-
Apresentação
Apresentação
Arte e tecnologia são termos que na sua origem estavam junto. A separação dos termos é um fenómeno recente e pretende dar conta da distinção entre duas formas do humano fazer e produzir coisas. A se arte quer ser uma forma cujos fins são interiores aos seus meios, a tecnologia remete a um fazer um os fins estão fora dos meios. Procuraremos nesta UC mostrar as coincidências e as divergências histórica em que os termos se unem e se separam. Faremos a pergunta pela natureza da arte, para depois questionarmos o que é a tecnologia e como esta procede. Ao fazer um percurso histórico e teórico onde estas temas são tratados, estamos ao mesmo tempo a mostrar como tenologia e arte se poder interconectar, sublinhando-se, desde modo, os objectivos e o programa da UC.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-17420
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução ao problema: arte como tecnologia;
- Definições de Arte e Território do artístico;
- A técnica: da construção à acção;
- A Arte: aproximação histórica ao juízo estético;
- Crise da Intersecção entre Arte e Técnica: o caso do século XX;
- A Fragmentação da Arte e o apogeu da Tecnologia: o pós-moderismo;
- Arte, Técnica e Política;
- O Rumor do Mundo: arte, som e tecnologia.
-
Objetivos
Objetivos
- Conhecer as relações entre as criações artísticas, a tecnologia e a comunicação;
- Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural;
- Identificar a influência da técnica na produção artística;
- Compreender a modernidade como como um fenómeno de intersecção;
- Compreender a intersecção da arte e da tecnologia nas artes contemporâneas: som, imagem, movimento;
- Reconhecer a natureza de um juízo estético.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aristo¿teles (2012), E¿tica a Nico¿maco (Grego-Portugue¿s). Lisboa: Edic¿o¿es Universita¿rias Luso¿fonas.
Bradley, Arthur (2011), Originary Technicity: The Theory of Technology from Marx to Derrida. Palgrave Macmilnan, 2011.
Groys, Boris (2008), «A Genealogy of Participatory Art». In AAVV (2008), The Art of Participation: From 1950 to Now. New York/London: Thames & Hudson, 2008, pp. 18-31.
Kramer, Lawrence, The Hum of the World. A Philosophy of Listening. Berkeley: University of California Press.
Mitcham, Carl (1994), Thinking through Technology. The Path between Engineering and Philosophy. Chicago: Chicago University Press, 1994.
Siegert, Bernhard (2015), Cultural Techniques. Grids, Filters, Doors, and Other. Articulations of the Real. New York: Fordham University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não