-
Apresentação
Apresentação
A natureza do trabalho e as características das organizações influenciam a qualidade de vida das pessoas. As mudanças radicais passadas e em curso no contexto social, económico e organizacional desencadeiam alterações nos fatores de risco profissionais e respetiva magnitude e impactos em pessoas e organizações. Nesta UC pretende-se sensibilizar os estudantes para os fatores acima referidos e dotá-los de ferramentas para diagnóstico e intervenção em matéria de QoLW e Stress no contexto organizacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-14595
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Qualidade de vida no trabalho (QoLW) 1.1 Evolução do conceito 1.2 Determinantes da qualidade do ambiente de trabalho: Fatores físicos; Fatores humanos e ergonomia; Fatores psicossociais; Fatores organizacionais e do trabalho. 1.3 Locais de trabalho saudáveis 2. Stress e riscos psicossociais 2.1 Evolução dos conceitos 2.2 Stress: Consequências na saúde e bem estar físico, psicológico e social 2.3 Stress: Causas / fatores de risco; Mitigadores / fatores de proteção 2.4 Diagnóstico psicossocial no trabalho e nas organizações 3. Saúde e bem estar no local de trabalho 3.1. Avaliação, gestão e comunicação de riscos. 3.2 Prevenção de riscos e promoção da saúde
-
Objetivos
Objetivos
A natureza do trabalho e as características das organizações influenciam a qualidade de vida das pessoas. As mudanças passadas e em curso no contexto social, económico e organizacional, desencadeiam alterações nos fatores de risco profissionais e seus impactos nas pessoas e organizações. Nesta UC pretende-se sensibilizar os estudantes e dotá-los de ferramentas para diagnóstico e intervenção em matéria de QoLW e Stress no contexto organizacional. No final da UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1) caracterizar diferentes abordagens explicativas e interventivas relativas à Qualidade de Vida e Stress no local de trabalho; OA2) caracterizar fatores (físicos, humanos, psicossociais, organizacionais) potenciadores de desequilíbrios; OA3) identificar perfis e situações de risco; OA4) saber usar métodos, técnicas e instrumentos de diagnóstico adequados a temas e contextos específicos; OA5) conhecer estratégias de prevenção e intervenção.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias usadas em aula são: a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; análise de artigos científicos; exercícios; apoio tutorial aos trabalhos. 60% horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 40%, à realização de atividades que visam o treino de competências técnicas e o desenvolvimento de competência de trabalho em equipa, através de dinâmicas de grupo. No Moodle os alunos encontrarão os slides dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, bem como outras referência bibliográficas de leitura (que será obrigatória ou opcional, consoante a informação dada pelos docentes). É esperado que os alunos pesquisem e leiam conteúdos que vão para além daqueles apresentados no Moodle, nomeadamente as referências de leitura obrigatória identificadas na Ficha de Unidade Curricular. A participação nas atividades na aula é valorizada.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aven, T., Ben-Haim, Y., Boje Andersen, H., Cox, T., Droguett, E. L., Greenberg, M., ... & Thompson, K. M. (2018). Society for risk analysis glossary. Arlington: SRA. OMS (2010). Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para ação. Geneva: World Health Organization. Pina e Cunha, M. & Rego, A. (2003). Comportamento organizacional e gestão: Instrumentos de medida. Lisboa: Escolar Editora.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua:
1. Trabalho de grupo, com ponderação individual (30%) – Diagnóstico/estudo empírico em grupo com respetivo relatório técnico (de consultoria).
2. Trabalho individual (50%+20%) – vídeo de sensibilização para riscos / promoção da literacia de risco (50%) + hétero-avaliação da sessão (satisfação da audiência + avaliação de objetivos específicos alcançados; 20%)
Avaliação por exame: Exame escrito (100%). Os conteúdos de caráter teórico e prático são objeto de avaliação no exame.
The methodologies used are: exposition of content, completed with class discussion; exhibition and analysis of excerpts from films and documentaries; analysis of scientific articles; tutorial support for work.
Continuous evaluation:
1. Group work with individual adjustment (30%+30%) – Group diagnosis/empirical study with respective technical report (consultancy).
2. Individual work (50%+20%) – risk literacy/risk awareness raising video (50%) + hetero-evaluation of the session (audience satisfaction + evaluation of specific objectives achieved; 20%)
Evaluation by exam: written exam (100%). Theoretical and practical contents are subject to assessment in the exam.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




