filmeu

Disciplina Técnicas e Laboratório de Som

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular insere-se no mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual e permite introduzir os estudantes aos aspectos históricos, técnicos e práticos do som e da música no cinema.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    História do som no cinema
    1.1.    A imagem em movimento
    1.2.    A música: acompanhamento, cue sheets e underscore
    1.3.    Sincronização imagem-som: vitaphone e ‘talkies’
    1.4.    O desenvolvimento da indústria do cinema
    1.5.    O design sonoro
    1.6.    Da produção de som à realização
    2.    O som
    2.1.    Perspectivas fenomenológicas, estéticas e semióticas em torno da articulação som/imagem
    2.2.    Fundamentos do som e acústica
    2.3.    Áudio analógico e digital
    2.4.    Microfones: tipos, funcionamento, estratégias e prática de captação/registo sonoro em contexto de rodagem e de estúdio
    2.5.    O estúdio de som: arquitectura e equipamentos
    2.6.    Noções básicas de pós-produção: edição, montagem, mistura e masterização
    2.7.    Espacialização sonora: fundamentos e aspectos estético-artísticos
    3.    Práticas de som para imagem em movimento
    3.1.    Voice-over
    3.2.    Diálogos
    3.3.    Foleys e efeitos sonoros
    3.4.    Ambiências
    3.5.    Música e sound design
    3.6.    Técnicas de restauro sonoro para cinema

  • Objetivos

    Objetivos

    São objectivos principais da unidade curricular conhecer e analisar os desenvolvimentos históricos do som e da música no cinema, assim como adquirir conhecimentos científicos, técnicos e práticos na área do som. Ao desenvolvimento de competências técnico-práticas alia-se o desenvolvimento das capacidades analíticas, críticas e criativas na abordagem do som e da música num contexto audiovisual. A autonomia técnica é exercitada bem como a familiarização com o vocabulário e campo intelectual do som.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição e apresentação de conteúdos. Análise de excertos de obras cinematográficas. Visualização de documentários sobre o som no cinema. Estudo e discussão de textos fundamentais. Realização de trabalho prático de aplicação dos conhecimentos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.
    Chion, M. (1994). Audio-vision: Sound on Screen. Columbia University Press.
    Gaines, J. M. (2015). Composing for Moving Pictures: The Essential Guide. Oxford University Press.
    Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis.
    Huber, D. M. (2018). Modern Recording Techniques (Ninth Edition). Taylor & Francis.
    Kalinak, K. (2010). Film Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
    Sider, L., Sider, J., & Freeman, D. (2003). Soundscape: The School of Sound Lectures, 1998-2001. Wallflower Press.
    Wyatt, H., & Amyes, T. (2013). Audio Post Production for Television and Film: An Introduction to Technology and Techniques. Taylor & Francis.
    Zettl, H. (2016). Sight, Sound, Motion: Applied Media Aesthetics. Cengage Learning.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios