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Apresentação
Apresentação
A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no dominio da avaliação psicologica forense com adultos. De forma mais circunstanciada, pretende-se capacitar os estudantes com competências teórico-práticas necessárias à atividade do psicólogo neste contexto, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos; às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados e à elaboração de relatórios periciais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-23771
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Avaliação psicológica forense: Introdução e contextualização
1.1.Perícias psicológicas: Enquadramento e campos de aplicação
1.2. Estratégias e metodologias de avaliação
1.2.1. Entrevista: Contextos e metodologias
1.2.2. Instrumentos de avaliação
1.2.3. Protocolos e integração da informação
CP2. O relatório psicológico forense: objetivos, especificidades e recomendações
CP3. Avaliação psicológica forense em processo penal
3.1. Avaliação da personalidade
3.2. Avaliação das capacidades cognitivas
3.3. Avaliação da perigosidade e do risco
3.3. Avaliação de comportamentos e crenças
3.5. Avaliação da sintomatologia especifica
3.6. Avaliação de coping e suporte social
3.7. Avaliação do ajustamento global
CP4. A Avaliação psicológica forense em processo cível
4.1. Avaliação do dano
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Objetivos
Objetivos
OA1: Explicitar o enquadramento e evolução conceptual da avaliação psicológica em geral, e da avaliação psicológica forense em particular, atendendo às questões éticas e legais;
OA2. Capacitar os estudantes com competências teorico-práticas necessárias para o planeamento e implementação de metodologias de avaliação adequadas às especificidades dos casos;
OA3. Capacitar os estudantes com competências elaboração de relatórios forenses (objetivos, especificidades e recomendações);
OA4. Desenvolver e treinar competências de reflexão critica relativamente a instrumentos e protocolos de avaliação neste contexto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de ensino para este formato incluem a aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas. Estas abordagens envolvem os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas e analisar problemas do mundo real. Estas metodologias visam promover o conhecimento da vertente aplicada da psicologia forense na áreas da avaliação de vítimas e agressores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
A Prática Profissional da Psicologia da Justiça (2020). Coord. Ricardo Barroso e David Dias Neto. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Ackerman, M. (2010). Essentials of Forensic Psychological Assessement. N.J.; John Wiley & Sons.
Drogin, E., Dattilio , F., Sadoff, R., and Gutheil Th (2011). Handbook of Forensic Assessment: Psychological and Psychiatric Perspectives. USA: Wiley
Machado, C., Gonçalves, M., et al. (Eds.) (2011). Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica (Vol. I). Coimbra: Almedina
Matos, M., Gonçalves, R. A. & Machado, C. (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Braga: Psiquilibrios Edições.
Otto, R.K., DeMier, R.L., & Boccaccini, M. (2014). Forensic reports and testimony: A guide to effective communication for psychologists and psychiatrists. New Jersey: John Wiley & Sons.
Simões M., Almeida, A. & Gonçalves, M. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação Psicológica. Lisboa: Pactor.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não