filmeu

Disciplina Práticas de Restauro Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC relaciona o funcionamento do mercado do patrimonio audiovisual com as praticas de restauro digital; distinguir entre os processos de migracao, preservacao e restauro digital; adotar uma atitude critica e etica em relacao as possibilidades e aos limites das praticas de restauro digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O contexto digital
    1.1. A transicao para o cinema digital: historia, teoria e praticas
    1.2. O mercado e o ecossistema do patrimonio audiovisual
    1.3. Principios e desafios da preservacao digital
    2. A pratica no restauro digital
    2.1. Principios orientadores e limites eticos do restauro de obras de arte
    2.2. Defeitos e caracteristicas: conhecer as matrizes filmicas e videograficas

    2.3. Fluxos de trabalho de restauro digital por/para cinematecas
    2.4. Analise critica de casos de estudo
    3. Tecnicas do restauro digital
    3.1. Espacos de cor
    3.2. Tecnicas de restauro
    3.3. Correcao de cor
    4. Trabalhos praticos

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo dotar os estudantes de competencias elementares de praticas de restauro digital. O ensino destas competencias tecnicas e contextualizado por reflexoes teoricas e eticas sobre ferramentas digitais, principios de restauro de obras de arte e o funcionamento do mercado do patrimonio audiovisual. No final da CU, os estudantes devem conhecer e saber usar as principais tecnicas e ferramentas de restauro digital de cinema de forma critica e etica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    COSTA, Jose¿ Manuel. (2018). The Place of Analogue and the Double Life of Digital. Journal of Film Preservation 98, abril, 17-24.


    NOWAK, Anne. (2012). Digital Cinema Technologies from the Archive’s Perspective. Bruxelas: FIAF Technical Commission. https://www.fiafnet.org/images/tinyUpload/E-Resources/Commission-And-PIP- Resources/TC_resources/Nowak%20-%20Digital%20Cinema%20Technologies%20v2.0%20FIAF-TC_final%20V1.1.pdf

    USAI, Paolo C. (2014). The Lindgren Manifesto: The Film Curator of the Future. In Film Manifestos and Global Cinema Cultures: A Critical Anthology. Scott MacKenzie (ed.). Berkeley: University of California Press, pp. 558-559. WALLMU¿LLER, Julia. (2007). Criteria for the Use of Digital Technology in Moving Image Restoration. The Moving Image, Volume 7, Number 1, Spring, pp. 78-91. https://doi.org/10.1353/mov.2007.0032

    ORAN, Andrew. ROTH, Vince. (2012). Color Space Basics. AMIA Tech Review (Issue 4), pp. 1-22.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios