-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular permite dotar os alunos de competências investigação em Psicologia, focando a Psicologia Social e das Organizações, incidindo sobre a primeira fase da investigação: desenhos de investigação, problemas e questões, metodologias de investigação e procedimentos éticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-24938
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- CP 1 A prática baseada na evidência e a relevância científica: Níveis de evidência científica .
- CP 2 O processo de investigação
- Revisão da literatura e estado da arte
- Definição de questões e/ou hipóteses de investigação: descrição e exploração
- Operacionalização de variáveis.
- Classificação de variáveis.
- CP3 Desenhos de Estudos
- Qualitativos
- Características
- Participantes:
- Investigação qualitativa: fontes secundárias e primárias
- Métodos quantitativos
- Características de estudos transversais e longitudinais
- Qualitativos
- Amostragem
- Métodos experimentais
- Tipos de estudo experimentais
- Desenhos experimentais
- Técnicas experimentais: Recolha de dados
- Questionários; entrevistas; Observação
- Online & Presencial
- CP4 Ética na investigação humana
- CP5 Apresentação de trabalhos científicos
- Escrita
- Oral
-
Objetivos
Objetivos
OA1) interrogar a realidade, identificando problemas psicossociais e o seu contexto;
OA2) rever e apresentar a literatura mais relevante;
OA3) colocar objetivos de estudo e selecionar o tipo de metodologia (quantitativa ou qualitativa) adequada;
OA4) compreender e antecipar as questões éticas associadas à investigação e o papel das comissões de ética;
OA5) apresentar o seu projeto utilizando linguagem científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é ministrada de forma essencialmente teórico-prática, alternando a discussão teórico-temática, a discussão da literatura, e exercícios práticos, com uma componente importante de trabalho de investigação realizado sob orientação do(s) docente(s).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.) . https://doi.org/10.1037/0000165-000
Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.). (2016) . Manual de competências académicas. Sílabo.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology (2nd ed.). Cambridge University Press.
Sternberg, R. (Ed.). (2018). Guide to Publishing in Psychology Journals (2nd ed.). Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não