-
Apresentação
Apresentação
A DISCIPLINA DE INSERE-SE NO PLANO GERAL DE FORMAÇÃO EM DESIGN E COMPOSIÇÃO SONORA DO MESTRADO EM PRODUÇÃO DE SOM E TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS FORNECER AOS ALUNOS UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES SOBRE A CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO E ENTENDIMENTO DE AMBIENTES SONOROS COMPLEXOS E AS CAPACIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE ÁUDIO, SONIC BRANDING E SOUND DESIGN.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-17418
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- ESTRUTURA E ELEMENTOS DE SOM PARA CINEMA (AVANÇADA)
- ANALISE DE EXCERTOS DE PROJETOS COMPLEXOS (LONGA-METRAGEM, CURTA-METRAGEM)
- AUDIO BRANDING E SOUND LOGOS
- ANÁLISE DE TRABALHOS
- FUNDAMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE IDENTIDADES SONORAS PARA TV
- CONCEITOS ESTÉTICOS DE SOM
- ANÁLISE DE TRABALHOS DE RECONHECIDA QUALIDADE ESTÉTICA
- ANÁLISE SEMIÓTICA DAS LINGUAGENS AUDIO
- COMO A NEUROESTÉTICA AJUDA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
- AUDIO IMERSIVO
- PRINCÍPIOS E UTILIZAÇÃO CRIATIVA
- ESTRUTURA E ELEMENTOS DE SOM PARA CINEMA (AVANÇADA)
-
Objetivos
Objetivos
ESTA UNIDADE CURRICULAR TEM COMO OBJETIVO UMA MAIOR SENSIBILIZAÇÃO DO ASPECTO CRIATIVO E INTERPRETATIVO DO DESIGN E DA COMPOSIÇÃO SONORA. COM AS MATÉRIAS DEFINIDAS PRETENDE-SE DESENVOLVER A PERCEÇÃO DE CONCEITOS ESTÉTICOS DE SOM E DO ÁUDIO IMERSIVO, DESENVOLVER A CAPACIDADE PARA CONSTRUIR AMBIENTES SONOROS COMPLEXOS.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A discussão em classe é uma parte crítica do aprendizado nesta disciplina. As teorias discutidas são complexas e a capacidade de discussão dos alunos trará-lhes uma maior compreensão. Essas teorias são então aplicadas em exercícios e projetos e posteriormente enunciadas, tanto na prática quanto na linguagem escrita.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
*GOTTLIEB, Gary - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar, (2007) .
*LANGFORD, Simon - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press, (2013).
*SONNENSCHEIN, David - Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema, ed Michael Wiese Productions, (2001).
*YEWDALL, David Lewis - Practical art of motion picture sound, ed.Focal Press, (2007).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não