-
Apresentação
Apresentação
A produção sonora assume um papel de relevo em praticamente todos os domínios das artes dos média. Com a evolução exponencial das tecnológias de informação/ comunicação multimédia as estratégias de gravação e reprodução de som têm vindo a desenvolver-se de modo a responder às necessidades dos novos desafios dos media e do mundo do espectáculo. Deste modo, a disciplina visa transferir um conjunto de referências técnicas e criativas no sentido de dotar os alunos com conhecimentos e competências que permitam consolidar projectos musicais e multimédia com elevado grau de autonomia. Para isso, é necessário abordar as mais recentes e inovadoras tecnologias de gravação e estratégias de captação mono, estéreo e multicanal. A exposição a projectos de investigação em curso nos domínios da gravação e reprodução sonoras favorece o conhecimento em torno do estado da arte das tecnologias do som no contexto específico das artes dos media.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-16192
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Sistemas de transdução dinâmica e electroestática;
2. Microfones: estudo de especificidades técnicas e aplicabilidade;
3. Sistemas de pré-amplificação: estudo de especificidades técnicas e aplicabilidade;
4. Conceitos associados ao áudio digital, sistemas de conversão AD/DA e configuração de sistemas;
5. Sistemas AVID Pro tools HDX: configuração de setups;
6. Signal flow e análise de especificações técnicas de equipamentos de estúdio;
7. Técnicas avançadas de edição, montagem e design sonoro;
8. Metodologias de investigação: análise de gráficos;
9. Técnias de restauro sonoro;
10. Técnicas de captação mono, estéreo e multicanal;
11. Técnicas avançadas de captação e registo para audiovisuais, multimédia e produção musical;: exercícios de aplicação;
12. Captação para produção de ambientes imersivos: surround, Dolby Atmos to Binaural 3D, Ambisonics;
13. Investigação, desenvolvimento e tendências tecnológicas futuras;
14. Desenvolvimento de projecto;
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências no que respeita especificamente às tecnologias do som e aos processos (técnicos e artísticos) associados à captação e registo de sinais. A disciplina permite igualmente desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar estratégias na consolidação de narrativas sonoras, quer através da capacidade de analisar criticamente estratégias comunicacionais e compreender o papel do som no contexto das artes dos media. A partir das referências técnicas aquiridas, os alunos deverão demonstrar automonia na consolidação criativa de projectos audiovisuais e musicais quer ao nível da planificação de estratégias de captação e gravação, quer ao nível do edição, tratamento e mistura, acrescentando assim, valor ao estado da arte no seu domínio de especialização;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno das técnicas de gravação e mistura. Esdtas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual e sistemas sonoros de reprodução. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle. As sessões práticas serão maioritariamente leccionadas em contexto de estúdio de gravação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HENRIQUE, Luis (2002), Acústica Musical, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian.
HUBER, David M., RUNSTEIN, Robert E. (2018), Modern Recording Techniques, Oxford, Focal Press-Elsevier.
OWSINSKY, Bobby (2017), The Recording Engineers Handbook, Boston, Thompson Course Technology.
RUMSEY, Francis, McCORMICK, Tim (2021), Sound and Recording, Oxford, Focal Press-Elsevier.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não