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Disciplina Comportamento e Mudança Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre o modo como indivíduos e grupos agem dentro das organizações, nomeadamente, no que respeita à gestão da mudança nas suas várias dimensões e respetivos impactos: individual, grupal e organizacional. Neste contexto, visa fornecer informação aos estudantes que lhes permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam o modo como os indivíduos e grupos se envolvem, reagem e interagem nas organizações e as suas consequências, bem como, proporcionar a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e intervenção em sistemas e subsistemas organizacionais e a sua aplicação nos processos e mudança organizacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC explora os processos de diagnóstico, intervenção e comportamento organizacional a partir de 3 níveis de análise distintos mas complementares. CP1 Dimensão individual, grupal e organizacional: top-down e bottom-up; teorias organizacionais e do comportamento organizacional e a gestão da mudança; Nível organizacional CP2 Diagnóstico e mudança organizacional: modelos, fases e resistência à mudança; modelos, métodos e instrumentos de diagnóstico; aspetos éticos a considerar em processos de diagnóstico e de mudança nas organizações; CP3 A mudança: planeada e emergente, fases, gestão dos projetos de mudança, conceção, desenvolvimento e apresentação de relatórios e propostas.  Níveis grupal e individual CP4 Diversidade e diferenças individuais, motivação, emoções e bem-estar no trabalho;  CP5 Trabalho em equipa, processos de tomada de decisão e liderança; CP6 Processos de influência social, poder e comportamento político nas organizações; CP7 Clima e cultura organizacional.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conhecer e aplicar diferentes modelos e metodologias de diagnóstico organizacional; OA2. Definir e aplicar diferentes estratégias de intervenção organizacional; OA3. Desenhar e reportar um projeto de mudança organizacional; OA4. Reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional; OA5. Identificar as características individuais com impacto no trabalho e no desempenho; OA6. Explicar os processos motivacionais em contexto organizacional; OA7. Caracterizar e compreender a especificidade dos processos de trabalho em grupo e suas consequências; OA8. Descrever o modo como os fatores organizacionais afetam o comportamento individual nas organizações.   No final desta unidade curricular, os estudantes terão adquirido as competências e conhecimentos necessários para diagnosticar eficazmente questões organizacionais, implementar intervenções adequadas e gerir com sucesso a mudança organizacional.   Nota. OA = objetivos de aprendizagem
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O processo de ensino-aprendizagem desta UC contempla a adoção de metodologias ativas focadas na criação de oportunidades de reflexão, debate coletivo e corresponsabilização dos estudantes pela sistematização e aprofundamento dos conteúdos programáticos, nomeadamente, através do desenvolvimento ao longo do semestre de trabalho autónomo cooperado, apoiado por tutoria, com o objetivo de produzir um produto original a partir da implementação, contexto real, de um projeto de consultoria que incluirá a realização de um diagnóstico organizacional e a construção – e eventual implementação – de uma proposta de intervenção.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, D. (2019). Organization development: The process of leading organizational change (5th Edition). Sage. Bold, E. O. (2011). Instruments and techniques used in the design and implementation of change management. Journal of Advanced Research in Management, 2(3), 5-13. Cawsey, T., Deszca, G., Ingols, C. (2015). Organizational change: An action-oriented toolkit. Sage. Colquitt, J. A., LePine, J. A., & Wesson, M. J. (2021). Organizational behavior: Improving performance and commitment in the workplace. McGraw-Hill Education. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora. Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2008). Manual de diagnóstico e mudança organizacional. RH Editora. Neves, J. Caetano, A., & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Edições Silabo. Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational behavior. Pearson Education.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação contínua pressupõe a realização de duas componentes: individual e de grupo.

    A avaliação individual consiste na realização de uma revisão crítica de literatura (i.e., uma recensão escrita sobre artigo científico); 50% da classificação final.

    A avaliação de grupo (número máximo de elementos: 5) consiste na conceção, desenvolvimento e potencial implementação de um projeto de diagnóstico e mudança organizacional numa organização real; 50% da classificação final e inclui as seguintes tarefas:


     

    1. Apresentação da 1.ª parte do trabalho de grupo sobre mudança organizacional – Diagnóstico Organizacional (5%)
    2. Apresentação da 2.ª parte do trabalho de grupo sobre mudança organizacional – Proposta de Mudança Organizacional (5%)
    3. Apresentação dos trabalhos de grupo sobre mudança organizacional (em formato PITCH) (10%)
    4. Relatório escrito (30%)

     

    Os/as estudantes que obtenham na avaliação contínua uma classificação final inferior a 9,5 ou que optem por não participar no modelo de avaliação contínua, prestarão provas conforme previsto no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (Despacho Reitoral n.º 43/2025), nomeadamente através da realização de um Exame de Recurso (100% da classificação final) o qual, incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos da UC.

    Os/As estudantes com estatuto especial nos termos da alínea i) do Artigo 3.º do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (Despacho Reitoral n.º 43/2025) que não integrem um grupo de trabalho, realizarão um trabalho de avaliação escrito equivalente em substituição do trabalho escrito de grupo, e uma apresentação oral.

     

    Continuous assessment requires the completion of two components: individual and group.

    The individual assessment consists of a critical literature review (i.e., a written review of a scientific article) which accounts for 50% of the final grade.

    The group assessment (maximum number of members: 5) involves the design, development, and potential implementation of a project for organizational diagnosis and change in a real organization. This accounts for 50% of the final grade and includes the following tasks:


     

    1. Presentation of the 1st part of the group work on organizational change – Organizational Diagnosis (5%)
    2. Presentation of the 2nd part of the group work on organizational change – Organizational Change Proposal (5%)
    3. Presentation of the group projects on organizational change (in PITCH format) (10%)
    4. Written report (30%)

     

    Students who receive a final grade below 9.5 in continuous assessment, or who choose not to participate in the continuous assessment model, will take exams as provided for in the General Evaluation Regulation of Universidade Lusófona (Despacho Reitoral n.º 34/2025), namely through a Resit Exam (100% of the final grade), which will cover all program content of the UC.

    Students with special status (i) of Article 3 of the General Evaluation Regulation of Universidade Lusófona (Despacho Reitoral n.º 43/2025) who are not part of a work group will complete an equivalent written assessment task in place of the group written work and an oral presentation.

     

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