filmeu

Disciplina Tecnologias da Imagem Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Hoje, a reflexao e o pensamento cinematograficos consideram cada vez mais a dimensao tecnologica ao longo da historia e o seu peso na estetica das obras produzidas, numa perspetiva contra-determinista. Dominar a historia das transformacoes tecnologicas na sua relacao com a historia e a estetica do cinema permite aplicar ferramentas teoricas e epistemologicas no campo das varias areas praticas num arquivo. Os alunos poderao identificar, qualificar e situar as obras filmicas tambem a partir da sua tecnica e estetica, numa nova perspetiva de historiografia do cinema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Tecnicas do cinema mudo
    1.1 Nitrato de Celulose; formatos dos negativos / positivos; Acetate de Celulose (pelicula “Safety”)
    1.2 A emulsao fotossensivel a preto e branco
    1.3 As tecnicas “a cores” – stencil/tintagem/viragem
    2. Historia do cinema mudo atraves das suas tecnicas
    2.1 O 34o Congresso da FIAF em Brighton (1978) e o cruzamento entre arquivos para uma nova historia do cinema2.2 O documentario: atualidades
    2.3 O cinema de animacao

    3. Tecnicas do cinema sonoro
    3.1 Peliculas “Safety” e peliculas “Estar” e “Cronar” – principais formatos
    3.2 Os processos "a cores" e a sua evolucao
    3.3 A imagem digital (captacao e transmissao/projecao)
    4. Historia do cinema sonoro atraves das suas tecnicas
    4.1 O cinema ficcional, documental e de animacao (principais linhas evolutivas)
    4.2 O cinema amador

    4.3 A imagem digital desde 1990 – uma historia do cinema “em devir”

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos principais desta unidade curricular sao a aquisicao de conhecimentos solidos e aprofundados da evolucao tecnologica cinematografica de captacao, processamento e de exibicao/difusao da imagem em movimento ao longo da sua historia.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ballerini, F. (2018). Historia do Cinema Mundial.
    Bordwell, D., Staiger, J.,Thompson. K. (1985). The Classical Hollywood Cinema: Film Style & Mode of Production to 1960. Columbia: Columbia University Press.
    Bordwell, D., Thompson. K. (2018). Film History: An Introduction. New York: McGraw-Hill Higher Education; 3rd Edition. Gaudreault, A. & Lefebvre, M. (dir.) (2015). Techniques et technologies du cinema : Modalites, usages et pratiques des dispositifs cinematographiques a travers l'histoire. Rennes: PU RENNES.
    Montanaro, C. (2019). Silver Screen to Digital: A Brief History of Film Technology. New Barnet UK: John Libbey Publishing.
    Salt, B. (2003). Film Style and Technology: History and Analysis.
    Slide, A. (2000), Nitrate won't wait: a history of film preservation in the United States, Jefferson: McFarland & Company. Usai, P. C. (2001). The Death of Cinema: History, Cultural Memory and the Digital Dark Age. London: British Film Institute.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios