filmeu

Disciplina Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde tem por objetivo dotar os estudantes de ferramentas que lhe permitam uma correta aplicação em contexto prático dos conhecimentos adquiridos nas Ucs lecionadas ao longo do primeiro ano de mestrado. Disponibiliza aos estudantes um acompanhamento permanente no decorrer da realização dos seus estágios académicos, desenvolvendo em contexto de sala de aula atividades que vão desde a formulação de casos à proposta e implementação de intervenões, no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, considerando as características das instituições de acolhimento do estagiário, bem como o seu público alvo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Regulamento do estágio, definição das funções do estagiário, ética e deontologia; Elaboração do projeto de estágio Treino de competências de comunicação (observação e implementação; psicólogo/cliente; psicólogo/equipa) Apresentação das atividades supervisionadas e casos práticos com integração de fundamentação teórica em Psicologia Clínica e da Saúde Prática de Avaliação e diagnóstico em Psicologia Clínica e da Saúde Elaboração de estudos de caso Formulação de propostas intervenção ou de prevenção Avaliação da eficácia das intervenções implementadas Relatórios de estudo de caso Elaboração do relatório de estágio.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade curricular tem por objetivo oferecer uma experiência institucional na área da Psicologia Clínica e da Saúde, de modo a efetuar uma prática supervisionada que esteja de acordo com os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares. Pretende igualmente proporcionar aos alunos treino no diagnóstico, avaliação, implementação de programas de tratamento ou prevenção e avaliação dos resultados. Tem ainda por objetivo o ensino da integração em equipas multidisciplinares. A conceptualização, desenvolvimento e concretização de um projeto de estágio numa instituição, supervisionados em seminário, permite ao aluno obter a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos, podendo, desta forma, apurar competências que conduzirão a uma intervenção eficaz nas organizações onde venha a trabalhar.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são essencialmente práticas e interativas, assentes discussão das atividades realizados no estágio. A participação dos estudantes nas aulas e¿ promovida através de metodologias de ensino ativas e interrogativas que promovem igualmente o diálogo e debate entre estudantes. Como se pretende que os estudantes tenham uma visão critica e reflexiva, incentivam-se a apresentação e discussão de casos clínicos. Para o treino de competências, usa-se a prática simulada através de sessões de role-play. A metodologia híbrida está presente com a promoção de tarefas de pesquisa para apresentação de trabalhos em aula, que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Além disso, estão planeadas atividades de tutoria para a realização do relatório final de estágio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5.ª ed.).Lisboa: Climepsi. Pomerantz, A. (2017). Clinical psychology: Science, practice, and culture (4 th ed.). Thousand Oaks: SAGE.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios