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Apresentação
Apresentação
O objectivo desta UC é fornecer aos estudantes um quadro teórico e metodológico para a compreensão da dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais da actualidade. É dado ênfase ao papel da actividade económica e dos contextos sociais do consumo e comportamento humano no desenvolvimento sustentável. Pretende-se também que os estudantes conheçam metodologias de intervenção baseadas no conhecimento psicológico que possam dar resposta a esses problemas, facilitando a integração em equipas multidisciplinares, nomeadamente na área das ciências comportamentais aplicadas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-14597
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Questões globais e responsabilidade social Visão dos problemas ambientais e sociais globais Dimensão humana da sustentabilidade Responsabilidade social das organizações Impactos e relação com a comunidade Ética nas organizações B. Comportamento sustentável Conceito de comportamento sustentável Valores, atitudes e comportamentos sustentáveis Estilos de vida e consumo sustentável Determinantes socio-normativos do comportamento sustentável Estratégias de intervenção e promoção do consumo e comportamento sustentável
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Objetivos
Objetivos
Os/as estudantes devem desenvolver as seguintes competências: - Analisar e compreender a dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais - Compreender e discutir o papel da actividade económica e da responsabilidade social das organizações no desenvolvimento sustentável - Definir consumo responsável e comportamento sustentável e distinguir os seus determinantes psicossociais - Conhecer e aplicar as abordagens e técnicas de intervenção na promoção do comportamento sustentável.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agudelo, M. A., Jóhannsdóttir, L., & Davídsdóttir, B. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility,4:1. https://doi.org/10.1186/s40991-018-0039-y Boatright, J. R. (2014). Ethics and the Conduct of Business (7th Ed). Pearson. Costa, M. A., Santos, M. J., Seabra, F. M., & Jorge F. (Orgs.) (2011), Responsabilidade social: Uma visão ibero-americana. Editora Almedina. Fleury-Bahi, G., Pol, E. & Navarro, O. (Eds.) (2017), Handbook of environmental psychology and quality of life research (pp. 149-169). ISBN 978-3-319-31416-7. doi 10.1007/978-3-319-31416-7
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Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua:
a) um trabalho individual de análise de caso sobre um dos pontos dos conteúdos programáticos (50%);
Critérios:
- Relevância e profundidade da informação pesquisada;
- Organização e apresentação da literatura;
- Qualidade das referências e rigor da reflexão apresentada;
- Correcção formal e normas APA.
b) um trabalho de grupo de concepção de uma intervenção para a mudança comportamental, com apresentação em aula (40% - contributo do grupo, 10% - contributo individual).
Critérios:
- Pertinência e justificação do contexto de intervenção escolhido;
- Rigor e relevância da informação apresentada na introdução teórica;
- Descrição do contexto de intervenção;
- Adequação da(s) estratégia(s);
- Plágio;
- Participação nas aulas de tutoria;
- Apresentação oral do trabalho;
- Correcção formal e normas APA;
A presença nas aulas é obrigatória.
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Mobilidade
Mobilidade
Sim




