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Disciplina Comportamento e Mudança Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre o modo como indivíduos e grupos agem dentro das organizações, nomeadamente, no que respeita à gestão da mudança nas suas várias dimensões e respetivos impactos: individual, grupal e organizacional. Neste contexto, visa fornecer informação aos estudantes que lhes permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam o modo como os indivíduos e grupos se envolvem, reagem e interagem nas organizações e as suas consequências, bem como, proporcionar a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e intervenção em sistemas e subsistemas organizacionais e a sua aplicação nos processos e mudança organizacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC explora os processos de diagnóstico, intervenção e comportamento organizacional a partir de 3 níveis de análise distintos mas complementares.

    CP1 Dimensão individual, grupal e organizacional: top-down e bottom-up; teorias organizacionais e do comportamento organizacional e a gestão da mudança;

    Nível organizacional

    CP2 Diagnóstico e mudança organizacional: modelos, fases e resistência à mudança; modelos, métodos e instrumentos de diagnóstico; aspetos éticos a considerar em processos de diagnóstico e de mudança nas organizações;

    CP3 A mudança: planeada e emergente, fases, gestão dos projetos de mudança, conceção, desenvolvimento e apresentação de relatórios e propostas. 

    Níveis grupal e individual

    CP4 Diversidade e diferenças individuais, motivação, emoções e bem-estar no trabalho; 

    CP5 Trabalho em equipa, processos de tomada de decisão e liderança;

    CP6 Processos de influência social, poder e comportamento político nas organizações;

    CP7 Clima e cultura organizacional.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conhecer e aplicar diferentes modelos e metodologias de diagnóstico organizacional;

    OA2. Definir e aplicar diferentes estratégias de intervenção organizacional;

    OA3. Desenhar e reportar um projeto de mudança organizacional;

    OA4. Reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional;

    OA5. Identificar as características individuais com impacto no trabalho e no desempenho;

    OA6. Explicar os processos motivacionais em contexto organizacional;

    OA7. Caracterizar e compreender a especificidade dos processos de trabalho em grupo e suas consequências;

    OA8. Descrever o modo como os fatores organizacionais afetam o comportamento individual nas organizações.

     

    No final desta unidade curricular, os estudantes terão adquirido as competências e conhecimentos necessários para diagnosticar eficazmente questões organizacionais, implementar intervenções adequadas e gerir com sucesso a mudança organizacional.

     

    Nota. OA = objetivos de aprendizagem

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de ensino-aprendizagem desta UC contempla a adoção de metodologias ativas focadas na criação de oportunidades de reflexão, debate coletivo e corresponsabilização dos estudantes pela sistematização e aprofundamento dos conteúdos programáticos, nomeadamente, através do desenvolvimento ao longo do semestre de trabalho autónomo cooperado, apoiado por tutoria, com o objetivo de produzir um produto original a partir da implementação, contexto real, de um projeto de consultoria que incluirá a realização de um diagnóstico organizacional e a construção – e eventual implementação – de uma proposta de intervenção.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, D. (2019). Organization development: The process of leading organizational change (5th Edition). Sage.

    Bold, E. O. (2011). Instruments and techniques used in the design and implementation of change management. Journal of Advanced Research in Management, 2(3), 5-13.

    Cawsey, T., Deszca, G., Ingols, C. (2015). Organizational change: An action-oriented toolkit. Sage.

    Colquitt, J. A., LePine, J. A., & Wesson, M. J. (2021). Organizational behavior: Improving performance and commitment in the workplace. McGraw-Hill Education.

    Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora.

    Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2008). Manual de diagnóstico e mudança organizacional. RH Editora.

    Neves, J. Caetano, A., & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Edições Silabo.

    Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational behavior. Pearson Education.

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