filmeu

Disciplina Acústica, Análise e Instrumentação

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina que visa dar a conhecer os principais fundamentos da Acústica Musical e Arquitectónica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

     

     

    I - Conceitos Ba¿sicos

    1. Feno¿menosvibrato¿rios: definico¿es
    2. Ondas de som e tipos de ondas
    3. Freque¿ncia, comprimento de onda e peri¿odo
    4. Acidentes de propagac¿a¿o
    5. Energia e pote¿ncia (watt e dB)
    6. Ni¿vel de pressa¿o, pote¿ncia e intensidade sonora 7. Direccionalidade de fontes sonoras

    II - Psicoacu¿stica

    1- Freque¿ncia de resposta 2- Campo auditivo
    3 - Se¿rie dos Harmo¿nicos 4 - Intervalos acu¿sticos

    III - Acu¿stica Arquitecto¿nica

    1. Breve histo¿ria de acu¿stica de salas
    2. Som e propagac¿a¿o em salas
    3. Reverberac¿a¿o e EDT
    4. Outros factores objetivos: C80, D50, STI, BR e Br
    5. RT O¿ptimos: orquestras, ensembles, teatros, pop/rock, estu¿dios 6. modos acu¿sticos e ondas estaciona¿rias

    7. Medic¿o¿es acu¿sticas
    8. Isolamento acu¿stico (princi¿pios ba¿sicos) 9. Paine¿is absorsores
    10. Paine¿is difusores
    11. Acu¿stica ambiental - Lei e rui¿do.

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conceitos ba¿sicos de acu¿stica;
    Calcular Lp e Lw;
    Diferenciar caracteristicas sonoras de fontes emissoras e directividade.
    Calcular grandezas relacionadas com acu¿stica musical
    Calcular tempos de reverberac¿a¿o.
    Calcular modos acu¿sticos de salas
    Estudar dados avaliativos de caracterizac¿a¿o acu¿sticas de sala.
    Acu¿stica Ambiental - Leis e rui¿do.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias devem ser aplicadas com a flexibilidade necessária ao conhecimento anterior dos estudantes, de modo a colmatar as eventuais lacunas anteriores e permitir uma certa continuidade na aquisição de conhecimentos.

    As metodologias de ensino e didácticas seguidas propiciam o confronto dos alunos com a informação e o conhecimento, e a reflexão crítica e pluralidade de opiniões, contribuindo para atingir os objectivos da U.C. ao reforçar a aprendizagem dos conteúdos e as capacidades do exercício prático das respectivas competências.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •  

      HENRIQUE, L., ¿Acústica Musical¿, Gulbenkian, 1º edição, 2002;

      EARGLE, J., ¿The microphone book¿, Focalpress, 2005;

      RUNSTEIN, R. & HUBER, D., ¿Modern Recording techniques¿, 7th edition; 

      GIBSON, D., ¿The art of mixing¿, Mixbooks, 1997;

      WHITE, G., ¿The Audio dictionary¿, Washington press, 2nd edition, 1995;
      BERANEK, L. L.; VE¿R, I. L. ¿Noise and vibration control engineering: principles and applications¿, 4. ed. New York.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios