-
Apresentação
Apresentação
Arte e tecnologia são termos que originalmente se juntaram. A divisão dos termos é um fenómeno recente e visa dar conta da distinção entre duas formas de o homem fazer e produzir coisas. Se a arte pretende ser uma forma cujos fins são internos aos seus meios, a tecnologia refere-se a um fazer cujos fins estão fora dos meios. Iremos indagar sobre a natureza da arte e, de seguida, perguntar o que é a tecnologia e como se processa. Ao fazermos um percurso histórico e teórico, onde estes temas são abordados, estamos ao mesmo tempo a mostrar como a tecnologia e a arte podem estar interligadas, enfatizando assim os resultados e os conteúdos programáticos da UC. Este curso trata do pensamento sónico, a estética e o futuro da prática artística no contexto da colaboração homem-máquina. Ao mergulhar em textos e ideias influentes, os participantes obterão uma compreensão profunda da dinâmica em evolução entre arte e tecnologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-17420
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. A arte como tecnologia: perspectivas históricas e debates contemporâneos 2. Pensamento sónico: Da psicoacústica à IA no design de som 3. Pensamento diagramático e Juízo estético na era digital 4. Participação, Performatividade, arte, linguagem e técnica 5. Estética da atenção, avantgarde e arte contemporânea 6. Art as Reserach & Epistemologia da estética 7. Ruído e Ressonância 8. Arqueologia dos media e figuras sonoras 9. Som e voz sintética: História, tecnologia e estética 10. Escuta incorporada e desencarnada no cinema 11. Rumo ao som pós-humano? Explorando novas fronteiras auditivas 12. A face mutante da arte: IA, avatares e identidades digitais 13. A improvisação e o digital: Novas formas de expressão artística 14. O futuro da prática artística na era da IA: Criatividade Homem-Máquina 15. O futuro da prática artística na era da IA II
-
Objetivos
Objetivos
a) Desenvolver uma compreensão da interação entre arte e tecnologia b) Analisar criticamente as dimensões histórica, cultural e filosófica das práticas de escuta e das tecnologias sonoras c) Reconhecer e problematizar juízos estéticos e categorias estéticas; d) Distinguir diferentes posições relativamente à arte e à epistemologia da estética do sec. XX e XXI. e) Tomar consciência da complexa relação entre materialidade, acontecimento, performatividade, participação, hacking e improvisação nas artes e tecnologias contemporâneas f) Compreender a intersecção entre a arte incorporada, a antropotécnica e a antropologia do som bem como abordagens pos-humanas g) Adquirir conhecimentos sobre a questão da existência de máquinas criativas e da co-criatividade homem-máquina h) Distinguir conceitos acústicos, epistemológicos e culturais de ruído e ressonância i) Debater posições e controvérsias do digital, da arte computacional, da estética da atenção na era da IA/ML
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
aula expositiva oral; hermenêutica e heurística textual; mapeamento de desenvolvimentos conceptuais e arqueologias dos media; debate aberto e discussão pública; material de apoio visual e sonoro, uma visita de estudo
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Belting, H. (2022).Face and Mask. PUP. Benjamin, W.(1992).Sobre arte, técnica, linguagem e política. R d´Água Blumenberg, H.(2000).“Imitation of Nature” Qui Parle, 12(1), 17–54. https://doi.org/10.1215/quiparle.12.1.17 Bishop, C.(2024).Disordered Attention. Verso. Cox, C.(2019) Sonic Flux. UCP Gerner, A.(2017).Probing Cognitive Enhancements of Social “Resonance”. Kairos 19(1), 93–133. Groys, B.(2022).Becoming an Artwork.Polity Kant, I.(1993)[1790/93].Critica da Faculdade do Juízo. FU Levin, T. Y.(2003).Tones from out of Nowhere: Rudolph Pfenninger and the Archaeology of Synthetic Sound McCormack, J., et al.(2023)"Is Writing Prompts Really Making Art?" Mersch, D.(2015).Epistemology of Aesthetics Mersch et al (eds).(2023) Actor & Avatar.Transcript Nietzsche, F.(2023).O Nascimento da Tragédia. Edições 70 Sloterdijk, P.(2024). O Arrependimento de Prometheu.R d´Água Platão (2000). Fedro. [Dialogo sobre a retórica].Lisboa: Guimarães Editores Zeilinger, M. (2021).Tactical entanglements
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não