filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação Científica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Metodologias de Investigação Científica tem como campo de acção principal a consolidação do pensamento crítico sustentado dos alunos. O seu domínio de intervenção é basilar no estruturar de um pensamento académico profissional, proporcionando ao aluno através da compreensão de metodologias científicas, o desenvolvimento de um trabalho teórico coerente com padrões internacionais de qualidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As aulas serão baseadas em materiais audiovisuais e textos com os quais os alunos se poderão relacionar dinamicamente ao longo do curso. A unidade curricular contém um elevado grau de coerência académica ao centra-se em metodologias específicas dos estudos do som. Proporcionará aos alunos a possibilidade de se familiarizarem com os principais componentes de abordagens qualitativas à pesquisa em ciências sociais, permitindo que compreendam e se tornem proficientes no campo da pesquisa qualitativa, ao cobrir em detalhe os métodos qualitativos mais comuns; observação participante, entrevistas em profundidade e grupos focais. Desenvolvem-se ainda as capacidades dos alunos numa vasta gama de técnicas quantitativas de investigação, incluíndo o recurso a softwares de análise sonora.

    Esta unidade curricular ancora-se nas seguintes plataformas:

    -Pensamento Crítico

    -Prática de Seminário

    -Utilização de materiais de Pesquisa 

    -Planeamento e Estruturação de uma tese

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular utiliza ferramentas heterogéneas para ajudar os alunos a fazer a transição do 1º ciclo para o 2º com confiança, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades de investigação académica. Os alunos participarão em seminários temáticos onde serão analisados diferentes aspectos do método de pesquisa científica para estudos do som, escrutinando as relações dos seus diferentes ramos com as materialidades específicas do objecto sonoro. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de escrever um ensaio ou relatório de mestrado com um nível académico internacional

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação semanal pelos alunos das problemáticas e progressos na investigação. Discussão em aula de todos os pontos da pesquisa, incluindo referências textuais, instâncias sonoras e/ou tecnológicas que permitirão enraizar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver pelo estudante

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bull, M., Cobussen, M. (Eds) (2021) The Bloomsbury Handbook of Sonic Methodologies. Bloomsbury Academic

    Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais . Gradiva.

    Chion, Michel (2009) Film, a Sound Art. Columbia University Press

    Cox, C., Warner, D. (2004) Audio Culture. Continuum

    Denzin, Norman K.  and Lincoln, Yvonna S. (eds.) (2011)  The Sage Handbook of Qualitative Research. Sage Publications.

    Feyerabend, P. (1977) Contra o Método. Francisco Alves Editora

    Foss, Sonja K. (2016) Destination Dissertation. Rowman & Littlefield

    Lakatos, I. (1990) For and Against Method. University of Chicago Press

    Smith, H., Dean, R. (2009) Practice-led Research, Research-led practice in the Creative Arts. Edinburgh University Press

    Sterne, J. (Ed) (2012) The Sound Studies Reader. Routledge

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios