-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) tem como principal objetivo acompanhar, orientar e supervisionar o desenvolvimento de um projeto de investigação científica no domínio da Neuropsicologia Aplicada. Faz parte do 2º ano do ciclo de estudos, assumindo um papel central na consolidação das competências científicas e metodológicas adquiridas ao longo da formação, permitindo ao estudante integrar conhecimentos teóricos e práticos na conceção e execução de um estudo de investigação autónomo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-25059
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Dissertação constitui uma UC com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de investigação científica em Neuropsicologia. O estudante ficará integrado no seminário de dissertação que será implementado através de sessões semanais de tutoria em pequeno grupo com o docente supervisor. A atribuição de estudantes aos docentes será feita em função da experiência dos mesmos. Nestas sessões são abordados os seguintes tópicos: 1. Regulamento da dissertação e linhas de investigação em Neuropsicologia Aplicada 2. Ética e deontologia em investigação 3. Escrita científica e normas da APA 4. Pesquisa bibliográfica em bases de dados online: critérios e operadores de pesquisa 5. Reflexão e definição das temáticas de investigação: Problema da investigação e objetivos 6. Metodologia: Tipo e desenho da investigação 7. Protocolo de avaliação 8. Projeto de investigação 9. Recolha de dados 10. Processamento e análise estatística dos dados 11. Dissertação 12. Preparação da sessão de defesa pública
-
Objetivos
Objetivos
A Dissertação em Neuropsicologia Aplicada constitui uma unidade curricular (UC) com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de investigação científica em Neuropsicologia, através dos seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Desenvolver a capacidade de investigar e desenvolver autonomamente um projeto de I&D. OA2. Compreender os diversos tipos de estudos em investigação científica, especificamente na área da Neuropsicologia e Neurociência. OA3. Desenvolver a capacidade de refletir e desenvolver o problema da investigação, com respetivos objetivos e hipóteses de estudo OA4. Promover o conhecimento relacionado com o método científico e com os diferentes tipos e desenho do estudo. OA5. Desenvolver a capacidade de redação de estudo no formato de artigo científico. OA6. Promover a capacidade de apresentação oral de um estudo científico.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas nesta unidade curricular decorrem na modalidade de seminário e baseiam-se predominantemente numa abordagem tutorial, orientada para a investigação científica e para a aprendizagem autónoma no desenvolvimento do projeto e dissertação em Neuropsicologia Aplicada. O principal método utilizado é a tutoria em pequeno grupo, através de sessões semanais de seminário de dissertação com o/a docente orientador(a). Estas sessões permitem o acompanhamento contínuo do/a estudante em todas as fases do trabalho de investigação, promovendo a reflexão crítica e a discussão científica e suportando a tomada de decisões metodológicas de forma fundamentada. São usados recursos digitais para a pesquisa científica e programas de gestão de artigos científicos para a organização das referências bibliográficas. Consoante a tipologia do estudo a desenvolver, privilegia-se em todos os casos o uso de ferramentas inovadoras e que facilitem o trabalho de preparação e desenvolvimento da dissertação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 Elias, L. J., & Saucier, D. M. (2020). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Pearson. Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (6th ed.). SAGE. Frankfort-Nachmias, C., Nachmias, D., & DeWaard, J. (2015). Research methods in the social sciences. Worth Publishers. Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2022). A compendium of neuropsychological tests: Fundamentals of neuropsychological assessment and test reviews for clinical practice (4th ed.). Oxford University Press.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação contempla a elaboração de uma Dissertação no formato de um artigo científico como estudo empírico, meta-análise, ou revisão sistemática da literatura, com limite de 10.000 palavras. A assiduidade mínima para a conclusão desta unidade curricular é de 75%. A nota final resulta da classificação no ato de defesa pública da dissertação de mestrado
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




