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Apresentação
Apresentação
Esta UC é composta por aulas teóricas (a partir de exemplos que sustentam a definição, a apresentação e a fundamentação do projeto artístico) e aulas práticas (realizadas em regime de atelier e tutoria, dedicadas ao desenvolvimento do projeto, à experimentação prática e ao aperfeiçoamento artístico de cada estudante, sob a supervisão dos professores e em diálogo/debate com os colegas). No final do semestre, os estudantes deverão expor o seu projeto artístico e apresentar um portefólio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT7008-26046
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aulas teóricas: a partir de exemplos que sustentam a definição, a apresentação e a fundamentação do projeto artístico, com ênfase em: 1) como proceder à delimitação temática e à formulação de uma questão central num projeto na área da Pintura; 2) quais as diferentes abordagens teóricas e práticas necessárias à elaboração e desenvolvimento de um projeto tendo em conta as especificidades do processo artístico e dos diferentes meios em que se pode configurar (concebe-se a Pintura também no campo expandido). Aulas práticas: realizadas em regime de atelier e tutoria, são dedicadas ao desenvolvimento do projeto, à experimentação prática e ao aperfeiçoamento artístico de cada estudante, sob a supervisão dos professores e em diálogo/debate com os colegas. No final do semestre, os estudantes apresentam o seu projeto artístico com critérios expositivos e um portefólio.
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Objetivos
Objetivos
Gerais: Desenvolver um projeto em Pintura seguindo os processos, estratégias e metodologias de investigação inerentes às artes, que possa ser desenvolvido ao longo do ciclo de estudos, designadamente na sua dimensão plástica, teórica e conceptual em profunda interdisciplinaridade com as UC do plano de estudos. Compreender a diversidade dos processos criativos. Específicos: Desenvolvimento das valências artísticas e plásticas, teóricas e conceptuais necessárias e intrínsecas a um projeto artístico. Dar início ao mapa de referências da investigação e a um discurso próprio. Fomentar a participação (auto-)reflexiva através de diálogos críticos, reflexivos e coletivos.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino passam por dois modelos: aulas de apresentação de ideias e portefólio, realizadas pelos estudantes e finalizadas com debates críticos colectivos. As aulas de apresentações estão alocadas no início do semestre. Os estudantes partilham os seus portfólios e intenções de desenvolvimento do projecto artístico. As discussões coletivas críticas no final destas apresentações desenvolvem a capacidade discursiva, a curiosidade pelo trabalho dos seus pares num espírito de reflexão e diálogo, pautado pelo respeito. O modelo de análise SWAT deve estruturar o debate, permitindo que se desenvolva, nos estudantes, a capacidade de receber comentários e de os fazer abertamente, abrindo a uma aprendizagem cooperativa, estabelecendo a turma como uma comunidade de aprendizagem. Estas ações reforçam os resultados das aprendizagens esperadas e abrem caminho à autonomia do estudante. (Ver informação mais detalhada em: Funcionamento da unidade curricular)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BOURGEOIS, L. (2015). Louise Bourgeois: The Spiders and the Tapestries. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. DUNINGAM, E. C. (2013). A Celebration Of Light: The Art Of James Turrel. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. ELGER, D. (2000). Donald Judd Colorist. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. ELGER, D. (2000). Gerhard Richter: Catalogue Raisonné. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. FICACCI, L. (2003). PIRANESI: Acqueforti/ Grabados/Águas-fortes. Cologne: Taschen. GOETZ, I., LENCSÉS, L., SCHOR, G., VINKEN, B. 82015). Cindy Sherman. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. JOICE, P. (1999). Hockney on Art: conversations with Paul Joice. London: Little brown. KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2005). An Alternative History of Art: Rosenthal, Kabakoc, Spivak. Bielfeld: Kerber KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2003). Where is our place? Milano: charta. KUSTER, U. , SHFF, R. (2015), Peter Doig. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. SLAGER, H. (2015). The Pleasure Of Research. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz.
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Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e presencial e têm dois momentos de avaliação periódica e um momento de avaliação final. Os estudantes podem requerer exame de recurso e exame de época especial. A avaliação contínua afere-se com a presença e a participação do estudante nos debates propostos em sala de aula, na capacidade de partilhar referências e de fomentar o pensamento crítico nas discussões de turma. Esta componente tem uma ponderação de 30% na nota final.
Existem dois momentos de avaliação intercalar. No primeiro momento é requerido uma apresentação informal do que está a ser realizado pelo estudante no âmbito do seu projecto. Nesta fase esperam-se esboços de ideias, experiências plásticas, maquetas, o início de um mapeamento de referências bibliográficas e artísticas. Esta avaliação tem uma ponderação de 10%, uma vez que se dá num momento inicial do processo criativo.
O segundo momento de avaliação intercalar tem uma ponderação de 20%. Nesta fase, o estudante apresenta um relatório visual e informativo que deve mostrar maior desenvolvimento do projeto artístico, seja pela quantidade de experimentações e eventualmente de obras que demonstrem uma maior assertividade em direção a um programa concreto de trabalho, seja pelo enriquecimento do mapa de referências bibliográficas, seja pelo trabalho plástico concretizado, seja pelo que está planeado continuar a desenvolver. Aferir a qualidade plástica e conceptual do projeto é o objetivo desta avaliação. As avaliações intercalares são expressas qualitativamente (Não Satisfaz - abaixo de 10 valores; Satisfaz - entre 10 e 14 valores; Bom - entre 15 e 18 valores; Muito Bom - entre 19 e 20 valores).
A avaliação final dá-se no final das aulas com a apresentação de uma exposição dos trabalhos realizados e de um portefólio que se pode assumir como um ensaio de um catálogo dessa exposição. Esta avaliação tem uma ponderação de 40% na nota final, expressa numa pontuação de zero a vinte valores. O estudante que tenha faltado a uma das avaliações intercalares e aos momentos tutoriais pode não ser admitido à avaliação final.
Caso o estudante não tenha uma nota positiva ou queira fazer melhoria da nota obtida em avaliação final pode recorrer ao exame de recurso. Este exame replica a avaliação final, mas para o seu sucesso, o estudante deve apresentar uma melhoria do seu trabalho. Para o estudante-trabalhador e finalistas há ainda o exame de época especial que acontece mais tarde relativamente ao exame de época de recurso.
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Educational assessment is continuous and face-to-face. There are two mid-term and one final assessment. Students can request an appeal exam and a special exam.
Continuous assessment is based on students' attendance and participation in class debates, their ability to share references and foster critical thinking in class discussions. This component has a weighting of 30 per cent in the final grade.There are two mid-term assessments. The first requires an informal presentation of what the student is doing as part of their project. At this stage, sketches of ideas, graphic and material experiments, models and the beginnings of a mapping of bibliographical and artistic references are expected. This assessment is weighted at 10 per cent, as it takes place at an early stage in the creative process.
The second mid-term assessment has a weighting of 20 per cent. In this phase, the student presents a visual and informative report that should show the development of the artistic project. This should be considered in terms of the number of experiments and possibly works that demonstrate greater assertiveness towards a specific work program, the enrichment of the map of bibliographical references, the artistic work that has been achieved and what is planned to be developed further. The aim of this evaluation is to assess the technical, visual and conceptual quality of the project. Intermediate assessments are expressed qualitatively (Not Satisfactory - below 10 values; Satisfactory - between 10 and 14 values; Good - between 15 and 18 values; Very Good - between 19 and 20 values).The final assessment takes place at the end of the semester with the presentation of an exhibition of the work done and a portfolio that can be seen as an essay for an exhibition catalog. This assessment has a weighting of 40 per cent in the final grade, expressed as a score from zero to twenty. Students who have missed one of the interim assessments or tutorials may not be admitted to the final assessment.
If the student doesn't get a positive mark or wants to improve on the mark obtained in the final assessment, they can take an appeal exam. This exam replicates the final assessment, but for it to be successful, the student must show an improvement in their work.For working students and finalists, there is also a special period exam, which takes place later than the appeal period exam.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




