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Disciplina Avaliação e Intervenção em Crianças e Adolescentes I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dotar os alunos de competências para a avaliação e intervenção com crianças, jovens, famílias e outros adultos cuidadores. Assentando sobre os pressupostos da terapia cognitivo-comportamental e da intervenção sistémica, esta unidade prepara os alunos para a atuação clínica em contextos diversos, como escolas, unidades de saúde, contextos de clínica privada, comissões de proteção de crianças e jovens, centros de acolhimento temporário, associações/organizações de apoio à juventude ou às famílias, entre outros contextos. Sendo uma unidade de confluência de conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares, esta é uma UC que abarca uma ampla míriade de competências clínicas, tanto transversais a diversos contextos psicoterapêuticos, como específicas aos processos de avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e famílias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    C1.A consulta psicológica com crianças e adolescentes Especificidades, objetivos e aspetos éticos Fases do processo clínico A aliança terapêutica com crianças, adolescentes e famílias: desenvolvimento, manutenção e monitorização C2.Entrevista e observação clínica com crianças, adolescentes e famílias Objetivos, técnicas e especificidades desenvolvimentais da entrevista com crianças e adolescentes Entrevista clínica com os cuidadores Entrevista motivacional com crianças e adolescentes C3.Avaliação clínica e formulação de caso Avaliação compreensiva: Avaliação de fatores de risco (predisponentes, precipitantes e de manutenção) e de proteção nos múltiplos contextos Avaliação dimensional das dificuldades e das competências: Sistema ASEBA, SDQ e Conners Adaptação desenvolvimental da formulação com crianças e adolescentes C4.A intervenção psicológica com crianças e adolescentes  Estabelecimento e negociação dos objetivos terapêuticos Intervenções baseadas na evidência
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 Reconhecer os objetivos, fases e especificidades do processo de consulta psicológica com crianças e adolescentes OA2 Elaborar entrevistas clínicas para os diferentes intervenientes no processo de consulta. OA3 Planear o processo de avaliação clínica da criança e do adolescente, em função das características desenvolvimentais dos clientes, dos objetivos e settings específicos da avaliação clínica. OA4 Selecionar, administrar, cotar, analisar e interpretar instrumentos de avaliação psicológica com objetivo de desenvolver uma avaliação compreensiva e dimensional. OA5 Analisar e integrar os dados clínicos recolhidos com os conhecimentos teóricos com evidência empírica para elaborar formulações de caso compreensivas, à luz da abordagem cognitivo-comportamental OA6 Reconhecer as especificidades da intervenção psicológica com crianças e adolescentes OA7  Reconhecer a importância do estabelecimento colaborativo dos objetivos terapêuticos com criança, jovem e família
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: momentos expositivos (ME1), atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME2), visionamento de vídeos (ME3), análise e discussão de casos práticos (ME4), role-play (ME5), feedback do docente (ME6) e feedback por pares (ME7). A UC funciona em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 75% das aulas. A classificação final resulta: a) 1 teste escrito (50%), b) relatório em grupo de avaliação psicológica, com aplicação de entrevistas clínicas e instrumentos (20%); c) role-play de uma entrevista clínica à família (20%); d) participação oral nas aulas práticas (10%). A manutenção em avaliação contínua está condicionada a uma classificação não inferior a 8 valores em cada um dos elementos. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    McConaughy, Stephanie H (2013). Clinical Interviews for Children and Adolescents: Assessment to Intervention. The Guilford Press. Orvaschel. H., Faust, J. & Hersen, M (2001). Handbook of conceptualization and treatment of child psychopathology. Elsevier Science. https://nsuworks.nova.edu/cps_facbooks/32 Sattler, J. (2008). Assessment of children: Cognitive foundations. San Diego: Author.  Stallard, P. (2007). Guia do terapeuta para os Bons Pensamentos – Bons Sentimentos: utilizando a terapia cognitivo¿comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artemed  
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