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Apresentação
Apresentação
A UC aborda os princípios gerais da construção e avaliação de projetos de intervenção social, incluindo o diagnóstico dos contextos e necessidades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-24939
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Questões de intervenção psicossocial em PSO
1.1. Problemas e necessidades sociais: como intervir socialmente?
1.2. Políticas públicas e intervenção social
II. Modelos de intervenção psicossocial
2.1. Teoria e investigação na conceção de projetos e modelos de processo
2.2. Ferramentas e técnicas, ciclo de vida e gestão do projeto
2.3. Definição e componentes do modelo lógico
2.4. Execução e monitorização do projeto
2.5. Avaliação de projetos (processo e resultados)
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se dotar os estudantes de estratégias e metodologias para a intervenção nos processos psicológicos envolvidos nas dinâmicas interpessoais e grupais em contextos organizacionais ou na comunidade. Para isso, os estudantes deverão desenvolver competências para identificar problemas, e para planear, implementar e avaliar diferente tipos de intervenção ligados a contextos sociais específicos. Nomeadamente, deverão poder a) distinguir entre diferentes tipos de problemáticas em contexto diferentes e b) identificar as diferentes intervenções possíveis num contexto específico. Os estudantes deverão ainda deverão saber c) distinguir entre diferentes modelos e abordagens de intervenção ; d) adaptar estes modelos à situação contingente, escolhendo ferramentas compatíveis, e e) ser capazes de desenhar instrumentos para acompanhar os resultados e avaliar os impactos de um intervenção ou projeto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino da UC inclui a exposição dos conteúdos programáticos complementada de forma integrada por análise de casos sobre aspectos particulares dos conteúdos programáticos, através de artigos ou relatórios. Além disso, estão planeadas actividades de tutoria à realização dos trabalhos de avaliação dos estudantes
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Buunk, A. B., & Van Vugt, M. (2013). Applying social psychology: From problems to solutions (2nd Ed.). Sage Publications Lt.
Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção. Principia.
Hernández, B., & Valera, S. (2008). Psicología social aplicada e intervención psicosocial. Editorial Resma.
Knowlton, L., & Phillips, C. (2008).The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. Sage.
Linfield, K. J., & Posavac, E. J. (2019). Program evaluation: Methods and case studies (9th ed). Routledge.
Young, T.L. (2007). The handbook of project management: A practical guide to effective policies and procedures. Kogan Page.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não