filmeu

Disciplina Design e Composição Sonora

  • Apresentação

    Apresentação

    A DISCIPLINA DE INSERE-SE NO PLANO GERAL DE FORMAÇÃO EM DESIGN E COMPOSIÇÃO SONORA DO MESTRADO EM PRODUÇÃO DE SOM E TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS FORNECER AOS ALUNOS UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES SOBRE A CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO E ENTENDIMENTO DE AMBIENTES SONOROS COMPLEXOS E AS CAPACIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE ÁUDIO, SONIC BRANDING E SOUND DESIGN.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. ESTRUTURA E ELEMENTOS DE SOM PARA CINEMA (AVANÇADA)
      1. ANALISE DE EXCERTOS DE PROJETOS COMPLEXOS (LONGA-METRAGEM, CURTA-METRAGEM)
    2. AUDIO BRANDING E SOUND LOGOS
      1. ANÁLISE DE TRABALHOS
      2. FUNDAMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE IDENTIDADES SONORAS PARA TV
    3. CONCEITOS ESTÉTICOS DE SOM
      1. ANÁLISE DE TRABALHOS DE RECONHECIDA QUALIDADE ESTÉTICA
      2. ANÁLISE SEMIÓTICA DAS LINGUAGENS AUDIO
      3. COMO A NEUROESTÉTICA AJUDA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
    4. AUDIO IMERSIVO
      1. PRINCÍPIOS E UTILIZAÇÃO CRIATIVA
  • Objetivos

    Objetivos

    ESTA UNIDADE CURRICULAR TEM COMO OBJETIVO UMA MAIOR SENSIBILIZAÇÃO DO ASPECTO CRIATIVO E INTERPRETATIVO DO DESIGN E DA COMPOSIÇÃO SONORA. COM AS MATÉRIAS DEFINIDAS PRETENDE-SE DESENVOLVER A PERCEÇÃO DE CONCEITOS ESTÉTICOS DE SOM E DO ÁUDIO IMERSIVO, DESENVOLVER A CAPACIDADE PARA CONSTRUIR AMBIENTES SONOROS COMPLEXOS. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A discussão em classe é uma parte crítica do aprendizado nesta disciplina. As teorias discutidas são complexas e a capacidade de discussão dos alunos trará-lhes uma maior compreensão. Essas teorias são então aplicadas em exercícios e projetos e posteriormente enunciadas, tanto na prática quanto na linguagem escrita.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    *GOTTLIEB, Gary - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar, (2007) .

    *LANGFORD, Simon - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press, (2013).

    *SONNENSCHEIN, David - Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema, ed Michael Wiese Productions, (2001).

    *YEWDALL, David Lewis - Practical art of motion picture sound, ed.Focal Press, (2007).

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios