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Disciplina Avaliação Psicológica em Contexto Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no dominio da avaliação psicologica forense com adultos. De forma mais circunstanciada, pretende-se capacitar os estudantes com competências teórico-práticas necessárias à atividade do psicólogo neste contexto, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos; às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados e à elaboração de relatórios periciais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1:Introdução à psicologia forense e à avaliação psicológica forense -Enquadramento e evolução concetual -Âmbito de atuação -Especificidades CP2:Enquadramento legal da prova pericial e o papel do psicólogo enquanto perito forense CP3:Processo de avaliação: Características, problemas técnicos e questões éticas CP4:Relatório psicológico forense -Objetivos, especificidades e recomendações -Impacto na decisão judicial CP5:Avaliação psicológica forense no contexto de processo penal -Avaliação psicológica de crianças e jovens -Características e especificidades da avaliação forense a crianças -Entrevista Forense do NICHD - Processo de avaliação de vítimas de abuso sexual e maus-tratos 5.2. Avaliação psicológica de adultos -A entrevista cognitiva -Processo de avaliação de ofensores e vítimas de violência conjugal e violência sexual CP6: Avaliação psicológica forense no contexto de processo civil 6.1. Avaliação da regulação das responsabilidades parentais   
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Identificar o papel do Psicólogo enquanto perito de Psicologia Forense e explicar as especificidades da sua intervenção no contexto da avaliação forense; OA2: Desenvolver e aplicar competências de planeamento e implementação de procedimentos e metodologias de avaliação adequadas às especificidades dos casos;   OA3: Desenvolver e aplicar competências específicas de interpretação e sistematização de resultados e de elaboração de relatórios forenses.  OA4: Desenvolver competências de reflexão sobre questões ético-deontológicas neste domínio de avaliação;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular (e.g., exposição interativa, questionamento, estudo de caso).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agulhas, R., & Anciães, A. (2014). Casos práticos em psicologia forense: enquadramento legal e avaliação pericial (2ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo. APA (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. American Psychological Association. Retirado de http://www.apa.org/ethics/code/ethics-code-2017.pdf APA (2013). Specialty Guidelines for Forensic Psychology. American Psychological Association, 68(1), 7¿19. doi: 10.1037/a0029889 Barroso, R. & Neto, D. (2020). Prática profissional da Psicologia da Justic¿a em Portugal. Ordem dos Psicólogos Portugueses Landström, S., Granhag, P., van Koppen, P. (2023). The Future of Forensic Psychology Core Topics and Emerging Trends. Routledge Taylor & Francis Group Matos, M., Gonçalves R., & Machado, C. (2011). Manual de Psicologia Forense. Braga: Psiquilíbrios Edições. Walsh, D., Bull, R., & Areh, I. (2024). Handbook of Investigative Interviewing and Interrogation. Routledge International Handbooks   
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