filmeu

Disciplina Dinâmicas Grupais e Intergrupais

  • Apresentação

    Apresentação

    Este curso explora as dinâmicas e processos grupais e intergrupais com base na ampla pesquisa em psicologia social, tanto clássica quanto contemporânea. Serão abordados os processos básicos e as dinâmicas dentro dos grupos como formação de grupo, a motivação e o desempenho coletivo, a tomada de decisão em grupo e a identificação com o grupo. Além disso, serão apresentados os processos intergrupais, incluindo a formação de estereótipos e preconceitos, bem como as atitudes e comportamentos em relação a grupos externos. O objetivo principal deste curso é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente de como estas dinâmicas operam dentro dos grupos e entre eles, em diversos contextos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução às dinâmicas grupais e intergrupais CP1.1 Definição, tipos e significância psicológica dos grupos CP1.2. Perspetivas teóricas no estudo das dinâmicas intra e intergrupais  CP1.3. Aplicação prática das dinâmicas intra e intergrupais   CP2. Dinâmicas Grupais CP2.1. Formação dos grupos, pertença grupal e coesão CP2.2. Estrutura e normas grupais CP2.3. Influência Social, Poder e Liderança CP2.4. Desempenho nos grupos,  CP2.5. Comunicação nos grupos e tomada de decisão CP2.6. Conflito intra-grupal   CP3. Dinâmicas inter-grupais CP3.1 Categorização social, status, e estratificação social CP3.2. Abordagem da identidade social: Teoria da Auto-Categorização, Teoria da Identidade Social e suas extensões mais recentes  CP3.3. Enviesamentos intergrupais: preconceito, estereótipos e discriminação CP3.4. Relações intergrupais na infância e adolescência CP3.5. Mudança social e redução do preconceito     Nota: CP = Conteúdos Programáticos
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Entender e integrar as diversas abordagens teóricas sobre as dinâmicas grupais e intergrupais OA2. Reconhecer e discutir a aplicabilidade do estudo das dinâmicas grupais e intergrupais em vários contextos sociais OA3. Compreender os processos básicos de ligação dos indivíduos aos grupos, as dinâmicas de formação e de funcionamento de pequenos grupos;  OA4. Conhecer e aplicar as dinâmicas ligadas às grandes categorias sociais e à estratificação social OA5. Analisar as implicações dos enviesamentos intergrupais nas relações entre grupos durante o ciclo de vida OA6. Examinar diferentes estratégias de redução de preconceito e mudança social OA7. Analisar e discutir criticamente os processos sociopsicológicos envolvidos nas dinâmicas grupais e intergrupais   Nota. OA = objetivos de aprendizagem    
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Neste curso, utilizaremos uma metodologia ativa de aprendizagem em que o estudante é colocado no centro do processo, estimulando a sua autonomia. Para tal, o processo de ensino-aprendizagem é baseado na leitura e discussão de textos de apoio (capítulos teóricos ou artigos empíricos), sendo designados alunos responsáveis pela dinamização da discussão para cada texto de apoio que será discutido ao longo do semestre. Os textos serão fornecidos com antecedência, para que os estudantes os possam desenvolver uma visão crítica a ser apresentada e discutida em aula. Adicionalmente, algumas aulas serão suportadas pela implementação de atividades de grupo com o objetivo de introduzir os conteúdos programáticos de modo mais prático e experiencial, como ponto de partida para a discussão em aula. Será avaliada a dinamização da discussão em aula e participação nas discussões, e a realização de trabalhos individuais de análise e reflexão crítica com aplicação dos conteúdos programáticos abordados. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Forsyth, D. R. (2018). Group Dynamics. 7th ed. Boston, MA: Cengage.  Kruglanski, A. W., & Higgins, E. T. (Eds.) (2013). Social psychology: Handbook of basic principles . Guilford Publications. O'Doherty, K., & Hodgetts, D. (Eds.) (2019). The SAGE handbook of applied social psychology . SAGE Publications Ltd.  Vala, J. e Monteiro, M.B. (2013 ). Psicologia Social (9ªed.). Lisboa: Fundac¿a¿o Calouste Gulbenkian.  S. T. Fiske, D. T. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of Social Psychology, Vol. 2 (5th ed.) Hoboken, NJ: John Wiley.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação contínua desta disciplina será realizada com base nos seguintes momentos de avaliação:

    1) dinamização da discussão em aula (grupo de dois alunos; 40%). Nesta dinamização, os alunos serão responsáveis por (1) resumir rapidamente os principais pontos da leitura, (2) conduzir a discussão sobre o texto de apoio, (3) garantir que são abordadas as principais questões do artigo e (4) fornecer sua perspetiva sobre o artigo. Os responsáveis pela dinamização da discussão não devem resumir extensivamente cada artigo, pois todos os membros da turma já deverão ter feito a leitura antes da sessão de aula.

    2) trabalho individual de análise e reflexão crítica sobre um contexto/problema a partir das dinâmicas grupais ou intergrupais, realizado em aula (60%). 

    Para quem não concluir a disciplina por avaliação contínua, a avaliação será realizada por exame (100% da classificação final) que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos da unidade curricular.

    Os estudantes-trabalhadores que não registem uma taxa de assiduidade igual ou superior a 70% farão um trabalho de avaliação escrito individual em substituição do trabalho escrito de grupo.

     

     

    The continuous assessment of this course will be based on the following evaluation components:

    1) Facilitation of in-class discussions (group of two students; 40%). In this facilitation, students will be responsible for (1) briefly summarizing the main points of the reading, (2) leading the discussion on the supporting text, (3) ensuring that the key issues of the article are addressed, and (4) providing their perspective on the article. The facilitators should not extensively summarize each article, as all class members should have read the material before the class session.

    2) Individual analysis and critical reflection paper on a context/problem based on group or intergroup dynamics conducted in class (60%).

    For those who do not complete the course through continuous assessment, the evaluation will be done through an exam (100% of the final grade) that will cover all program contents of the course unit.

    Working students who do not achieve an attendance rate of 70% or higher will be required to complete an individual written assessment in place of the group written assignment. This individual written assessment will serve as a substitute for the group assignment.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios