filmeu

Disciplina Perspetiva Transdiagnóstica da Psicopatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma UC basilar para a compreensão das perturbações emocionais e para a preparação de protocolos de intervenção clínica de acordo com os novos desenvolvimentos do paradigma cognitivo-comportamental de intervenção clínica, completo por isso alinhada com o `âmbito deste ciclo de estudos e sendo uma UC de base para o desenvolvimento e avanço científico nesta área do conhecimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Perspetiva categorial da psicopatologia e suas limitações CP2: Introdução à perspetiva transdiagnóstica das perturbações emocionais a. Pressupostos, vantagens e limitações b. Fatores de vulnerabilidade e mecanismos comuns a várias perturbações emocionais CP3: Racional teórico e preparação para a aplicação do protocolo unificado a. Recolha de dados e avaliação b. Formulação de caso c. Definição de objetivos terapêuticos CP4: Protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais: a. Aplicação em diferentes contextos clínicos b. Protocolo para adultos CP5: Tomada de decisão clínica
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretede-se que individualmente e em grupo, nor formato escrito e oral, o/as estudantes consigam: OA1: Avaliar criticamente a perspetiva categorial da psicopatologia OA2: Integrar a abordagem transdiagnóstica numa perspetiva funcional e dimensional das perturbações emocionais assente no conhecimento acerca dos processos das estruturas latentes e seu fundamento neurobiológico OA3: Discutir as aplicações da abordagem transdiagnóstica na compreensão das perturbações emocionais e do comportamento motivado pela emoção OA4: Aplicar o protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais OA5: Analisar os protocolos desenvolvidos online para avaliação e intervenção em fatores transdiagnósticos OA6: Discutir  a tomada de decisão clínica
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barlow, D., & Farchione, T. (2018). Applications of the unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders. NY: OUP. Barlow, D., Farchione, T., Sauer-Zavala, S., Latin, H., Ellard, K., Bullis, J., ¿ Cassiello-Robbins, C. (2018). Unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders (2.ª ed.). NY: OUP. Frank, R., & Davidson, J. (2014). The transdiagnostic roadmap to case formulation and treatment planning. Oakland: New Harbinger. Harvey, A., Watkins, E., Mansell, W., & Shafran, R. (2004). Cognitive behavioural processes across psychological disorders: A transdiagnostic approach to research and treatment. Oxford: OUP. Leahy, R., Tirch, D., & Napolitano, L. (2011). Emotion regulation in psychotherapy. NY: Guilford. Tulbure, B., Rusu, A., Sava, F., S¿l¿gean, N., & Farchione, T. (2018). A web-based transdiagnostic intervention for affective and mood disorders: randomized controlled trial. JMIR mental health, 5(2), e36.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios