ATENÇÃO: entre os dias 4 e 8 de novembro vão existir condicionamentos no estacionamento no Campus de Lisboa.

filmeu

Disciplina Metodologia de Investigação I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Metodologia de Investigação I tem como objetivo proporcionar aos alunos uma base sólida nas competências essenciais para a prática clínica do nutricionista, com ênfase na legislação, ética e deontologia. Esta UC visa preparar os estudantes para a inserção autónoma em ambientes profissionais, onde poderão desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias para a execução de projetos de investigação técnico-científica no domínio da nutrição clínica.

    A UC Metodologia de Investigação I pretende ainda ajudar os alunos a adquirir competências transversais definidas no Regulamento n.º 55/2019 para nutricionistas especialistas, permitindo-lhes realizar intervenções em um nível mais avançado em pessoas, grupos, organizações e comunidades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologia de investigação

    1.1. As etapas do processo de investigação;

    1.2. Estruturação e elaboração de um trabalho científico;

    1.3. Fases de investigação;

    1.4. Tipos de estudo;

    2. Análise estatística;

    2.1. Revisão de conceitos de Bioestatística

    2.2. Testes de hipóteses

    2.3. Testes estatísticos comuns, análise bivariada e multivariada

    2.4. Apresentação e interpretação de resultados

    3. Ética, Bioética, Moral, Valores e Deontologia

    3.1.Fundamentos, princípios e conceitos

    3.2. Desafios éticos na prática clínica

    3.3. Particularidades éticas e deontológicas dos estudos clínicos.

    3.4. Estudos clínicos: Comissão de Ética e Comissão Nacional de Proteção de Dados

  • Objetivos

    Objetivos

    Facultar aos alunos competências no âmbito da legislação, da ética e da deontologia associada ao exercício da prática clínica do Nutricionista

    Criar aptidões para inserção com autonomia num ambiente adequado para desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias à execução de um projeto de investigação técnico-científica no domínio da nutrição clínica.

    Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metódica da literatura.

    Proporcionar a oportunidade privilegiada de realizar uma aprendizagem ativa, através da avaliação de artigos publicados em revistas científicas, com recurso a exemplos de investigação em nutrição clínica.

    Habilitar os alunos para a formulação de questões, a objetividade no exercício da dúvida sistemática e na pesquisa para a melhor evidência, a avaliação crítica com aceitação relativa da ausência de certeza em ciência e a maturação das capacidades de comunicação e divulgação dos resultados da pesquisa técnico-científica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Archer L, Biscaia J, Osswald W. Bioética. Lisboa: Editorial Verbo; 1996.
    • Clanchy, J e Ballard, B. Como esrever ensaios, um guia para estudantes. Lisboa: Temas e Debates, 2000.
    • Marconi, AM e Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 6.ª ed. São Paulo: Atlas; 2005.
    • Nunes R, Melo H. Ética e o direito no início da vida humana, Coimbra: Gráfica de Coimbra; 2001.
    • Quivy, R e Campenhoudt, LV. Manual de investigação em ciências sociais. 3.ª ed. Lisboa: Gradiva; 2003.
    • Ricou M. A ética e a deontologia no exercício da psicologia. Lisboa: Ordem dos Psicólogos;2014.
    • Serrão D, Nunes R. Ética em cuidados de Saúde. Porto: Porto Editora; 1998.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios