-
Apresentação
Apresentação
A UC visa introduzir um conjunto de métodos de investigação relevantes para a concretização de projetos no domínio da arte contemporânea e da investigação artística em contexto académico. Pretende munir os estudantes de ferramentas para identificar e comunicar, problematizar e desenvolver formas de trabalhar apropriadas aos seus objectivos artísticos. Apoiando-se na ideia de tradução, procurar levar estudantes a reflectir sobre as implicações práticas, éticas e filosóficas dos seus trabalhos, bem como desenvolver uma consciência aprofundada das ligações entre contexto, teoria e prática; e preparar os estudantes para aplicar estes conhecimentos e competências no planeamento, sistematização e execução de um projeto de investigação artística alinhado com critérios de qualidade e originalidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7008-26399
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Investigação 1.1 A investigação artística dentro e fora da academia. Bolsas, candidaturas e financiamento. Instituições ligadas às áreas técnicas e artísticas. 1.2 Investigar em arte. O discurso dos artistas sobre a sua própria produção. A teoria da arte. Casos de estudo, e exemplos. Aspectos sociais, culturais e políticos do contexto artístico e da investigação em arte. 2. Metodologias 2.1 Ler. Plataformas de investigação (literatura, publicação e bibliometria). Como organizar a literatura. 2.2 Escrever e documentar. Ensaio escrito, visual ou audiovisual, formatos híbridos. 3. Apresentar 3.1 Currículo, portefólio, biografia, memória descritiva. Como documentar processos técnicos, artísticos e exposições. 3.2 Projecto de tese. Elaboração de um resumo, palavras-chave e índice. Conjugar a investigação da literatura com a experiência técnica e artística.
-
Objetivos
Objetivos
A UC procura proporcionar aos mestrandos metodologias específicas da investigação com e através da arte, proporcionando uma compreensão do panorama actual da investigação artística, sua definição e questões envolventes a nível nacional e internacional. Pretende-se facultar aos estudantes conhecimentos teórico-práticos que lhes deem autonomia para prosseguir os seus projetos com rigor académico. Para tal, são trabalhadas ferramentas de compreensão e construção de pensamento crítico, e desenvolvidas ferramentas de leitura, escrita e documentação, bem como uma compreensão do seu próprio processo artístico e técnico para que possa ser actualizado e traduzido, explorado e partilhado de forma crítica e pertinente nos meios artístico e académico.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino da UC assenta numa abordagem teórica-prática, através da exposição de conteúdos nas aulas, com o auxílio de materiais audiovisuais, bibliografia e acesso a materiais de apoio previamente preparados pelas docentes (apresentações, guias, listas, referências). Serão realizados exercícios práticos orientados para a investigação e desenvolvimento de projecto de Mestrado: identificação de uma questão; formulação de um título, subtítulo e palavras-chave; leitura, tradução e escrita; elaboração de notas e bibliografia, desenvolvimento de um ensaio; haverá tempo para orientação tutorial e discussão de trabalho em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AZEVEDO, C.; AZEVEDO, A. (1994). Metodologia Científica: Contributos Práticos Para a Elaboração de Trabalhos Académicos. Lisboa: Universidade Católica. ECO, 1988 Eco, U. (1988). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença. ELKINS, J. (2014). Artists with PhDs. James Elkins. FRADA, J. (2005). Novo Guia Prático Para a Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos e Organização de Currículos. Lisboa: Sete Caminhos. GAUCH, Jr (2003). Scientific Method in Practice. New York: Cambridge UP. GIBBONS, M. et al. (1994). The New Production of Knowledge: The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies. Sage. PEREIRA, A.; POUPA, C. (2018). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico. Lisboa: Sílabo. ROBSON, C. (2002) Real World Research. Oxford: Blackwell SOUSA, G. (1988). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Porto: Livraria Civilização. YIN, R.K. (2002). Applications of Case Study Research. Thousand Oaks: Sage.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação Contínua: Assiduidade, atitude e participação nas aulas - 25% / Exercícios propostos (3 x 25%) – 75%
Exame: Trabalho escrito - 25% / Apresentação ou repetição dos exercícios feitos ao longo do semestre, caso algum destes se revele de aproveitamento insatisfatório (75%)
Serão avaliadas as competências de escrita e utilização das metodologias transmitidas para a elaboração dos exercícios e trabalhos. Serão ainda avaliadas as competências de leitura, pensamento crítico, organização de fontes e apresentação de diálogo com as leituras realizadas, articulação de conteúdos, estruturação e pertinência o tema escolhido. As entregas são feitas por via Moodle de acordo com o calendário estabelecido para a unidade curricular, integrada no calendário lectivo, definido entre docentes e estudantes no início do semestre.
———————————————————————————————————————————
Continuous Assessment: Attendance, attitude, and participation in class - 25% / Assignments (3 x 25%) – 75%
Exam: Written assignment - 25% / Presentation or repetition of assignments completed throughout the semester, if these prove to be unsatisfactory (75%)
Assessment will cover writing skills and use of the methodologies taught for the preparation of all exercises and assignments. Assessment will also cover reading skills, critical thinking, organization of sources and dialogue with the readings, articulation of content, structuring and relevance of the chosen topics. Submissions are made via Moodle according to the schedule established for the course unit, which is integrated into the academic calendar defined by teachers and students at the beginning of the semester.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




