-
Apresentação
Apresentação
O objectivo desta UC é fornecer aos estudantes um quadro teórico e metodológico para a compreensão da dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais da actualidade. É dado ênfase ao papel da actividade económica e dos contextos sociais do consumo e comportamento humano no desenvolvimento sustentável. Pretende-se também que os estudantes conheçam metodologias de intervenção baseadas no conhecimento psicológico que possam dar resposta a esses problemas, facilitando a integração em equipas multidisciplinares, nomeadamente na área de marketing.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-14597
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Questões globais e responsabilidade social
- Visão dos problemas ambientais e sociais globais
- Dimensão humana da sustentabilidade
- Responsabilidade social das organizações
- Impactos e relação com a comunidade
- Ética nas organizações
B. Comportamento sustentável
- Conceito de comportamento sustentável
- Valores, atitudes e comportamentos sustentáveis
- Estilos de vida e consumo sustentável
- Determinantes socio-normativos do comportamento sustentável
- Estratégias de intervenção e promoção do consumo e comportamento sustentável
-
Objetivos
Objetivos
Os/as estudantes devem desenvolver as seguintes competências:
- Analisar e compreender a dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais
- Compreender e discutir o papel da actividade económica e da responsabilidade social das organizações no desenvolvimento sustentável
- Definir consumo responsável e comportamento sustentável e distinguir os seus determinantes psicossociais
- Conhecer e aplicar as abordagens e técnicas de intervenção na promoção do comportamento sustentável.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agudelo, M. A., Jóhannsdóttir, L., & Davídsdóttir, B. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility,4:1. https://doi.org/10.1186/s40991-018-0039-y
Aragonés, J. I. & Amérigo, M. (Eds) (2010). Psicología ambiental. (3rd Ed). Pirámide.
Boatright, J. R. (2014). Ethics and the Conduct of Business (7th Ed). Pearson.
Costa, M. A., Santos, M. J., Seabra, F. M., & Jorge F. (Orgs.) (2011), Responsabilidade social: Uma visão ibero-americana. Editora Almedina.
Soczka, L. (Ed.) (2005). Contextos humanos e psicologia ambiental. Fundação Calouste Gulbenkian.
Steg, L., Van den Berg, A. E., & De Groot, J. I. (2012). Environmental psychology: An introduction. Wiley-Blackwell.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não