Disciplina Projetos de Intervenção Psicossocial

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC aborda os princípios gerais da construção e avaliação de projetos de intervenção social, incluindo o diagnóstico dos contextos e necessidades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Questões de intervenção psicossocial em PSO

    1.1.Problemas e necessidades sociais

    1.2.Harmonizar relações interpessoais em grupos

    1.3.Facilitar fusões organizacionais

    1.4.Melhorar relações interétnicas em instituições e na sociedade

    1.5.Melhorar os ambientes e a qualidade de vida das populações

    II. Planeamento e execução da intervenção psicossocial

    2.1.Modelos de intervenção psicossocial

    2.2.Ferramentas e técnicas

    2.3.Adequar meios a objectivos

    2.4.Monitorização da execução do projeto

    2.5 Avaliar os impactos

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se dotar os estudantes de estratégias e metodologias  para a  intervenção nos processos psicológicos envolvidos nas dinâmicas interpessoais e grupais em contextos organizacionais ou na comunidade. Para isso, os estudantes deverão desenvolver competências para identificar problemas, e para planear, implementar e avaliar diferente tipos de intervenção ligados a contextos sociais específicos. Nomeadamente, deverão poder a) distinguir entre diferentes tipos de problemáticas em contexto diferentes e b) identificar as diferentes intervenções possíveis num contexto específico. Os estudantes deverão ainda deverão saber c) distinguir entre diferentes modelos e abordagens de intervenção ; d) adaptar estes modelos à situação contingente, escolhendo ferramentas compatíveis, e e) ser capazes de desenhar instrumentos para acompanhar os resultados e avaliar os impactos de um intervenção ou projeto.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino da UC inclui a exposição dos conteúdos programáticos  complementada de forma integrada por análise de casos sobre aspectos particulares dos conteúdos programáticos, através de artigos ou relatórios. Além disso, estão planeadas actividades de tutoria à realização dos trabalhos de avaliação dos estudantes

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Buunk, A. B., & Van Vugt, M. (2013). Applying social psychology: From problems to solutions (2nd Ed.). Los Angeles: Sage Publications Lt.

    ¿ehaji¿-Clancy, S., Goldenberg, A., Gross, J. J., & Halperin, E. (2016). Social-psychological interventions for intergroup reconciliation: An emotion regulation perspective. Psychological Inquiry27(2), 73-88.

    Fleury-Bahi, G., Pol, E., & Navarro. O. (Eds.) (2017). Handbook of environmental psychology and quality of life research. International Handbooks of Quality-of-Life. Springer.

    Hernández, B., & Valera, S. (2008). Psicología social aplicada e intervención psicosocial. La Laguna: Editorial Resma.

    Knowlton, L., & Phillips, C.(2008).The Logic Model guidebook:Better strategies for great results. London:Sage.  

    Linfield, K. J., & Posavac, E. J. (2019). Program evaluation: Methods and case studies (9th ed). New York: Routledge.

     O'Doherty, K., & Hodgetts, D. (Eds.). (2019). The SAGE handbook of applied social psychology. SAGE Publications Ltd.

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