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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular visa, em primeiro lugar, reforcar o conhecimento especifico dos estudantes sobre o passado e o presente da gestao de colecoes audiovisuais; em segundo lugar, fomentar uma capacidade critica de interpretacao e intervencao no contexto das praticas de preservacao contemporaneas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6353-23333
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteudos programaticos da unidade curricular dividem-se entre uma perspetiva historica das origens dos arquivos audiovisuais a partir das politicas adoptadas em Portugal de salvaguarda do Patrimonio e uma analise critica das praticas de preservacao contemporaneas.
A parte analitica considera diversas dinamicas envolvidas na gestao de arquivos audiovisuais hoje em dia, inclusive:
- A gestão do arquivo fílmico e não fílmico;
- as politicas de preservacao e exibicao;
- o deposito legal;
- os desafios apresentados por processos de digitalizacao e desmaterializacao;
- o papel da Internet e formas alternativas de arquivo.Na parte prática, iremos visitar vários arquivos com coleções audiovisuais em Portugal.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular pretende satisfazer dois macro-objetivos de aprendizagem.
Em primeiro lugar, os estudantes irao adquirir uma melhor compreensao das origens dos arquivos audiovisuais e das praticas de preservacao de artefactos fimicos. Este conhecimento historico sera complementado por uma capacidade de interpretac¿ao critica dos valores socioculturais embrenhados nas configuracoes especificas assumidas pelos arquivos audiovisuais ao longo do tempo.
Em segundo lugar, os estudantes irao adquirir competencias de leitura das complexas problematicas politicas, economicas e culturais que afetam a gestao de arquivos audiovisuais. Por sua vez, estas competencias serao acompanhadas pela capacidade de formulacao de propostas informadas, criticas e criativas que permitam enfrentar as contradicoes no seio do contexto arquivistico contemporaneo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um relatório científico com um tema a definir.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Revista de Museus #2 (2019). Lisboa: Direc¿a¿o Geral do Patrimo¿nio Cultural.
Rediscovering the Role of Film Archives: to Preserve and to Show. Proceedings of the FIAF Symposium held in Lisboa in 1989, (1990). Lisboa: Cinemateca Portuguesa.
FOSSATI, Giovanna & VAN DEN OEVER, Annie (2016), Exposing the film apparatus: the film archive as a research laboratory, Amsterda¿o: Amsterdam University Press.
FRANCIS, David, CHERCHI USAI, Paolo, HORWATH, Alexander & LOEBENSTEIN, Michael (2020), Film curatorship - Archives, museums, and the digital marketplace, Viena: Synema Gesellschaft fur Film u. Medien.
FRICK, Caroline (2011), Saving cinema: the politics of preservation, Oxford: Oxford University Press. LE ROY, E¿ric (2013), Cine¿mathe¿ques et archives du film, Paris: Armand Colin.
RASCAROLI, Laura, YOUNG, Gwenda & MONAHAN, Barry (2014), Amateur filmmaking: the home movie, the archive, the web, Londres: Bloomsbury Publishing.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim