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Disciplina Gestão de Coleções Audiovisuais

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa, em primeiro lugar, reforcar o conhecimento especifico dos estudantes sobre o passado e o presente da gestao de colecoes audiovisuais; em segundo lugar, fomentar uma capacidade critica de interpretacao e intervencao no contexto das praticas de preservacao contemporaneas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteudos programaticos da unidade curricular dividem-se entre uma perspetiva historica das origens dos arquivos audiovisuais a partir das politicas adoptadas em Portugal de salvaguarda do Patrimonio e uma analise critica das praticas de preservacao contemporaneas.
    A parte analitica considera diversas dinamicas envolvidas na gestao de arquivos audiovisuais hoje em dia, inclusive:
    - A gestão do arquivo fílmico e não fílmico;
    - as politicas de preservacao e exibicao;
    - o deposito legal;
    - os desafios apresentados por processos de digitalizacao e desmaterializacao;
    - o papel da Internet e formas alternativas de arquivo.

    Na parte prática, iremos visitar vários arquivos com coleções audiovisuais em Portugal.

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular pretende satisfazer dois macro-objetivos de aprendizagem.
    Em primeiro lugar, os estudantes irao adquirir uma melhor compreensao das origens dos arquivos audiovisuais e das praticas de preservacao de artefactos fimicos. Este conhecimento historico sera complementado por uma capacidade de interpretac¿ao critica dos valores socioculturais embrenhados nas configuracoes especificas assumidas pelos arquivos audiovisuais ao longo do tempo.
    Em segundo lugar, os estudantes irao adquirir competencias de leitura das complexas problematicas politicas, economicas e culturais que afetam a gestao de arquivos audiovisuais. Por sua vez, estas competencias serao acompanhadas pela capacidade de formulacao de propostas informadas, criticas e criativas que permitam enfrentar as contradicoes no seio do contexto arquivistico contemporaneo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Revista de Museus #2 (2019). Lisboa: Direc¿a¿o Geral do Patrimo¿nio Cultural.

    Rediscovering the Role of Film Archives: to Preserve and to Show. Proceedings of the FIAF Symposium held in Lisboa in 1989, (1990). Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

    FOSSATI, Giovanna & VAN DEN OEVER, Annie (2016), Exposing the film apparatus: the film archive as a research laboratory, Amsterda¿o: Amsterdam University Press.

    FRANCIS, David, CHERCHI USAI, Paolo, HORWATH, Alexander & LOEBENSTEIN, Michael (2020), Film curatorship - Archives, museums, and the digital marketplace, Viena: Synema Gesellschaft fur Film u. Medien.

    FRICK, Caroline (2011), Saving cinema: the politics of preservation, Oxford: Oxford University Press. LE ROY, E¿ric (2013), Cine¿mathe¿ques et archives du film, Paris: Armand Colin.

    RASCAROLI, Laura, YOUNG, Gwenda & MONAHAN, Barry (2014), Amateur filmmaking: the home movie, the archive, the web, Londres: Bloomsbury Publishing.

INSCRIÇÃO AVULSO
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