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Disciplina Avaliação Psicológica Forense com Adultos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no domínio da avaliação psicológica forense com adultos - vítimas e agressores. De forma mais circunstanciada, pretende-se dotar osestudantes das competências teórico-práticas necessárias à atividade do psicólogo como perito forense, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos, às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados e à elaboração de relatórios periciais
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Avaliação psicológica forense Introdução e contextualização Enquadramento legal das perícias psicológicas e papel do psicólogo enquanto perito forense Características, princípios, problemas técnicos e questões éticas Impacto na tomada de decisão judicial   CP2. Processo de avaliação psicológica forense Roteiros de avaliação e abordagens/metodologias de recolha de informação Entrevista cognitiva   CP3. Relatórios de perícias psicológicas forenses Objetivos, especificidades e recomendações de elaboração e redação   CP4. Avaliação psicológica forense em processo penal Avaliação de vítimas de violência doméstica e violação Avaliação de agressores conjugais e sexuais Avaliação de agressores em casos de maus-tratos/negligência   CP5. Avaliação psicológica forense em processo cível Avaliação do exercício das responsabilidades parentais e do dano psicológico
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Explicitar o enquadramento e evolução conceptual da avaliação psicológica em geral, e da avaliação psicológica forense em particular, atendendo às questões éticas, técnicas e legais;   OA2. Dotar os estudantes das competências teórico-práticas necessárias para o planeamento e implementação de metodologias de avaliação adequadas às especificidades dos casos;   OA3. Capacitar os estudantes para a elaboração de relatórios periciais (objetivos, especificidades e recomendações);   OA4. Desenvolver e treinar competências de reflexividade crítica relativamente a instrumentos e protocolos de avaliação neste contexto.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias inovadoras de ensino para este formato incluem a aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas. Estas abordagens envolvem os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas e analisar problemas do mundo real. Estas metodologias visam promover o conhecimento da vertente aplicada da psicologia forense nas áreas da avaliação de vítimas e agressores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ackerman, M. (2010). Essentials of Forensic Psychological Assessement. John Wiley & Sons. Agulhas, R., & Anciães, A. (2014). Casos práticos em psicologia forense: enquadramento legal e avaliação pericial (2ª Ed.). Edições Sílabo. Barroso, R., & Neto, D. D. (Coords.). (2020). A Prática Profissional da Psicologia da Justiça. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Drogin, E., Dattilio , F., Sadoff, R., & Gutheil T. G. (2011). Handbook of Forensic Assessment: Psychological and Psychiatric Perspectives. John Wiley & Sons. Groth-Marnat, G., Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). John Wiley & Sons Matos, M., Gonçalves, R. A. & Machado, C. (Coords.). (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilibrios Edições. Otto, R.K., DeMier, R.L., & Boccaccini, M. (2014). Forensic reports and testimony: A guide to effective communication for psychologists and psychiatrists. John Wiley & Sons
  • Avaliação

    Avaliação

    A metodologia de avaliação integra as modalidades contínua e final. A avaliação contínua consiste em um teste escrito (50%), dois exercícios práticos em aula (20%; 10% cada um) e um trabalho de grupo (30%), com uma componente escrita (10%), uma componente de apresentação oral (10%) e uma componente de discussão oral (10%). Para a aprovação à UC, o/a estudante deverá obter uma nota média mínima de 10 valores. Caso tal não se verifique, o/a estudante será avaliado em avaliação final, através de prova individual escrita (100%), devendo alcançar uma classificação mínima de 10 de valores para a aprovação à UC. 

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação (1x)

     

    a definir

    50%

    Exercícios em aula (2x)

    Trabalhadores-estudantes (3x)*

     

    a definir

    20%

    Trabalho de grupo**

    Componente de apresentação oral*** (10%)

    Componente de discussão oral*** (10%)

    Componente escrita (10%)

     

    a definir

     

    30%

    Exame final a definir 100%

     

    • *Os estudantes em regime de trabalhador-estudante, com mais de 30% de faltas, poderão ter que realizar um exercício individual complementar aos realizados em sala de aula, a submeter via Moodle em data a definir pela docente.
    • **A avaliação dos trabalhos de grupo implica obrigatoriamente a realização das três componentes: componente escrita, componente de apresentação oral e componente de discussão oral.
    • ***Na avaliação das componentes de apresenção e discussão oral do trabalho de grupo, os diferentes elementos/estudantes podem obter notas distintas em função do seu desempenho.
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