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Disciplina Metodologia de Investigação I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Métodologia de Investigação I tem como propósito introduzir os estudantes às bases metodológicas, estatísticas e éticas da investigação científica aplicada à nutrição e à saúde. Num contexto em que a prática clínica deve ser cada vez mais sustentada pela evidência científica, torna-se essencial que os futuros nutricionistas desenvolvam competências que lhes permitam compreender, interpretar e produzir investigação de qualidade. Ao longo da unidade, serão abordados os principais métodos de investigação, desde a formulação de problemas e hipóteses até à elaboração de projetos científicos, a utilização de bases de dados bibliográficas internacionais e a análise crítica da literatura. Será ainda dado especial destaque às questões de ética em investigação clínica e nutricional. Esta unidade curricular assume-se como um pilar na formação académica e profissional, capacitando os estudantes para aplicarem a ciência ao serviço da saúde e da nutrição clínica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologia de Investigação 1.1. Etapas do processo de investigação 1.2. Estruturação e elaboração de um projeto científico 1.3. Formulação de problemas e hipóteses de investigação 1.4. Tipos de estudo 1.5. Estratégias de pesquisa bibliográfica (PubMed, Scopus, Web of Science) 1.6. Escrita científica: normas, citações e referências bibliográficas 2. Análise Estatística 2.1. Revisão de conceitos de bioestatística (variáveis, amostragem, representatividade) 2.2. Estatística descritiva (médias, medianas, frequências, dispersão) 2.3. Testes de hipóteses (paramétricos e não paramétricos) 2.4. Noções de regressão e correlação aplicadas à investigação clínica 2.5. Apresentação e interpretação de resultados (tabelas, gráficos, discussão crítica) 3. Ética em Investigação Clínica e Nutricional 3.1. Fundamentos, princípios e conceitos 3.2. Desafios éticos na prática clínica 3.3. Consentimento informado e confidencialidade dos dados dos participantes
  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreender e aplicar as etapas fundamentais do processo de investigação científica em nutrição clínica e áreas da saúde. - Elaborar um projeto científico, formulando adequadamente problemas, hipóteses e objetivos de investigação. - Identificar e diferenciar os principais tipos de estudo, reconhecendo as suas vantagens, limitações e adequação a diferentes contextos clínicos. - Realizar pesquisas bibliográficas sistemáticas em bases de dados científicas, aplicando critérios de seleção e análise crítica da literatura. - Aplicar técnicas de estatística descritiva e inferencial, interpretando corretamente os resultados e utilizando-os para sustentar conclusões.  - Apresentar e discutir resultados de investigação. - Reconhecer e aplicar princípios éticos na investigação clínica e nutricional.  - Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva perante a produção científica existente e a prática clínica baseada na evidência.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, privilegiando a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Para tal, serão utilizados métodos de Problem-Based Learning (PBL) e Case-Based Learning (CBL), que estimulam a análise crítica, a integração de conhecimentos e a aplicação prática dos conteúdos a situações reais e simuladas da nutrição clínica. Este modelo pedagógico promove o desenvolvimento de competências científicas e transversais, tais como a resolução de problemas, a tomada de decisão fundamentada, o trabalho em equipa e a capacidade de comunicação científica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D., & Newman, T. B. (2013). Designing Clinical Research (4th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Field, A. (2017). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (5th ed.). London: SAGE Publications. Greenhalgh, T. (2019). How to Read a Paper: The Basics of Evidence-Based Medicine and Healthcare (6th ed.). Wiley-Blackwell. World Medical Association (2013). Declaration of Helsinki: Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. JAMA, 310(20), 2191–2194. Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). (2018). Parecer n.º 98/CNECV/2018 – Investigação clínica em Portugal: desafios éticos e regulamentares. Lisboa: CNECV.
  • Avaliação

    Avaliação

    Aulas teórico-práticas destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica.

     

    A avaliação é composta por 3 componentes:

    • Trabalho escrito - estado da arte sobre o tema escolhido na área da nutrição clinica (40%),
    • Apresentação e discussão do trabalho (40%),
    • Journal Club (20%);

    resultando a nota final da média ponderada destas três componentes.

     

    A avaliação em exame final ou melhoria de nota consiste na realização de um projeto de investigação (50%) e sua apresentação e discussão (50%). Serão aprovados os alunos que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das componentes.

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