo de investigação
CP2.1. Revisão da literatura e estado da arte
CP2.2. Definição de questões e/ou hipóteses de investigação: descrição e exploração
CP2.3. Operacionalização de variáveis.
CP2.4. Classificação de variáveis.
CP3 Desenhos de Estudos
CP3.1. Qualitativos
CP3.1.1. Características
CP3.1.2. Participantes:
CP3.2. Investigação qualitativa:CP3.2.1. fontes secundárias e primárias
CP3.2. Métodos quantitativos
CP3.2.1. Características de estudos transversais e longitudinaisCP3.2.2. Amostragem
CP3.3. Métodos experimentais
CP3.3.1. Tipos de estudo experimentaisCP3.3.2. Desenhos experimentais
CP3.4. Técnicas experimentais: Recolha de dadosCP3.4.1. Questionários; entrevistas; Observação
CP3.4.2. Online & Presencial
CP4 Ética na investigação humana
CP5 Apresentação de trabalhos científicos
CP5.1. EscritaCP5.2. Oral
-
Objetivos
Objetivos
OA1) interrogar a realidade, identificando problemas psicossociais e o seu contexto;
OA2) rever e apresentar a literatura mais relevante;
OA3) colocar objetivos de estudo e selecionar o tipo de metodologia (quantitativa ou qualitativa) adequada;
OA4) compreender e antecipar as questões éticas associadas à investigação e o papel das comissões de ética;
OA5) apresentar o seu projeto utilizando linguagem científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é ministrada de forma essencialmente teórico-prática, alternando a discussão teórico-temática, a discussão da literatura, e exercícios práticos, com uma componente importante de trabalho de investigação realizado sob orientação do(s) docente(s).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.) . https://doi.org/10.1037/0000165-000
Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.). (2016) . Manual de competências académicas. Sílabo.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology (2nd ed.). Cambridge University Press.
Sternberg, R. (Ed.). (2018). Guide to Publishing in Psychology Journals (2nd ed.). Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não