filmeu

Disciplina Projetos de Intervenção Psicossocial

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC aborda os princípios gerais da construção e avaliação de projetos de intervenção social, incluindo o diagnóstico dos contextos e necessidades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Questões de intervenção psicossocial em PSO

    1.1. Problemas e necessidades sociais: como intervir socialmente?

    1.2. Políticas públicas e intervenção social

    II. Modelos de intervenção psicossocial

    2.1. Teoria e investigação na conceção de projetos e modelos de processo

    2.2. Ferramentas e técnicas, ciclo de vida e gestão do projeto

    2.3. Definição e componentes do modelo lógico

    2.4. Execução e monitorização do projeto

    2.5. Avaliação de projetos (processo e resultados)

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se dotar os estudantes de estratégias e metodologias  para a  intervenção nos processos psicológicos envolvidos nas dinâmicas interpessoais e grupais em contextos organizacionais ou na comunidade. Para isso, os estudantes deverão desenvolver competências para identificar problemas, e para planear, implementar e avaliar diferente tipos de intervenção ligados a contextos sociais específicos. Nomeadamente, deverão poder a) distinguir entre diferentes tipos de problemáticas em contexto diferentes e b) identificar as diferentes intervenções possíveis num contexto específico. Os estudantes deverão ainda deverão saber c) distinguir entre diferentes modelos e abordagens de intervenção ; d) adaptar estes modelos à situação contingente, escolhendo ferramentas compatíveis, e e) ser capazes de desenhar instrumentos para acompanhar os resultados e avaliar os impactos de um intervenção ou projeto.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino da UC inclui a exposição dos conteúdos programáticos  complementada de forma integrada por análise de casos sobre aspectos particulares dos conteúdos programáticos, através de artigos ou relatórios. Além disso, estão planeadas actividades de tutoria à realização dos trabalhos de avaliação dos estudantes

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Buunk, A. B., & Van Vugt, M. (2013). Applying social psychology: From problems to solutions (2nd Ed.). Sage Publications Lt.

    Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção. Principia.

    Hernández, B., & Valera, S. (2008). Psicología social aplicada e intervención psicosocial. Editorial Resma.

    Knowlton, L., & Phillips, C. (2008).The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. Sage.  

    Linfield, K. J., & Posavac, E. J. (2019). Program evaluation: Methods and case studies (9th ed). Routledge.

    Young, T.L. (2007). The handbook of project management: A practical guide to effective policies and procedures. Kogan Page.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios