Disciplina Psicologia do Comportamento Sustentável e Responsabilidade Social

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo desta UC é fornecer aos estudantes um quadro teórico e metodológico para a compreensão da dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais da actualidade. É dado ênfase ao papel da actividade económica e dos contextos sociais do consumo e comportamento humano no desenvolvimento sustentável. Pretende-se também que os estudantes conheçam metodologias de intervenção baseadas no conhecimento psicológico que possam dar resposta a esses problemas, facilitando a integração em equipas multidisciplinares, nomeadamente na área de marketing.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Questões globais e responsabilidade social

    1. Visão dos problemas ambientais e sociais globais
    2. Dimensão humana da sustentabilidade
    3. Responsabilidade social das organizações
    4. Impactos e relação com a comunidade
    5. Ética nas organizações

    B. Comportamento sustentável

    1. Conceito de comportamento sustentável
    2. Valores, atitudes e comportamentos sustentáveis
    3. Estilos de vida e consumo sustentável
    4. Determinantes socio-normativos do comportamento sustentável
    5. Estratégias de intervenção e promoção do consumo e comportamento sustentável
  • Objetivos

    Objetivos

    Os/as estudantes devem desenvolver as seguintes competências:

    - Analisar e compreender a dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais

    - Compreender e discutir o papel da actividade económica e da responsabilidade social das organizações no desenvolvimento sustentável

    - Definir consumo responsável e comportamento sustentável e distinguir os seus determinantes psicossociais

    - Conhecer e aplicar as abordagens e técnicas de intervenção na promoção do comportamento sustentável.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agudelo, M. A., Jóhannsdóttir, L., & Davídsdóttir, B. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility,4:1. https://doi.org/10.1186/s40991-018-0039-y

    Aragonés, J. I. & Amérigo, M. (Eds) (2010). Psicología ambiental. (3rd Ed). Pirámide.

    Boatright, J. R. (2014). Ethics and the Conduct of Business (7th Ed). Pearson.

    Costa, M. A., Santos, M. J., Seabra, F. M., & Jorge F. (Orgs.) (2011), Responsabilidade social: Uma visão ibero-americana. Editora Almedina.

    Soczka, L. (Ed.) (2005). Contextos humanos e psicologia ambiental. Fundação Calouste Gulbenkian.

    Steg, L., Van den Berg, A. E., & De Groot, J. I. (2012). Environmental psychology: An introduction. Wiley-Blackwell.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios