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Disciplina Comportamento e Mudança Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre o modo como indivíduos e grupos agem dentro das organizações, nomeadamente, no que respeita à gestão da mudança nas suas várias dimensões e respetivos impactos: individual, grupal e organizacional.

    Neste contexto, visa fornecer informação aos estudantes que lhes permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam o modo como os indivíduos e grupos se envolvem, reagem e interagem com os outros nas organizações e as suas consequências, bem como, proporcionar a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e intervenção em sistemas e subsistemas organizacionais e a sua aplicação nos processos e mudança organizacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Abordagens do diagnóstico e intervenção organizacional:

    CP1. A dimensão individual, grupal e organizacional: Duas vias: top-down e bottom-up, Teoria das organizações e comportamento organizacional,  Gestão da mudança;

    CP2. Diagnóstico e mudança organizacional: Modelos, fases e resistência à mudança, Modelos de diagnóstico organizacional, Métodos utilizados em diagnóstico, Princípios éticos;

    CP3. A mudança organizacional: Mudança planeada e emergente, As fases da mudança, Gestão do projeto de mudança, Desenvolvimento de relatórios e propostas;

    Níveis de análise e dinâmica do comportamento organizacional:

    CP4. Nível individual: Diversidade e diferenças individuais, Emoções, bem-estar e stress no trabalho, Motivação no trabalho, Processos de vinculação organizacional, Fit pessoa-organização;

    CP5. Nível grupal: Grupos e equipas, Trabalho em equipa, Tomada de decisão individual e grupal, Liderança;

    CP6. Fatores organizacionais: Influência social e poder, Clima e cultura.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conhecer e aplicar diferentes modelos e metodologias de diagnóstico organizacional;

    OA2. Definir e aplicar diferentes estratégias de intervenção organizacional;

    OA3. Desenhar e reportar um projeto de mudança organizacional;

    OA4. Reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional;

    OA5. Identificar as características individuais com impacto no trabalho e no desempenho;

    OA6. Explicar os processos motivacionais em contexto organizacional;

    OA7. Caracterizar e compreender a especificidade dos processos de trabalho em grupo e suas consequências;

    OA8. Descrever o modo como os fatores organizacionais afetam o comportamento individual nas organizações.

    No final desta unidade curricular, os estudantes terão adquirido as competências e conhecimentos necessários para diagnosticar eficazmente questões organizacionais, implementar intervenções adequadas e gerir com sucesso a mudança organizacional.

    Nota. OA = objetivos de aprendizagem

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de ensino-aprendizagem desta UC contempla a adoção de metodologias ativas focadas na criação de oportunidades de reflexão, debate coletivo e coresponsabilização dos estudantes pela sistematização e aprofundamento dos conteúdos programáticos, nomeadamente, através da dinamização das aulas por parte dos grupos de trabalho (e.g., apresentações breves, no início de cada aula, sobre os conteúdos tratados na aula anterior).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, D. (2019). Organization development: The process of leading organizational change (5th Edition). Sage.

    Bold, E. O. (2011). Instruments and techniques used in the design and implementation of change management. Journal of Advanced Research in Management, 2(3), 5-13.

    Cawsey, T., Deszca, G., Ingols, C. (2015). Organizational Change: An Action-Oriented Toolkit. Sage.

    Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora.

    Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. RH Editora.

    Neck, C. P., Houghton, J. D. & Murray, E. L. (2016) Organizational behavior: a critical-thinking approach. Sage.

    Neves, J. Caetano, A., & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Edições Silabo

    Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational Behavior. Pearson Education.

     

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