-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular permite dotar os alunos de competências de investigação em Psicologia, focando a Psicologia Social e das Organizações, incidindo sobre a primeira fase da investigação: desenhos de investigação, problemas e questões, metodologias de investigação e procedimentos éticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-24938
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A prática baseada na evidência e a relevância científica: Níveis de evidência científica
CP2. O processo de investigação
2.1. Revisão da literatura e estado da arte
2.2. Definição de questões e/ou hipóteses de investigação: descrição e exploração
2.3. Operacionalização de variáveis
2.3.1. Classificação de variáveis
CP3. Desenhos de Estudos
3.1. Qualitativos
3.1.1. Características
3.1.2. Participantes
3.1.3. Investigação qualitativa: fontes secundárias e primárias
3.2. Métodos Quantitativos
3.2.1. Características de estudos transversais e longitudinais
3.2.2. Amostragem
3.3. Métodos Experimentais
CP 3.3.1. Tipos de estudo experimentais
CP 3.3.2. Desenhos experimentais
3.4. Técnicas experimentais: Recolha de dados
3.4.1. Questionários; entrevistas; Observação
3.4.2. Online & Presencial
CP4. Ética na investigação humana
CP5. Apresentação de trabalhos científicos
5.1. Escrita
5.2. Oral
-
Objetivos
Objetivos
OA1) interrogar a realidade, identificando problemas psicossociais e o seu contexto;
OA2) rever e apresentar a literatura mais relevante;
OA3) definir objetivos de estudo e selecionar o tipo de metodologia (quantitativa ou qualitativa) adequada;
OA4) compreender e antecipar as questões éticas associadas à investigação e o papel das comissões de ética;
OA5) apresentar o seu projeto utilizando linguagem científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é ministrada de forma essencialmente teórico-prática, alternando a discussão teórico-temática, a discussão da literatura, e exercícios práticos, com uma componente importante de trabalho de investigação realizado sob orientação do(s) docente(s).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000
Garrido, M. V., & Prada, M. (2016). Manual de competências académicas. Edições Sílabo.
Howitt, D., & Cramer, D. (2017). Research methods in Psychology (5th ed.). Pearson.
Leavy, P. (2017). Research design: Quantitative, qualitative, mixed methods, arts-based, and community-based participatory research approaches. The Guilford Press.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology (2nd ed.). Cambridge University Press.
Sternberg, R. (2018). Guide to Publishing in Psychology Journals (2nd ed.). Cambridge University Press.
Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não