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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Metodologia de Investigação I tem como objetivo proporcionar aos alunos uma base sólida nas competências essenciais para a prática clínica do nutricionista, com ênfase na legislação, ética e deontologia. Esta UC visa preparar os estudantes para a inserção autónoma em ambientes profissionais, onde poderão desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias para a execução de projetos de investigação técnico-científica no domínio da nutrição clínica.
A UC Metodologia de Investigação I pretende ainda ajudar os alunos a adquirir competências transversais definidas no Regulamento n.º 55/2019 para nutricionistas especialistas, permitindo-lhes realizar intervenções em um nível mais avançado em pessoas, grupos, organizações e comunidades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6866-25652
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia de investigação
1.1. As etapas do processo de investigação;
1.2. Estruturação e elaboração de um trabalho científico;
1.3. Fases de investigação;
1.4. Tipos de estudo;
2. Análise estatística;
2.1. Revisão de conceitos de Bioestatística
2.2. Testes de hipóteses
2.3. Testes estatísticos comuns, análise bivariada e multivariada
2.4. Apresentação e interpretação de resultados
3. Ética, Bioética, Moral, Valores e Deontologia
3.1.Fundamentos, princípios e conceitos
3.2. Desafios éticos na prática clínica
3.3. Particularidades éticas e deontológicas dos estudos clínicos.
3.4. Estudos clínicos: Comissão de Ética e Comissão Nacional de Proteção de Dados
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Objetivos
Objetivos
Facultar aos alunos competências no âmbito da legislação, da ética e da deontologia associada ao exercício da prática clínica do Nutricionista
Criar aptidões para inserção com autonomia num ambiente adequado para desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias à execução de um projeto de investigação técnico-científica no domínio da nutrição clínica.
Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metódica da literatura.
Proporcionar a oportunidade privilegiada de realizar uma aprendizagem ativa, através da avaliação de artigos publicados em revistas científicas, com recurso a exemplos de investigação em nutrição clínica.
Habilitar os alunos para a formulação de questões, a objetividade no exercício da dúvida sistemática e na pesquisa para a melhor evidência, a avaliação crítica com aceitação relativa da ausência de certeza em ciência e a maturação das capacidades de comunicação e divulgação dos resultados da pesquisa técnico-científica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Archer L, Biscaia J, Osswald W. Bioética. Lisboa: Editorial Verbo; 1996.
- Clanchy, J e Ballard, B. Como esrever ensaios, um guia para estudantes. Lisboa: Temas e Debates, 2000.
- Marconi, AM e Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 6.ª ed. São Paulo: Atlas; 2005.
- Nunes R, Melo H. Ética e o direito no início da vida humana, Coimbra: Gráfica de Coimbra; 2001.
- Quivy, R e Campenhoudt, LV. Manual de investigação em ciências sociais. 3.ª ed. Lisboa: Gradiva; 2003.
- Ricou M. A ética e a deontologia no exercício da psicologia. Lisboa: Ordem dos Psicólogos;2014.
- Serrão D, Nunes R. Ética em cuidados de Saúde. Porto: Porto Editora; 1998.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não