filmeu

Disciplina Arte e Tecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Arte e tecnologia são termos que na sua origem estavam junto. A separação dos termos é um fenómeno recente e pretende dar conta da distinção entre duas formas do humano fazer e produzir coisas. A se arte quer ser uma forma cujos fins são interiores aos seus meios, a tecnologia remete a um fazer um os fins estão fora dos meios. Procuraremos nesta UC mostrar as coincidências e as divergências histórica em que os termos se unem e se separam. Faremos a pergunta pela natureza da arte, para depois questionarmos o que é a tecnologia e como esta procede. Ao fazer um percurso histórico e teórico onde estas temas são tratados, estamos ao mesmo tempo a mostrar como tenologia e arte se poder interconectar, sublinhando-se, desde modo, os objectivos e o programa da UC. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao problema: arte como tecnologia;
    2. Definições de Arte e Território do artístico;
    3. A técnica: da construção à acção;
    4. A Arte: aproximação histórica ao juízo estético;
    5. Crise da Intersecção entre Arte e Técnica: o caso do século XX;
    6. A Fragmentação da Arte e o apogeu da Tecnologia: o pós-moderismo;
    7. Arte, Técnica e Política;
    8. Rumor do Mundo: arte, som e tecnologia.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer as relações entre as criações artísticas, a tecnologia e a comunicação;
    2. Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural;
    3. Identificar a influência da técnica na produção artística;
    4. Compreender a modernidade como como um fenómeno de intersecção;
    5. Compreender a intersecção da arte e da tecnologia nas artes contemporâneas: som, imagem, movimento;
    6. Reconhecer a natureza de um juízo estético.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aristo¿teles (2012), E¿tica a Nico¿maco (Grego-Portugue¿s). Lisboa: Edic¿o¿es Universita¿rias Luso¿fonas.

    Bradley, Arthur (2011), Originary Technicity: The Theory of Technology from Marx to Derrida. Palgrave Macmilnan, 2011.

    Groys, Boris (2008), «A Genealogy of Participatory Art». In AAVV (2008), The Art of Participation: From 1950 to Now. New York/London: Thames & Hudson, 2008, pp. 18-31. 

    Kramer, Lawrence, The Hum of the World. A Philosophy of Listening. Berkeley: University of California Press.

    Mitcham, Carl (1994), Thinking through Technology. The Path between Engineering and Philosophy. Chicago: Chicago University Press, 1994. 

    Siegert, Bernhard (2015), Cultural Techniques. Grids, Filters, Doors, and Other. Articulations of the Real. New York: Fordham University Press. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios