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Disciplina Psicologia da Saúde I - Promoção da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC constitui-se como o primeiro contacto dos estudantes com a componente da Saúde, dentro do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Visa contextualizar a atuação do psicólogo no âmbito da saúde pública, enquanto especialista em mudança comportamental, e dotado de uma linguagem e domínio conceptual e metodológico que o aproxime de outras especialidades que atuam no campo da Saúde. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Psicologia da saúde: contextualização.
    2. Definição multidimensional de saúde.
    3. Conceitos de promoção da saúde e prevenção da doença:
      1. relevância no âmbito da saúde pública;
      2. perspetivas conceptuais e tipologias.
    4. Impacto do comportamento na saúde:
      1. determinantes psicossociais da saúde.
    5. Comportamentos protetores da saúde:
      1. modelos explicativos da adesão e não adesão;
      2. promoção da adesão ao longo do ciclo de vida;
      3. a entrevista motivacional na promoção da adesão;
      4. o impacto da saúde mental na adesão.
    6. Adequação desenvolvimental e sociocultural na promoção e prevenção em saúde.
    7. Desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de promoção e prevenção em saúde:
      1. aspetos conceptuais e metodológicos.
  • Objetivos

    Objetivos

     

    • OA. 1ustificar a relevância da psicologia em contextos de saúde;
    • OA2. Reconhecer a saúde na sua multidimensionalidade, identificando a estreita ligação entre a componente física e a componente mental;
    • OA3. Enquadrar a promoção da saúde na sua relação com os níveis de prevenção em saúde;
    • OA4. Contextualizar e classificar a promoção e a prevenção em saúde no âmbito de tipologias;
    • OA5. Identificar especificamente o impacto que o comportamento tem na saúde;
    • OA6. Conhecer e comparar criticamente os modelos explicativos da adesão e não adesão a comportamentos protetores da saúde, e aplicá-los na promoção da mudança comportamental;
    • OA7. Reconhecer a importância da adequação desenvolvimental e sociocultural da promoção e prevenção em saúde, como desafios com implicações diretas para o sucesso das intervenções;
    • OA8. Desenvolver programas de promoção e prevenção em saúde, de acordo com os princípios das melhores práticas internacionalmente reconhecidas.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na componente teórica, o método interrogativo em diferentes momentos é conjugado com a exposição de conteúdos, fomentando um diálogo contínuo sobre os conteúdos e suas implicações. Na componente prática, a consolidação dos conhecimentos é feita através de exercícios de aplicação individuais e de pequeno grupo. Quando pertinente, são utilizados pequenos vídeos ilustrativos para visionamento e discussão. A leitura individual de artigos, seguida de discussão grupal, fomenta a reflexão e integração.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • DiClemente, R. J., Crosby, R. A., & Kegler, M. C. (Coords.) (2009). Emerging theories in health promotion practice and research (2.ª ed.)John Wiley & Sons, Inc.

      Glanz, K., Rimer, B. K., & Viswanath, K. (Coords.) (2015). Health behavior: Theory, research, and practice.  John Wiley & Sons, Inc.

      Gorin, S. S., & Arnold, J. (2006). Health promotion in practice.  John Wiley & Sons, Inc.

      Marks, D. F., Murray, M., & Estacio, E. V. (2018). Health psychology: Theory, research and practice (5.ª ed.). SAGE.

      Martin, L. R., & DiMatteo, M. R. (Coords.) (2014). The Oxford handbook of health communication, behavior change, and treatment adherence. Oxford University Press.

      Michie, S., Atkins, L., & West, R. (2014). The behaviour change wheel: A guide to designing interventions.  Silverback.

      Valente, T. W. (2002). Evaluating health promotion programs. Oxford University Press.

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