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Apresentação
Apresentação
A natureza do trabalho e as características das organizações influenciam a qualidade de vida das pessoas. As mudanças radicais passadas e em curso no contexto social, económico e organizacional desencadeiam alterações nos fatores de risco profissionais e respetiva magnitude e impactos em pessoas e organizações. Nesta UC pretende-se sensibilizar os estudantes para os fatores acima referidos e dotá-los de ferramentas para diagnóstico e intervenção em matéria de QoLW e Stress no contexto organizacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-14595
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Qualidade de vida no trabalho (QoLW)
1.1 Evolução do conceito
1.2 Determinantes da qualidade do ambiente de trabalho: Fatores físicos; Fatores humanos e ergonomia; Fatores psicossociais; Fatores organizacionais e do trabalho.1.3 Locais de trabalho saudáveis
2. Stress e riscos psicossociais
2.1 Evolução dos conceitos2.2 Stress: Consequências na saúde e bem estar físico, psicológico e social
2.3 Stress: Causas / fatores de risco
2.4 Stress: Mitigadores / fatores de proteção
2.5. Avaliação, gestão e comunicação de riscos.
3. Saúde e bem estar no local de trabalho
3.1 Diagnóstico psicossocial no trabalho e nas organizações: métodos, técnicas e medidas
3.2 Prevenção de riscos e promoção da saúde: Formação e Intervenção
3.3 Programas de promoção da saúde e bem estar no local de trabalho
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Objetivos
Objetivos
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
OA1) caracterizar diferentes abordagens explicativas e interventivas relativas à Qualidade de Vida e Stress no local de trabalho;
OA2) caracterizar fatores (físicos, humanos, psicossociais, organizacionais) potenciadores de desequilíbrios;
OA3) identificar perfis e situações de risco;
OA4) saber usar métodos, técnicas e instrumentos de diagnóstico adequados a temas e contextos específicos;
OA5) conhecer estratégias de prevenção e intervenção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias usadas em aula são: a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; análise de artigos científicos; exercícios; apoio tutorial aos trabalhos. 60% horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 40%, à realização de atividades que visam o treino de competências técnicas e o desenvolvimento de competência de trabalho em equipa, através de dinâmicas de grupo. A participação nas atividades na aula é valorizada.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aven, T., Ben-Haim, Y., Boje Andersen, H., Cox, T., Droguett, E. L., Greenberg, M., ... & Thompson, K. M. (2018). Society for risk analysis glossary. Arlington: SRA.
Alderfer, C. (2011). The practice of organizational diagnosis: Theory and Methods. New York: Oxford University Press.
Holt, A. St.-J. & Allen, J. (2014). Principles of health and safety at work (8th ed.). NY: Routledge
OMS (2010). Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para ação. Geneva: World Health Organization.
Pina e Cunha, M. & Rego, A. (2003). Comportamento organizacional e gestão: Instrumentos de medida. Lisboa: Escolar Editora.
Quick, James Campbell et al. (2013). Preventive stress management in organizations (2nd ed). Washington: American Psychological Association.
Sousa Uva, A. (2010). Diagnóstico e gestão do risco em saúde ocupacional (2ª Ed). Lisboa: Autoridade para as Condições do Trabalho.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não