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Disciplina Avaliação Psicológica Forense com Adultos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no dominio da avaliação psicologica forense com adultos. De forma mais circunstanciada, pretende-se capacitar os estudantes com competências teórico-práticas necessárias à atividade do psicólogo neste contexto, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos; às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados e à elaboração de relatórios periciais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Avaliação psicológica forense: Introdução e contextualização

    1.1.Perícias psicológicas: Enquadramento e campos de aplicação

    1.2. Estratégias e metodologias de avaliação

    1.2.1. Entrevista: Contextos e metodologias

    1.2.2. Instrumentos de avaliação

    1.2.3. Protocolos e integração da informação

    CP2. O relatório psicológico forense: objetivos, especificidades e recomendações

    CP3. Avaliação psicológica forense em processo penal

    3.1. Avaliação da personalidade

    3.2. Avaliação das capacidades cognitivas

    3.3. Avaliação da perigosidade e do risco

    3.3. Avaliação de comportamentos e crenças

    3.5. Avaliação da sintomatologia especifica

    3.6. Avaliação de coping e suporte social

    3.7. Avaliação do ajustamento global

    CP4. A Avaliação psicológica forense em processo cível

    4.1. Avaliação do dano

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Explicitar o enquadramento e evolução conceptual da avaliação psicológica em geral, e da avaliação psicológica forense em particular, atendendo às questões éticas e legais;

    OA2. Capacitar os estudantes com competências teorico-práticas necessárias para o planeamento e implementação de metodologias de avaliação adequadas às especificidades dos casos;

    OA3. Capacitar os estudantes com competências elaboração de relatórios forenses (objetivos, especificidades e recomendações);

    OA4. Desenvolver e treinar competências de reflexão critica relativamente a instrumentos e protocolos de avaliação neste contexto.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de ensino para este formato incluem a aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas. Estas abordagens envolvem os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas e analisar problemas do mundo real. Estas metodologias visam promover o conhecimento da vertente aplicada da psicologia forense na áreas da avaliação de vítimas e agressores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A Prática Profissional da Psicologia da Justiça (2020).  Coord. Ricardo Barroso e  David Dias Neto. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Ackerman, M. (2010). Essentials of Forensic Psychological Assessement. N.J.; John Wiley & Sons.

    Drogin, E., Dattilio , F., Sadoff, R., and Gutheil Th (2011). Handbook of Forensic Assessment: Psychological and Psychiatric Perspectives. USA: Wiley

    Machado, C., Gonçalves, M., et al. (Eds.) (2011). Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica (Vol. I). Coimbra: Almedina

    Matos, M., Gonçalves, R. A. & Machado, C. (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Braga: Psiquilibrios Edições.

    Otto, R.K., DeMier, R.L., & Boccaccini, M. (2014). Forensic reports and testimony: A guide to effective communication for psychologists and psychiatrists. New Jersey: John Wiley & Sons.

    Simões M., Almeida, A. & Gonçalves, M. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação Psicológica. Lisboa: Pactor.

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