filmeu

Disciplina Métodos de Investigação e Análise de Dados II

  • Apresentação

    Apresentação

    Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende dar continuidade ao desenvolvimento e domínio de um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, nomeadamente a elaboração de um projeto de investigação em Psicologia Forense e elaboração de uma dissertação, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias quantitativas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Modelos lineares gerais
        1.1 ANOVA e ANCOVA
        1.2 MANOVA 
        1.3 Regressão linear simples 
        1.4 Regressão linear múltipla e hierárquica
        1.5 Regressão logística 
    CP2. Modelos de equações estruturais
        2.1Análise de modelos de mediação
        2.2 Análise de modelos de moderação
    CP3 Análises da dimensionalidade
        3.1 Analise Fatorial Exploratória
        3.2 Analise fatorial confirmatória
    CP4. Avaliação e medição de construtos
        4.1. Avaliação da Validade
        4.2. Avaliação da Fiabilidade
    CP5. RSL e meta-analise
        5.1Revisão Sistemática da Literatura
        5.2 Meta-análises
     

  • Objetivos

    Objetivos

    •OA1: Conhecer e aplicar procedimentos metodológicos e métodos de análise quantitativa;

    •OA2: Realizar análise de dados quantitativos com recurso ao software SPSS e JASP;

    •OA3: Relatar dados de investigação realizada com o SPSS e/ou JASP.

    •OA4: Analisar criticamente os dados e os contributos da investigação empírica para a Psicologia forense

    •OA5: Compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Forense.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão usadas várias metodologias de ensino (ME), designadamente momentos expositivos (ME1), feedback pelo docente (ME2) e por pares (ME3). No entanto, tratando-se de uma UC de natureza prática, as metodologias a privilegiar são a demonstrativa (ME4) e a ativa (ME5), implicando o desenvolvimento de um trabalho de grupo em regime tutorial ao longo das aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ¿Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS . Sage.

    Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Pearson.

    Maroco, J. (2017). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios