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Disciplina Temas Aprofundados em Psicologia da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular tem como objectivo descrever os principais modelos de intervenção em Psicologia da Saúde e apresentar protocolos de intervenção em psicologia da Saúde em condições de saúde específicas, tendo por base a evidência empírica existente e dando enfoque às suas principais estratégias de avaliação e intervenção. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Psicologia da Saúde e sua aplicabilidade: O contexto histórico do surgimento da Psicologia da Saúde: Do modelo biomédico à Psicologia da Saúde Modelos teóricos da Psicologia da Ssaúde Modelo de crenças da saúde Teoria do comportamento planeado Modelo transteórico de mudança b. Prevenção da doença, promoção da saúde e as suas barreiras. c. Psicologia da Saúde e Psicologia da Doença:  Prevenção da doença: primária, secundária, terciária e quaternária.  Comunicação em saúde; Literacia em saúde, educação para a saúde e promoção da saúde. II. Impacto e adaptação à doença: a. A complexidade psicológica da doença e incapacidade: género, personalidade, crenças, emoções e comportamento b. A avaliação psicológica em psicologia da Saúde c. Formulação clínica em Psicologia da saúde c. Stress, doença e coping. III. Avaliação, formulação clínica e modelos de intervenção na doença: a. Dor crónica b. Saúde sexual e reprodutiva c. Doença oncológica d. Doenças cardiovasculares e: VIH sida e doenças autoimunes  
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer a complexidade biopsicossocial associada à prática da Psicologia da Saúde. - Conhecer os principais modelos teóricos da Psicologia da Saúde - Avaliar o nível de adaptação e impacto da doença ou incapacidade - Estimular a promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis no contexto de intervenção - Conhecer os modelos concetuais e as principais estratégias de avaliação e intervenção nos principais problemas de saúde - Conhecer o estado atual da investigação científica da intervenção psicológica dos principais problemas de saúde - Ser capaz de avaliar e desenvolver projetos de investigação em Psicologia da Saúde
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. A abordagem combina metodologias expositivas e ativas, promovendo uma aprendizagem teórico-prática. Aulas expositivas e participativas, que incentivam a interação e a discussão crítica dos conteúdos. Aprendizagem baseada em projetos, através da realização de um trabalho de grupo que inclui a condução de entrevistas e a construção de uma formulação de caso. Aprendizagem experiencial, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em contextos próximos da prática profissional. Trabalho colaborativo, que desenvolve competências interpessoais e de trabalho em equipa. Apresentação e comunicação científica, com a elaboração e defesa de um póster oral, reforçando a capacidade de síntese e expressão oral.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology. NY:  Taylor & Francis Bennett, P. (2002). Introdução clínica à psicologia da saúde. Manuais Universitários. Lisboa: Climepsi Boyer, B.A., & Paharia M.I. (2008). Comprehensive handbook of clinical health psychology. UK: Wiley. Burch, V., & Penman, D. (2013). Mindfulness for health: A pratical guide to relieving pain, reducing stress and restoring wellbeing. London: Piatkus Joyce-Moniz, L., & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Desenvolvimento e intervenção. Porto: Edições Asa. Marks, D.V., Murray, M. D., Evans, B., & Estacio, E. V. (2011). Health psychology: Theory, research and practice. London: Sage Publications. .Sarafino, E.P, & Smith, T.W. (2011). Health psychology: Biopsychosocial interactions. UK: Wiley. White, C.A. (2001). Cognitive behavior therapy for chronic medical problems. UK: Wiley.
  • Avaliação

    Avaliação

    A metodologia de avaliação integra duas modalidades: avaliação contínua e exame de recurso.

    A avaliação contínua inclui:

    • A realização de um trabalho prático em grupo (com um máximo de quatro elementos), que consiste no desenvolvimento de uma formulação de caso e intervenção em Psicologia da Saúde, envolvendo a recolha de dados por meio de entrevista. Este trabalho culmina numa apresentação oral dos resultados, com o apoio de um póster científico [50% (20% trabalho escrito + 30% apresentação oral)] 
    • A realização de dois testes escritos ao longo do semestre [25% + 25%].

    A nota mínima exigida em cada componente é de 9,5 valores.

    O exame de recurso consiste na realização de uma prova escrita.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1º teste 

    a definir 

    25%

    2º teste 

    a definir 

    25%

    Entrega de trabalho escrito e apresentação oral em formato de poster

    a definir 

    20% trabalho escrito + 30% apresentação oral

     

    Nota: Os estudantes devem consultar atentamente os procedimentos e orientações disponibilizados no moodle para a elaboração dos trabalhos práticos a realizar, garantindo o cumprimento das normas definidas para cada componente de avaliação.

     

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