filmeu

Disciplina Arte e Tecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Arte e tecnologia são termos que na sua origem estavam junto. A separação dos termos é um fenómeno recente e pretende dar conta da distinção entre duas formas do humano fazer e produzir coisas. A se arte quer ser uma forma cujos fins são interiores aos seus meios, a tecnologia remete a um fazer um os fins estão fora dos meios. Procuraremos nesta UC mostrar as coincidências e as divergências histórica em que os termos se unem e se separam. Faremos a pergunta pela natureza da arte, para depois questionarmos o que é a tecnologia e como esta procede. Ao fazer um percurso histórico e teórico onde estas temas são tratados, estamos ao mesmo tempo a mostrar como tenologia e arte se poder interconectar, sublinhando-se, desde modo, os objectivos e o programa da UC. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao problema: arte como tecnologia;
    2. Definições de Arte e Território do artístico;
    3. A técnica: da construção à acção;
    4. A Arte: aproximação histórica ao juízo estético;
    5. Crise da Intersecção entre Arte e Técnica: o caso do século XX;
    6. A Fragmentação da Arte e o apogeu da Tecnologia: o pós-moderismo;
    7. Arte, Técnica e Política;
    8. Rumor do Mundo: arte, som e tecnologia.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer as relações entre as criações artísticas, a tecnologia e a comunicação;
    2. Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural;
    3. Identificar a influência da técnica na produção artística;
    4. Compreender a modernidade como como um fenómeno de intersecção;
    5. Compreender a intersecção da arte e da tecnologia nas artes contemporâneas: som, imagem, movimento;
    6. Reconhecer a natureza de um juízo estético.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aristo¿teles (2012), E¿tica a Nico¿maco (Grego-Portugue¿s). Lisboa: Edic¿o¿es Universita¿rias Luso¿fonas.

    Bradley, Arthur (2011), Originary Technicity: The Theory of Technology from Marx to Derrida. Palgrave Macmilnan, 2011.

    Groys, Boris (2008), «A Genealogy of Participatory Art». In AAVV (2008), The Art of Participation: From 1950 to Now. New York/London: Thames & Hudson, 2008, pp. 18-31. 

    Kramer, Lawrence, The Hum of the World. A Philosophy of Listening. Berkeley: University of California Press.

    Mitcham, Carl (1994), Thinking through Technology. The Path between Engineering and Philosophy. Chicago: Chicago University Press, 1994. 

    Siegert, Bernhard (2015), Cultural Techniques. Grids, Filters, Doors, and Other. Articulations of the Real. New York: Fordham University Press. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios