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Disciplina Perspetiva Transdiagnóstica da Psicopatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma UC basilar para a compreensão das perturbações emocionais e para a preparação de protocolos de intervenção clínica de acordo com os novos desenvolvimentos do paradigma cognitivo-comportamental de intervenção clínica, completo por isso alinhada com o `âmbito deste ciclo de estudos e sendo uma UC de base para o desenvolvimento e avanço científico nesta área do conhecimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Perspetiva categorial da psicopatologia e suas limitações CP2: Introdução à perspetiva transdiagnóstica das perturbações emocionais a. Pressupostos, vantagens e limitações b. Fatores de vulnerabilidade e mecanismos comuns a várias perturbações emocionais CP3: Racional teórico e preparação para a aplicação do protocolo unificado a. Recolha de dados e avaliação b. Formulação de caso c. Definição de objetivos terapêuticos CP4: Protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais: a. Aplicação em diferentes contextos clínicos b. Protocolo para adultos CP5: Tomada de decisão clínica
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretede-se que individualmente e em grupo, nor formato escrito e oral, o/as estudantes consigam: OA1: Avaliar criticamente a perspetiva categorial da psicopatologia OA2: Integrar a abordagem transdiagnóstica numa perspetiva funcional e dimensional das perturbações emocionais assente no conhecimento acerca dos processos das estruturas latentes e seu fundamento neurobiológico OA3: Discutir as aplicações da abordagem transdiagnóstica na compreensão das perturbações emocionais e do comportamento motivado pela emoção OA4: Aplicar o protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais OA5: Analisar os protocolos desenvolvidos online para avaliação e intervenção em fatores transdiagnósticos OA6: Discutir  a tomada de decisão clínica
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barlow, D., & Farchione, T. (2018). Applications of the unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders. NY: OUP. Barlow, D., Farchione, T., Sauer-Zavala, S., Latin, H., Ellard, K., Bullis, J., ¿ Cassiello-Robbins, C. (2018). Unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders (2.ª ed.). NY: OUP. Frank, R., & Davidson, J. (2014). The transdiagnostic roadmap to case formulation and treatment planning. Oakland: New Harbinger. Harvey, A., Watkins, E., Mansell, W., & Shafran, R. (2004). Cognitive behavioural processes across psychological disorders: A transdiagnostic approach to research and treatment. Oxford: OUP. Leahy, R., Tirch, D., & Napolitano, L. (2011). Emotion regulation in psychotherapy. NY: Guilford. Tulbure, B., Rusu, A., Sava, F., S¿l¿gean, N., & Farchione, T. (2018). A web-based transdiagnostic intervention for affective and mood disorders: randomized controlled trial. JMIR mental health, 5(2), e36.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação da UC em modalidade contínua consiste na realização de um teste escrito baseado nos textos de leitura obrigatória (ponderação de 50%), e na realização de um trabalho de grupo com a respetiva apresentação oral (50%).


    Estudantes com estatuto especial comprovado terá de sinalizar atempadamente a situação junto do corpo docente e, caso não compareçam às datas de avaliação estipuladas, terão de realizar trabalhos equivalentes que garantam equidade de avaliação em relação

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho de grupo com apresentação oral

    A definir

    50%

    Teste escrito individual

    A definir

    50%

     

     

     

     

     

     

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