-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Metodologias de Investigação Científica tem como campo de acção principal a consolidação do pensamento crítico sustentado dos alunos. O seu domínio de intervenção é basilar no estruturar de um pensamento académico profissional, proporcionando ao aluno através da compreensão de metodologias científicas, o desenvolvimento de um trabalho teórico coerente com padrões internacionais de qualidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-7334
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As aulas serão baseadas em materiais audiovisuais e textos com os quais os alunos se poderão relacionar dinamicamente ao longo do curso. A unidade curricular contém um elevado grau de coerência académica ao centra-se em metodologias específicas dos estudos do som. Proporcionará aos alunos a possibilidade de se familiarizarem com os principais componentes de abordagens qualitativas à pesquisa em ciências sociais, permitindo que compreendam e se tornem proficientes no campo da pesquisa qualitativa, ao cobrir em detalhe os métodos qualitativos mais comuns; observação participante, entrevistas em profundidade e grupos focais. Desenvolvem-se ainda as capacidades dos alunos numa vasta gama de técnicas quantitativas de investigação, incluíndo o recurso a softwares de análise sonora.
Esta unidade curricular ancora-se nas seguintes plataformas:
-Pensamento Crítico
-Prática de Seminário
-Utilização de materiais de Pesquisa
-Planeamento e Estruturação de uma tese
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular utiliza ferramentas heterogéneas para ajudar os alunos a fazer a transição do 1º ciclo para o 2º com confiança, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades de investigação académica. Os alunos participarão em seminários temáticos onde serão analisados diferentes aspectos do método de pesquisa científica para estudos do som, escrutinando as relações dos seus diferentes ramos com as materialidades específicas do objecto sonoro. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de escrever um ensaio ou relatório de mestrado com um nível académico internacional
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação semanal pelos alunos das problemáticas e progressos na investigação. Discussão em aula de todos os pontos da pesquisa, incluindo referências textuais, instâncias sonoras e/ou tecnológicas que permitirão enraizar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver pelo estudante
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bull, M., Cobussen, M. (Eds) (2021) The Bloomsbury Handbook of Sonic Methodologies. Bloomsbury Academic
Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais . Gradiva.
Chion, Michel (2009) Film, a Sound Art. Columbia University Press
Cox, C., Warner, D. (2004) Audio Culture. Continuum
Denzin, Norman K. and Lincoln, Yvonna S. (eds.) (2011) The Sage Handbook of Qualitative Research. Sage Publications.
Feyerabend, P. (1977) Contra o Método. Francisco Alves Editora
Foss, Sonja K. (2016) Destination Dissertation. Rowman & Littlefield
Lakatos, I. (1990) For and Against Method. University of Chicago Press
Smith, H., Dean, R. (2009) Practice-led Research, Research-led practice in the Creative Arts. Edinburgh University Press
Sterne, J. (Ed) (2012) The Sound Studies Reader. Routledge
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não