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Disciplina Métodos de Investigação em Psicologia Social e das Organizações I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular permite dotar os alunos de competências de investigação em Psicologia, focando a Psicologia Social e das Organizações, incidindo sobre a primeira fase da investigação: desenhos de investigação, problemas e questões, metodologias de investigação e procedimentos éticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. A prática baseada na evidência e a relevância científica: Níveis de evidência científica

    CP2. O processo de investigação

    2.1. Revisão da literatura e estado da arte

    2.2. Definição de questões e/ou hipóteses de investigação: descrição e exploração

    2.3. Operacionalização de variáveis

    2.3.1. Classificação de variáveis

    CP3. Desenhos de Estudos

    3.1. Qualitativos

    3.1.1. Características

    3.1.2. Participantes

    3.1.3. Investigação qualitativa: fontes secundárias e primárias

    3.2. Métodos Quantitativos

    3.2.1. Características de estudos transversais e longitudinais

    3.2.2. Amostragem

    3.3. Métodos Experimentais

    CP 3.3.1. Tipos de estudo experimentais

    CP 3.3.2. Desenhos experimentais

    3.4. Técnicas experimentais: Recolha de dados

    3.4.1. Questionários; entrevistas; Observação

    3.4.2. Online & Presencial

    CP4. Ética na investigação humana

    CP5. Apresentação de trabalhos científicos

    5.1. Escrita

    5.2. Oral

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1) interrogar a realidade, identificando problemas psicossociais e o seu contexto;

    OA2) rever e apresentar a literatura mais relevante;

    OA3) definir objetivos de estudo e selecionar o tipo de metodologia (quantitativa ou qualitativa) adequada;

    OA4) compreender e antecipar as questões éticas associadas à investigação e o papel das comissões de ética;

    OA5) apresentar o seu projeto utilizando linguagem científica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC é ministrada de forma essencialmente teórico-prática, alternando a discussão teórico-temática, a discussão da literatura, e exercícios práticos, com uma componente importante de trabalho de investigação realizado sob orientação do(s) docente(s). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000

     

    Garrido, M. V., & Prada, M. (2016). Manual de competências académicas. Edições Sílabo.

     

    Howitt, D., & Cramer, D. (2017). Research methods in Psychology (5th ed.). Pearson.

     

    Leavy, P. (2017). Research design: Quantitative, qualitative, mixed methods, arts-based, and community-based participatory research approaches. The Guilford Press.

     

    Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology (2nd ed.). Cambridge University Press.

     

    Sternberg, R. (2018). Guide to Publishing in Psychology Journals (2nd ed.). Cambridge University Press.

     

    Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo

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