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Apresentação
Apresentação
A psicologia do testemunho é uma das áreas proeminentes da psicologia forense, que se dedica ao estudo das testemunhas e do valor judicial dos seus depoimentos, considerando os processos cognitivos inerentes ao ato de testemunhar e todas as variáveis contextuais e individuais que podem ter interferência nesse ato. O desenvolvimento de técnicas de entrevista e processos de avaliação cada vez mais eficazes são objetivos claros desta área do saber. A interligação entre os vários profissionais ao serviço da justiça também são explorados, em particular o papel do psicólogo neste contexto. A investigação nesta área do saber pretende contribuir para uma prática mais informada e baseada na evidência.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-6482
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Introdução à Psicologia do Testemunho
- História, definições e conceitos-chave
- Enquadramento legal da prova pericial
- As implicações dos processos psicológicos básicos e de variáveis individuais e contextuais no depoimento judiciais: Sensação, perceção, atenção e memória
- Variáveis de sistema e variáveis estimadoras
- Variáveis individuais e contextuais
- Sugestionabilidade
- Erros de memória vs. Falsas Memórias
- Efeitos da emoção na memória
- Memória ao longo do ciclo de vida
- Avaliação da capacidade para testemunhar
- Recolha de informação nos processos judiciais
- ¿Identificação de ofensores
- Técnicas de entrevista
- Estilos de resposta: Simulação, validade, verdade
- Introdução à Psicologia do Testemunho
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Objetivos
Objetivos
OA1: Preparar os alunos para atuarem no âmbito da Psicologia do Testemunho;
OA2: Identificar e perceber os mecanismos psicológicos inerentes ao ato de testemunhar;
OA3: Distinguir metodologias de recolha, análise e processamento da informação;
OA4: Reconhecer os principais métodos de identificação de ofensores por parte de vítimas e testemunhas;
OA5: Determinar os fatores envolvidos na prestação do depoimento e na recolha de informação, de forma a evitar contaminações;
OA6: Conhecer instrumentos e técnicas de recolha e análise de informação;
OA7: Distinguir verdade, mentira, falsas memórias, simulação e sugestionabilidade;
OA8: Promover o espírito científico e a integração multidisciplinar de várias unidades do saber.
OA9: Ser avaliado individualmente, em grupo, através de avaliação escrita oral.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino para esta UC incluem aulas de natureza expositiva e de diálogo ativo com os alunos.
Quanto à avaliação, os/as estudantes optam por uma das seguintes modalidades:
- Avaliação contínua em regime presencial:
- Duas fichas de avaliação (30% de ponderação cada);
- Trabalho de grupo: apresentação oral e defesa (30% apresentação e 10% defesa individual). O trabalho de grupo pressupõe a elaboração de uma apresentação sobre um tema (apresentado no início do semestre) no âmbito da unidade curricular.
- Exame Final (100%) que contempla todos os conteúdos abordados.
Média final para a finalização (aprovação) da UC: 10 valores.
Época de recurso: exame escrito com ponderação de 100% na nota final; incidirá na totalidade dos conteúdos lecionados.
Como média final, o/a estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
- Avaliação contínua em regime presencial:
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Alho, L., & Paulino, M. (Eds.). (2021). Psicologia do Testemunho: Da prática à investigação científica. Pactor.
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Cooper, B. S., Griesel, D., & Ternes, M. (Eds.). (2013). Applied issues in investigative interviewing, eyewitness memory, and credibility assessment . Springer Science & Business Media.
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Matos, M., Gonçalves, R. A., & Machado, c. (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilibrios.
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Weiner, I. B., & Hess, A. K. (Eds.). (2013). The handbook of forensic psychology (4th ed.). John Wiley & Sons.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não