filmeu

Disciplina Avaliação Psicológica Forense com Crianças e Adolescentes

  • Apresentação

    Apresentação

    A atividade no âmbito da avaliação psicológica em contexto forense é exclusiva dos Psicólogos e constitui uma dimensão essencial, quer para o delineamento das intervenções, quer para a fundamentação de pareceres necessários à decisão judicial. A avaliação psicológica em contexto forense (crianças e adolescentes) é requerida em diferentes âmbitos judiciais (e.g. processos de promoção e proteção, tutelares educativos, regulação do exercício das responsabilidades parentais, penal) e exige competências e conhecimentos técnico-científicos especializados. O processo avaliativo, que decorre do planeamento e da adequação das técnicas e métodos às especificidades do examinando e aos objetivos da avaliação, exige o rigoroso cumprimento dos princípios éticos e deontológicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Avaliação psicológica forense de crianças e adolescentes: Características e especificidades 1.1. Especificidades processuais e éticas; 1.2. Estratégias e metodologias de avaliação. 2. Protocolos de avaliação psicológica forense de crianças e adolescentes: dimensões centrais 2.1 Avaliação desenvolvimental e especificidades da avaliação do testemunho 2.2 Avaliação das capacidades cognitivas 2.3 Avaliação do ajustamento global 2.4 Avaliação de sintomatologia específica 2.5 Avaliação de comportamentos e crenças 2.6 Avaliação de risco e necessidades 2.7 Avaliação de recursos e relações de vinculação 2.8 Avaliação de outras problemáticas específicas (e.g. indicadores de psicopatia) 3. O relatório psicológico forense: objetivos, especificidades e recomendações 4. O testemunho do perito em tribunal: orientações específicas.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos e competências no domínico da avaliação psicológica de crianças e adolescente em contexto forense. Pretende-se capacitar os estudantes com competências teórico-práticas necessarias à atividade do Psicólogo neste contexto, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos, às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados, à elaboração de relatórios forenses e ao testemunho enquanto perito no contexto judicial.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    IA metodologia de ensino é predominantemente ativa, com discussão de casos concretos, numa perspetiva de integração entre a componente teórico-concetual e a dimensão prática no domínio da avaliação psicológica. A avaliação pode ser contínua ou não contínua. A avaliação contínua inclui 1 prova escrita (60%) e um trabalho prático (40%) realizado em pequeno grupo (relatório escrito grupo: 30%; apresentação oral individual: 10%). A avaliação não contínua inclui um exame final escrito sobre todos os conteúdos teórico-práticos (100%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios