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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende dar a conhecer os principais modelos de avaliação e intervenção em famílias e casais. Focar-se-á a apresentação do modelo sistémico na intervenção com famílias. Relativamente à intervenção com casais, abordar-se-á a diversidade de modelos existentes (modelo cognitivo-comportamental, modelo sistémico, bem como o modelo de terapia focada nas emoções, baseado na teoria da vinculação).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP785-14304
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: (In)definição de família e diversidade familiar. O conceito de família em transformação, a par das mudanças sócio-demográficas. Problematizações e implicações para a intervenção familiar CP2: A família enquanto sistema. Funções e estrutura da família. Espaço e Tempo familiares (eixo sincrónico e diacrónico) CP3: A pragmática da comunicação humana e seus impactos na dinâmica familiar. CP4: Crise e mudança: crises normativas e acidentais; mudança de 1a e de 2a ordem. CP5: O ciclo vital da família: fases e tarefas desenvolvimentais CP6: Intervenção familiar: hipótese sistémica (valor do sintoma), interrogatório circular, reenquadramento; técnicas ativas CP7: Estratégias de recolha e registo de informação: Genograma, Mapa de rede, Ecomapa CP8: Casal e funcionamento. CP9: Avaliação e intervenção no casal. CP10: Sexualidade no casal: reconhecer implicações para a terapia de casal vs terapia sexual.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender a família à luz do Modelo sistémico e conhecer os principais contributos teóricos neste domínio para a avaliação familiar. OA2: Utilizar técnicas provenientes do Modelo sistémico para a intervenção em processos terapêuticos com famílias. OA3: Identificar e relacionar os principais factores psicossociais que influenciam a relação do casal. OA4: Avaliar e intervir nas principais dificuldades relacionais e sexuais do casal.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, M. (2000). (Des)Equilíbrios familiares. Uma visão sistémica. Quarteto Editora. Barker, P. & Chang, J. (2013). Basic family therapy (6th ed.). Blackwell Publishing Ltd. Gottman, J. S. (Ed.). (2004). The marriage clinic casebook. WW Norton & Company. McGoldrick, M., Carter, B., & Garcia-Preto, N. (2016.). The expanded family life cycle: Individual, family, and social perspectives (5th ed.). Pearson. Nichols, M. P., & Davis, S. D. (2017). Family therapy: Concepts and methods (11th ed.). Pearson. Palazzoli, M. S., Boscolo, L., Cecchin, G., & Prata, G. (1980). Hypothesising - circularity - neutrality: Three guidelines for the conductor of the session. Family Process, 19, 3-10. Relvas, A. P. (2000). O ciclo vital da família. Perspectiva sistémica (2ª ed.). Afrontamento Johnson, S. M. (2019). Attachment theory in practice: Emotionally focused therapy (EFT) with individuals, couples, and families. The Guilford Press. https://doi.org/10.4324/9781351168366
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Avaliação
Avaliação
A UC adota Avaliação Contínua (AC) e implica assiduidade a pelo menos 70% das aulas (consultar o artigo 13º do Regulamento). Serão realizados dois testes de avaliação escritos ao longo do semestre (ponderação de 30% cada), uma apresentação oral em grupo (com ponderação de 25%), e um relatório clínico (com ponderação de 15%) a realizar durante o semestre e a entregar no final do semestre, em data a definir pela docente.
The UC adopts Continuous Assessment (AC) and implies attendance of 70% of classes (see article 13 of the Regulation).To this end, two written assessment tests will be carried out throughout the semester (weighting of 30% each), an oral presentation of a group work (weighting of 25%) and a clinical report (weighting of 15%) to be carried out during the semester and to be delivered at the end of the semester, on a date to be be defined by the teacher.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




