-
Apresentação
Apresentação
Esta UC será útil para a construção da dissertação. Inclui a apresentação de uma exposição no âmbito da pintura, num curto documento escrito. O acompanhamento é realizado com tutoriais semanais. Pressupõe a concepção de uma exposição final e prepara estudante para a prova oral de defesa pública da sua investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT7008-26403
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolvimento, conclusão e defesa da dissertação teórico-prática de mestrado em Pintura. Conclusão e exposição do Projeto artístico em Pintura, com a respetiva documentação visual para inclusão no documento de dissertação, exposição ao público ou, em caso de impossibilidade, construção de uma visita virtual utilizando dispositivos para o efeito, ou ainda, reportagem visual e portefólio Escrita da dissertação obedecendo às regras institucionais de formatação do documento, no que respeita à estrutura (capa, declarações de originalidade, índice, desenvolvimento, conclusão, na indicação dos dados bibliográficos segundo as normas indicadas, as legendas das imagens), à qualidade da escrita e às normas de citação. Provas de Defesa pública da investigação (prova oral e exposição).
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais: Esta UC visa a concretização de um corpo de trabalho artístico e de um documento escrito relativo a esse trabalho realizados sob a orientação de um professor e, eventualmente, a co-orientação de outros professores pertinentes para o(s) assunto(s) em investigação. Objetivos específicos: Planeamento, concretização e defesa pública da dissertação de mestrado como um projeto de investigação artística, académica e de escrita, alinhado com critérios de qualidade e originalidade, relevantes no domínio da arte contemporânea e da cultura visual. Construção de documento de dissertação de acordo com as regras académicas e de uma exposição onde se afere a aplicação dos procedimentos da investigação sobre as e através das artes e suas implicações filosóficas, éticas, estéticas, em consciência das ligações entre contexto, teoria e prática na investigação artística.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Esta última fase da investigação do mestrado é realizada com tutorias semanais de duas horas por parte do orientador para garantir que o estudante tem um acompanhamento intelectual, quer na escrita, quer na produção de obra e que aplica as metodologias de investigação em artes que são pertinentes ao desenvolvimento da sua pesquisa teórico-prática. As tutorias asseguram que, no final, o documento de dissertação tem a qualidade exigida para ser defendido e está escrito conforme as normas exigida; garantem a evolução e qualidade do projeto artístico de modo coerente com a sua investigação teórico-conceptual, sem o tornar ilustrativo e com autonomia relativamente a qualquer explicação ou descrição. (Ver informação mais detalhada em: Funcionamento da unidade curricular)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, L. S. (2019). The Methodologies of Art: An Introduction. 2nd Edition. Abingdon: Routledge. CALLAWAY, H. (1981). "Women's perspectives: Research as re-vision". In Human inquiry: A sourcebook of new paradigm research, pp. 457-471. NY: Wiley & Sons. CANDY, L., EDMONDS, E (2018). "Practice-Based Research in the Creative Arts: Foundations and Futures from the Front Line". Leonardo 51 (1): 63-69. DAICHENDT, G. J. (2011). Artist Scholar: Reflections on Writing and Research. Bristol: Intellect Ltd. EAVY, P. (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. NY: The Guilford Press. FORMAGGIO, D. (1985). Arte. Oeiras: Editorial Presença. SCHEURICH, J. J. (1997). Research method in the postmodern. Londres: The Falmer Press. SULLIVAN, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the Visual Arts. Thousand Oaks, CA: Sage. WILLIAMS, G. (2014). How to Write About Contemporary Art. Londres: Thames & Hudson.
-
Avaliação
Avaliação
A apresentação de Provas públicas tem duas componentes:
1) Exposição do projeto artístico e portefólio;
2) apresentação oral com um discurso explicativo e resumido do trabalho de dissertação perante um júri de avaliação e um público.
A avaliação final da Prova pública é dada pelo júri numa escala de zero a vinte que tem uma equivalência qualitativa. As provas públicas são precedidas por uma reunião com todos os elementos do júri para decidirem se o documento de dissertação está em condições para ser defendido. Em caso afirmativo seguem-se as provas; em caso negativo, o estudante é informado das alterações de melhoria que deve fazer e voltar a apresentar o documento numa data posterior. Nesta altura, é novamente realizada uma reunião com todos os elementos do júri para decidirem se o documento de dissertação já se encontra em condições para ser defendido. Caso um membro do júri ou o estudante se encontre ausente do país ou impedido de estar presente na Prova de Defesa, é possível, com o acordo de todos (júri e estudante), realizar a prova a distância.
Critérios de avaliação:
- 20% Regularidade das conversas com o cumprimento dos objetivos estipulados (leituras, escrita, desenvolvimento de obra plástica);
- 20% Rigor da pesquisa patente no documento de dissertação; qualidade da escrita e respeito pelas normas de formatação e citação;
- 30% Desenvoltura do pensar-fazer plástico e visual (qualidade e pertinência) e na apresentação das obras.
- 30% Apresentação e defesa no contexto das provas públicas: capacidade de comunicar a pesquisa e de responder às questões colocadas pelo júri; instalação/exposição das obras e portefólio.
____________________
The presentation of Public Defense has two components:
1) Exhibition of the artistic project and portfolio;
2) Oral presentation with an explanatory and summarized discourse about the dissertation work for an evaluation jury and an audience.
The final evaluation is given by the jury on a scale of zero to twenty, which has a qualitative equivalence. The Public Defense of the work is preceded by a meeting with all members of the jury to decide whether the dissertation document is in a position to be defended. If so, the public evidence follows; If not, the student is informed of the improvement changes that he/she must make and resubmit the document at a later date. At this point, a meeting is held again with all members of the jury to decide whether the dissertation document is ready to be defended. If a member of the jury or the student is absent from the country or unable to be present at the Public Defense, it is possible, with the agreement of everyone (jury and student), to carry it out remotely.
Evaluation criteria:
- 20% Regularity of the tutorial conversations with the fulfillment of stipulated objectives (reading, writing, development of visual work);
- 20% Rigor of the research shown in the dissertation document; quality of the writing and respect for formatting and citation standards;
- 30% Originality of plastic and visual thinking and doing (quality and relevance) and in the presentation of works.
- 30% Presentation and defense in the context of the public proofs: ability to communicate the research and answer the questions posed by the jury; installation/exhibition of the works and portfolio.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




