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Disciplina Dissertação em Psicologia Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC pretende-se que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos e competências de investigação científica, através da elaboração de uma Dissertação de Mestrado. A orientação tutorial e tem como objetivo promover a progressiva autonomia dos estudantes nas principais etapas da investigação científica, desde a formulação  de um problema de investigação até à publicação do trabalho científico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Escrita científica e normas APA de formatação e referenciação.
    CP2. Procedimentos e aspetos metodológicos de execução do projeto de investigação (revisão da
    literatura, operacionalização de objetivos e hipóteses de investigação, recolha, tratamento e análise de
    dados e redação, interpretação e discussão dos resultados).
    CP3. Procedimentos éticos na condução de inv estigação em Psicologia Forense.
    CP4. Redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico.
    CP5. Comunicação e divulgação dos resultados da investigação.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia Forense.
    OA2: Conduzir pesquisas bibliográficas sobre a temática selecionada.
    OA3: Realizar uma leitura crítica de artigos científicos relativos à temática selecionada e proceder à sua
    síntese eintegração.
    OA4: Desenhar um projeto de investigação orientado e coerente com as questões de investigação e/ou
    hipótesesavançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável.
    OA5. Executar o plano de investigação (recolha, tratamento e análise de dados; redação, interpretação e
    discussão dos resultados);
    OA6. Redigir a dissertação em formato de artigo científico;
    OA7. Comunicar oralmente os resultados de um estudo original.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem colaborativa, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem experiencial e Aprendizagem orientada para a investigação são metodologias inovadoras presentes nesta unidade curricular que conduz a uma dissertação em psicologia forense. Estas metodologias promovem o envolvimento ativo dos estudantes, a aplicação de conceitos teóricos, a colaboração com colegas e investigadores experientes, e a realização de experiências práticas de investigação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological
    Association (7ª ed.).American Psychological Association.
    Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage.
    Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. Springer.
    Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From
    hypothesis to results. Wiley.
    McBride, D. (2016). The process of research in psychology. Sage.
    Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: A practical handbook. Sage.


    Bibliografia específica ao tema da dissertação de cada estudante.

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