filmeu

Disciplina Dissertação em Neuropsicologia Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa acompanhar o desenvolvimento de uma investigação no âmbito da Neuropsicologia Aplicada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Dissertação constitui uma UC com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de investigação científica em Neuropsicologia. O estudante ficará integrado no seminário de dissertação que será implementado através de sessões semanais de tutoria em pequeno grupo com o docente supervisor. A atribuição de estudantes aos docentes será feita em função da experiência dos mesmos. Nestas sessões são abordados os seguintes tópicos:
    1. Regulamento da dissertação e linhas de investigação em Neuropsicologia Aplicada
    2. Ética e deontologia em investigação
    3. Escrita científica e normas da APA
    4. Pesquisa bibliográfica em bases de dados online: critérios e operadores de pesquisa
    5. Reflexão e definição das temáticas de investigação: Problema da investigação e objetivos

    6. Metodologia: Tipo e desenho da investigação
    7. Protocolo de avaliação
    8. Projeto de investigação
    9. Recolha de dados
    10. Processamento e análise estatística dos dados 11. Dissertação

  • Objetivos

    Objetivos

    A Dissertação em Neuropsicologia Aplicada constitui uma unidade curricular (UC) com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de investigação científica em Neuropsicologia. Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de investigar e desenvolver autonomamente um projeto de I&D. Com esta UC pretende- se que os estudantes compreendam os diversos tipos de estudos em investigação científica, especificamente na área da Neuropsicologia e Neurociência, tendo como objetivo igualmente que os estudantes desenvolvam a capacidade de refletir e desenvolver o problema da investigação, com respetivos objetivos e hipóteses de estudo, bem como promover o seu conhecimento relacionado com o método científico e com os diferentes tipos e desenho do estudo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo e demonstrativo. As aulas expositivas iniciais visam introduzir os conteúdos e normas de funcionamento sobre a UC, bem como os princípios de ética e deontologia. Com o decorrer das atividades será utilizado o método demonstrativo, sendo desenvolvido o treino específico em cada ponto relacionado com as competências práticas de investigação, nomeadamente, na pesquisa em bases de dados de dados online de artigos científicos, escrita científica e normas da APA, e o processamento e analise de dados. A avaliação contempla a elaboração de uma Dissertação no formato de um artigo científico como estudo empírico, meta- análise, ou revisão sistemática da literatura, com limite de 10.000 palavras. A assiduidade mínima para a conclusão desta unidade curricular é de 75%. A nota final resulta da classificação no ato de defesa pública da dissertação de mestrado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: APA.
    Dunn, D. S. (2013). The practical researcher: A student guide to conducting psychological research (3rd ed.). Malden, MA: Wiley-Blackwell.
    Elias, L. & Saucier, D. (2018). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Harlow: Person Education Limited.
    Field, A. (2017). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics (5th Ed.) London: Sage Publications Ltd.

    Hugdahl, K. (2013). Experimental methods in Neuropsychology (Neuropsychology and cognition). NY: Springer US.
    Frankfort-Nachmias, C., Nachmias, D. & DeWaard, J. (2015). Research methods in the social sciences. New York, NY: Worth Publishers.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios