-
Apresentação
Apresentação
Esta UC constitui-se como o primeiro contacto dos estudantes com a componente da Saúde, dentro do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Visa contextualizar a atuação do psicólogo no âmbito da saúde pública, enquanto especialista em mudança comportamental, e dotado de uma linguagem e domínio conceptual e metodológico que o aproxime de outras especialidades que atuam no campo da Saúde.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT65-25044
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Psicologia da saúde: contextualização. Definição multidimensional de saúde. Conceitos de promoção da saúde e prevenção da doença: relevância no âmbito da saúde pública; perspetivas conceptuais e tipologias. Impacto do comportamento na saúde: determinantes psicossociais da saúde. Comportamentos protetores da saúde: modelos explicativos da adesão e não adesão; promoção da adesão ao longo do ciclo de vida; a entrevista motivacional na promoção da adesão; o impacto da saúde mental na adesão. Adequação desenvolvimental e sociocultural na promoção e prevenção em saúde. Desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de promoção e prevenção em saúde: aspetos conceptuais e metodológicos.
-
Objetivos
Objetivos
OA. 1ustificar a relevância da psicologia em contextos de saúde; OA2. Reconhecer a saúde na sua multidimensionalidade, identificando a estreita ligação entre a componente física e a componente mental; OA3. Enquadrar a promoção da saúde na sua relação com os níveis de prevenção em saúde; OA4. Contextualizar e classificar a promoção e a prevenção em saúde no âmbito de tipologias; OA5. Identificar especificamente o impacto que o comportamento tem na saúde; OA6. Conhecer e comparar criticamente os modelos explicativos da adesão e não adesão a comportamentos protetores da saúde, e aplicá-los na promoção da mudança comportamental; OA7. Reconhecer a importância da adequação desenvolvimental e sociocultural da promoção e prevenção em saúde, como desafios com implicações diretas para o sucesso das intervenções; OA8. Desenvolver programas de promoção e prevenção em saúde, de acordo com os princípios das melhores práticas internacionalmente reconhecidas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na componente teórica, o método interrogativo em diferentes momentos é conjugado com a exposição de conteúdos, fomentando um diálogo contínuo sobre os conteúdos e suas implicações. Na componente prática, a consolidação dos conhecimentos é feita através de exercícios de aplicação individuais e de pequeno grupo. Quando pertinente, são utilizados pequenos vídeos ilustrativos para visionamento e discussão. A leitura individual de artigos, seguida de discussão grupal, fomenta a reflexão e integração.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DiClemente, R. J., Crosby, R. A., & Kegler, M. C. (Coords.) (2009). Emerging theories in health promotion practice and research (2.ª ed.). John Wiley & Sons, Inc. Glanz, K., Rimer, B. K., & Viswanath, K. (Coords.) (2015). Health behavior: Theory, research, and practice. John Wiley & Sons, Inc. Gorin, S. S., & Arnold, J. (2006). Health promotion in practice. John Wiley & Sons, Inc. Marks, D. F., Murray, M., & Estacio, E. V. (2018). Health psychology: Theory, research and practice (5.ª ed.). SAGE. Martin, L. R., & DiMatteo, M. R. (Coords.) (2014). The Oxford handbook of health communication, behavior change, and treatment adherence. Oxford University Press. Michie, S., Atkins, L., & West, R. (2014). The behaviour change wheel: A guide to designing interventions. Silverback. Valente, T. W. (2002). Evaluating health promotion programs. Oxford University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não