A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Avaliação Psicológica Forense com Adultos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no domínio da avaliação psicológica forense com adultos - vítimas e agressores. De forma mais circunstanciada, pretende-se dotar osestudantes das competências teórico-práticas necessárias à atividade do psicólogo como perito forense, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos, às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados e à elaboração de relatórios periciais
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Avaliação psicológica forense Introdução e contextualização Enquadramento legal das perícias psicológicas e papel do psicólogo enquanto perito forense Características, princípios, problemas técnicos e questões éticas Impacto na tomada de decisão judicial   CP2. Processo de avaliação psicológica forense Roteiros de avaliação e abordagens/metodologias de recolha de informação Entrevista cognitiva   CP3. Relatórios de perícias psicológicas forenses Objetivos, especificidades e recomendações de elaboração e redação   CP4. Avaliação psicológica forense em processo penal Avaliação de vítimas de violência doméstica e violação Avaliação de agressores conjugais e sexuais Avaliação de agressores em casos de maus-tratos/negligência   CP5. Avaliação psicológica forense em processo cível Avaliação do exercício das responsabilidades parentais e do dano psicológico
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Explicitar o enquadramento e evolução conceptual da avaliação psicológica em geral, e da avaliação psicológica forense em particular, atendendo às questões éticas, técnicas e legais;   OA2. Dotar os estudantes das competências teórico-práticas necessárias para o planeamento e implementação de metodologias de avaliação adequadas às especificidades dos casos;   OA3. Capacitar os estudantes para a elaboração de relatórios periciais (objetivos, especificidades e recomendações);   OA4. Desenvolver e treinar competências de reflexividade crítica relativamente a instrumentos e protocolos de avaliação neste contexto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de ensino para este formato incluem a aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas. Estas abordagens envolvem os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas e analisar problemas do mundo real. Estas metodologias visam promover o conhecimento da vertente aplicada da psicologia forense nas áreas da avaliação de vítimas e agressores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ackerman, M. (2010). Essentials of Forensic Psychological Assessement. John Wiley & Sons. Agulhas, R., & Anciães, A. (2014). Casos práticos em psicologia forense: enquadramento legal e avaliação pericial (2ª Ed.). Edições Sílabo. Barroso, R., & Neto, D. D. (Coords.). (2020). A Prática Profissional da Psicologia da Justiça. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Drogin, E., Dattilio , F., Sadoff, R., & Gutheil T. G. (2011). Handbook of Forensic Assessment: Psychological and Psychiatric Perspectives. John Wiley & Sons. Groth-Marnat, G., Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). John Wiley & Sons Matos, M., Gonçalves, R. A. & Machado, C. (Coords.). (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilibrios Edições. Otto, R.K., DeMier, R.L., & Boccaccini, M. (2014). Forensic reports and testimony: A guide to effective communication for psychologists and psychiatrists. John Wiley & Sons
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios