Disciplina Stresse e Qualidade de Vida no Trabalho

  • Apresentação

    Apresentação

    A natureza do trabalho e as características das organizações influenciam a qualidade de vida das pessoas. As mudanças radicais passadas e em curso no contexto social, económico e organizacional desencadeiam alterações nos fatores de risco profissionais e respetiva magnitude e impactos em pessoas e organizações. Nesta UC pretende-se sensibilizar os estudantes para os fatores acima referidos e dotá-los de ferramentas para diagnóstico e intervenção em matéria de QoLW e Stress no contexto organizacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Qualidade de vida no trabalho (QoLW)
    1.1 Evolução do conceito
    1.2 Determinantes da qualidade do ambiente de trabalho: Fatores físicos; Fatores humanos e ergonomia; Fatores psicossociais; Fatores organizacionais e do trabalho.

    1.3 Locais de trabalho saudáveis

     

    2. Stress e riscos psicossociais
    2.1 Evolução dos conceitos

    2.2 Stress: Consequências na saúde e bem estar físico, psicológico e social

    2.3 Stress: Causas / fatores de risco

    2.4 Stress: Mitigadores / fatores de proteção

    2.5. Avaliação, gestão e comunicação de riscos.

     

    3. Saúde e bem estar no local de trabalho

    3.1 Diagnóstico psicossocial no trabalho e nas organizações: métodos, técnicas e medidas

    3.2 Prevenção de riscos e promoção da saúde: Formação e Intervenção

    3.3 Programas de promoção da saúde e bem estar no local de trabalho

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:

    OA1) caracterizar diferentes abordagens explicativas e interventivas relativas à Qualidade de Vida e Stress no local de trabalho;

    OA2) caracterizar fatores (físicos, humanos, psicossociais, organizacionais) potenciadores de desequilíbrios;

    OA3) identificar perfis e situações de risco;

    OA4) saber usar métodos, técnicas e instrumentos de diagnóstico adequados a temas e contextos específicos;

    OA5) conhecer estratégias de prevenção e intervenção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias usadas em aula são: a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; análise de artigos científicos; exercícios; apoio tutorial aos trabalhos. 60% horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 40%, à realização de atividades que visam o treino de competências técnicas e o desenvolvimento de competência de trabalho em equipa, através de dinâmicas de grupo. A participação nas atividades na aula é valorizada.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aven, T., Ben-Haim, Y., Boje Andersen, H., Cox, T., Droguett, E. L., Greenberg, M., ... & Thompson, K. M. (2018). Society for risk analysis glossary. Arlington: SRA.

    Alderfer, C. (2011). The practice of organizational diagnosis: Theory and Methods. New York: Oxford University Press.

    Holt, A. St.-J. & Allen, J. (2014). Principles of health and safety at work (8th ed.). NY: Routledge

    OMS (2010). Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para ação. Geneva: World Health Organization.

    Pina e Cunha, M. & Rego, A. (2003). Comportamento organizacional e gestão: Instrumentos de medida. Lisboa: Escolar Editora.

    Quick, James Campbell et al. (2013). Preventive stress management in organizations (2nd ed). Washington: American Psychological Association.

    Sousa Uva, A. (2010). Diagnóstico e gestão do risco em saúde ocupacional (2ª Ed). Lisboa: Autoridade para as Condições do Trabalho.

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