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Apresentação
Apresentação
Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende dar continuidade ao desenvolvimento e domínio de um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, nomeadamente a elaboração de um projeto de investigação em Psicologia Forense e elaboração de uma dissertação, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias quantitativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-14300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Modelos lineares gerais 1.1 Regressão linear simples 1.2 Regressão linear múltipla e hierárquica 1.3 Regressão logística CP2. Modelos de equações estruturais 2.1Análise de modelos de mediação 2.2 Análise de modelos de moderação CP3 Análises da dimensionalidade 3.1 Analise Fatorial Exploratória 3.2 Analise fatorial confirmatória CP4. Avaliação e medição de construtos 4.1. Avaliação da Validade 4.2. Avaliação da Fiabilidade CP5. RSL e meta-analise 5.1 Revisão Sistemática da Literatura 5.2 Meta-análises
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Objetivos
Objetivos
•OA1: Conhecer e aplicar procedimentos metodológicos e métodos de análise quantitativa; •OA2: Realizar análise de dados quantitativos com recurso ao software SPSS e JASP; •OA3: Relatar dados de investigação realizada com o SPSS e/ou JASP. •OA4: Analisar criticamente os dados e os contributos da investigação empírica para a Psicologia forense •OA5: Compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Forense.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Serão usadas várias metodologias de ensino (ME), designadamente momentos expositivos (ME1), feedback pelo docente (ME2) e por pares (ME3). No entanto, tratando-se de uma UC de natureza prática, as metodologias a privilegiar são a demonstrativa (ME4) e a ativa (ME5), implicando o desenvolvimento de um trabalho de grupo em regime tutorial ao longo das aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
¿Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS . Sage. Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Pearson. Maroco, J. (2017). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber.
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Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada mediante as seguintes modalidades:
- Avaliação contínua: realização de uma prova escrita (60%); e trabalho realizado em grupo (relatório escrito: 25%; apresentação oral em grupo de um poster: 15%).
Para aprovação na UC, a média final ponderada dos elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores.
- Avaliação Final: Prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%).
The evaluation will be carried out through the following modalities:
- Continuous assessment: Written test (60%) and group work (written report - 25%; oral presentation of a poster session - 15%). The final weighted average of the evaluation elements must be equal to or greater than 10 for approval in the CU.
- Final Assessment: Written exam (100%) .
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Mobilidade
Mobilidade
Sim




