filmeu

Disciplina Assuntos Regulamentares II

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo da Unidade Curricular é o de desenvolver competências na aplicação de conhecimentos especializados, de acordo com as opiniões técnico-científicas emitidas pelas Autoridades e seus grupos de peritos (e.g. SCCS, EFSA; WHO ; FAO; CODEX Notification Bodies Guidelines), sabendo localizar, interpretar e implementar os referenciais nacionais e internacionais (Diário da República; EU Official Journal; EMA Guidelines), nas áreas mais relevantes da regulação de produtos de saúde (que inclui os dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal) e de suplementos alimentares.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução - Sistemas Europeus de Vigilância (géneros alimentícios, produtos não-alimentos e não-medicamentos). Comités Científicos Internacionais e Opiniões científicas. Bases de Dados da UE, da FDA, do Canadá e da Austrália.

    1. Acesso aos sistemas nacionais e internacionais de notificação de defeitos de qualidade, de efeitos adversos ou de aceitação /rejeição de produto. Estudos de caso.
      1.  Redes europeias de Alerta- regras de funcionamento.- RAPEX- RASFF
      2. Acesso aos sistemas internacionais (FDA, Codex Alimentarius, WHO) e análise crítica  (e.g.: USP Dietary Supplements).
    2. Prática simulada integrada
  • Objetivos

    Objetivos

    Competências desenvolvidas durante as aulas:

    • Pesquisar e analisar informação técnico-científica e regulamentar sobre produtos de saúde e suplementos alimentares sob a forma de estudos de caso
    • Conhecer e aplicar os conceitos relacionados com regulamentação ao desenho simulado de produtos de saúde e suplementos alimentares
    • Integração dos conhecimentos do aluno que permitem o desempenho de funções profissionais nestas áreas ou para melhorar o desempenho profissional, caso já esteja a trabalhar na área em questão.

    A Unidade Curricular é composta por duas Unidades de formação (Regulamentação dos produtos de saúde e Regulamentação dos suplementos alimentares).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas:

     

    - Resolução de casos reais que estão em curso em Autoridades de cada área do MPSSA em colaboração com colaboradores dessas instituições

    - Consulta permannete das inúmeras bases de dados internacionais

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Regulamento (CE) nº 178/2002 de 28 de janeiro

      Estabelece, no seu artigo 50º, um sistema de alerta rápido em rede para a notificação de riscos diretos ou indiretos para a saúde humana, ligados a géneros alimentícios ou a alimentos para animais.

    • Regulamento (CE) nº 1161/2011 de 14 de Novembro de 2011 que altera a Directiva 2002/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, o Regulamento (CE) nº 1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e o Regulamento (CE) nº 953/2009 da Comissão no que se refere às listas de substâncias minerais que podem ser adicionadas aos alimentos.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios