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Disciplina Assuntos Regulamentares I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Assuntos Regulamentares permite adquirir conhecimentos e competências nas áreas mais relevantes da regulação de produtos de saúde (que inclui os dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal) e suplementos alimentares.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Regulação de Dispositivos Médicos e Cosméticos
      1. Conceitos gerais de regulação de produtos de saúde

        Dispositivos médicos:

        - Demarcação de fronteira e classificação de dispositivos médicos

        - Avaliação de conformidade

        - Registo de dispositivos médicos

        Produtos cosméticos:

        - Fabrico e importação

        - Avaliação da segurança

        - Controlo do mercado de cosméticos

    2. Farmacovigilância e Vigilancia Dispositivos Médicos
    3. Sistema Nacional e Europeu de Farmacovigilância
      1. Gestão do Risco e medidas de minimização

        Monitorização adicional

    4. Regulamentação dos suplementos alimentares

      1. Conceitos gerais de regulação de suplementos alimentares
      2. Sistema Europeu de Regulação e Autoridades Competentes
      3. Produtos-fronteira entre Suplementos Alimentares e Medicamentos
      4. Demarcação de fronteira com medicamentos
      5. Multivitamínicos, vitaminas e sais minerais
      6. Produtos dietéticos e de Naturopatia
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da Unidade Curricular é o de proporcionar uma formação avançada, bem como a aquisição de competências e conhecimentos, de forma sistematizada, nas áreas mais relevantes da regulação de produtos de saúde (que inclui os dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal) e suplementos alimentares.

    Competências desenvolvidas durante as aulas:

    • Pesquisar e recuperar informação regulamentar sobre produtos de saúde e suplementos alimentares
    • Conhecer e aplicar os conceitos relacionados com regulamentação de produtos de saúde e suplementos alimentares
    • Reforço dos conhecimentos que permitem o desempenho de funções profissionais nesta área ou para melhorar o seu desempenho profissional, caso já estejam a trabalhar na área em questão.

    A Unidade Curricular é composta por duas Unidades de formação (Regulamentação dos produtos de saúde e Regulamentação dos suplementos alimentares).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas:

    1. Tutoria de profissionais das Autoridades Competentes com Sessões "hands-on" de Casos reais (notificação de um Suplementos Alimenatr na pág. da DGAV, emisão de Opinião Científica para a ASAE, etc) para internalização de competências profissionais reais em contexto real.

    2. Design de um "Produto" com todas as justificações de conformidade de Qualidade, Segurança e Eficáia independentemente dos graus de liberdade regulamentares- perceção do que é a responsabilidade profissional.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • União Europeia Com EU - Regulamento (UE) nº 432/2012 . [ 16 de maio de 2012, que estabelece uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de um risco de doença ou o desenvolvimento e a saúde das crianças. JO, L 136:1-40
    • Comissão Europeia , Parlamento EU, Regulamento (CE) nº 1924/2006. 20 de dezembro de 2006, relativo às alegações nutricionais e de saúde sobre os alimentos.JO,L404:9-25

     

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