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Apresentação
Apresentação
Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende dar continuidade ao desenvolvimento e domínio de um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, nomeadamente a elaboração de um projeto de investigação em Psicologia Forense e elaboração de uma dissertação, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias quantitativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-14300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Modelos lineares gerais
1.1 ANOVA e ANCOVA
1.2 MANOVA
1.3 Regressão linear simples
1.4 Regressão linear múltipla e hierárquica
1.5 Regressão logística
CP2. Modelos de equações estruturais
2.1Análise de modelos de mediação
2.2 Análise de modelos de moderação
CP3 Análises da dimensionalidade
3.1 Analise Fatorial Exploratória
3.2 Analise fatorial confirmatória
CP4. Avaliação e medição de construtos
4.1. Avaliação da Validade
4.2. Avaliação da Fiabilidade
CP5. RSL e meta-analise
5.1Revisão Sistemática da Literatura
5.2 Meta-análises
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Objetivos
Objetivos
•OA1: Conhecer e aplicar procedimentos metodológicos e métodos de análise quantitativa;
•OA2: Realizar análise de dados quantitativos com recurso ao software SPSS e JASP;
•OA3: Relatar dados de investigação realizada com o SPSS e/ou JASP.
•OA4: Analisar criticamente os dados e os contributos da investigação empírica para a Psicologia forense
•OA5: Compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Forense.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão usadas várias metodologias de ensino (ME), designadamente momentos expositivos (ME1), feedback pelo docente (ME2) e por pares (ME3). No entanto, tratando-se de uma UC de natureza prática, as metodologias a privilegiar são a demonstrativa (ME4) e a ativa (ME5), implicando o desenvolvimento de um trabalho de grupo em regime tutorial ao longo das aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
¿Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS . Sage.
Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Pearson.
Maroco, J. (2017). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não