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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular insere-se no mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual e permite introduzir os estudantes aos aspectos históricos, técnicos e práticos do som e da música no cinema.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6353-23332
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História do som no cinema
1.1. A imagem em movimento
1.2. A música: acompanhamento, cue sheets e underscore
1.3. Sincronização imagem-som: vitaphone e ‘talkies’
1.4. O desenvolvimento da indústria do cinema
1.5. O design sonoro
1.6. Da produção de som à realização
2. O som
2.1. Perspectivas fenomenológicas, estéticas e semióticas em torno da articulação som/imagem
2.2. Fundamentos do som e acústica
2.3. Áudio analógico e digital
2.4. Microfones: tipos, funcionamento, estratégias e prática de captação/registo sonoro em contexto de rodagem e de estúdio
2.5. O estúdio de som: arquitectura e equipamentos
2.6. Noções básicas de pós-produção: edição, montagem, mistura e masterização
2.7. Espacialização sonora: fundamentos e aspectos estético-artísticos
3. Práticas de som para imagem em movimento
3.1. Voice-over
3.2. Diálogos
3.3. Foleys e efeitos sonoros
3.4. Ambiências
3.5. Música e sound design
3.6. Técnicas de restauro sonoro para cinema
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Objetivos
Objetivos
São objectivos principais da unidade curricular conhecer e analisar os desenvolvimentos históricos do som e da música no cinema, assim como adquirir conhecimentos científicos, técnicos e práticos na área do som. Ao desenvolvimento de competências técnico-práticas alia-se o desenvolvimento das capacidades analíticas, críticas e criativas na abordagem do som e da música num contexto audiovisual. A autonomia técnica é exercitada bem como a familiarização com o vocabulário e campo intelectual do som.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição e apresentação de conteúdos. Análise de excertos de obras cinematográficas. Visualização de documentários sobre o som no cinema. Estudo e discussão de textos fundamentais. Realização de trabalho prático de aplicação dos conhecimentos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.
Chion, M. (1994). Audio-vision: Sound on Screen. Columbia University Press.
Gaines, J. M. (2015). Composing for Moving Pictures: The Essential Guide. Oxford University Press.
Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis.
Huber, D. M. (2018). Modern Recording Techniques (Ninth Edition). Taylor & Francis.
Kalinak, K. (2010). Film Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
Sider, L., Sider, J., & Freeman, D. (2003). Soundscape: The School of Sound Lectures, 1998-2001. Wallflower Press.
Wyatt, H., & Amyes, T. (2013). Audio Post Production for Television and Film: An Introduction to Technology and Techniques. Taylor & Francis.
Zettl, H. (2016). Sight, Sound, Motion: Applied Media Aesthetics. Cengage Learning.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim