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Apresentação
Apresentação
A UC aborda os princípios gerais da construção e avaliação de projetos de intervenção social, incluindo o diagnóstico dos contextos e necessidades. Pretende-se dotar os estudantes de estratégias e metodologias para a intervenção nos processos psicológicos envolvidos nas dinâmicas interpessoais e grupais em contextos organizacionais ou na comunidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-24939
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Questões de intervenção psicossocial em PSO 1.1. Problemas e necessidades sociais: como intervir socialmente? 1.2. Políticas públicas e intervenção social CP2 Modelos de intervenção psicossocial 2.1. Teoria e investigação na conceção de projetos e modelos de processo 2.2. Ferramentas e técnicas, ciclo de vida e gestão do projeto 2.3. Definição e componentes do modelo lógico 2.4. Execução e monitorização do projeto 2.5. Avaliação de projetos (processo e resultados)
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão desenvolver competências para identificar problemas, e para planear, implementar e avaliar diferente tipos de intervenção ligados a contextos sociais específicos. Assim, os objetivos de aprendizagem da UC são: OA1. distinguir entre diferentes tipos de problemáticas em diferentes contextos; OA2. identificar as diferentes intervenções possíveis num contexto específico; OA3. distinguir entre diferentes modelos e abordagens de intervenção; OA4. adaptar estes modelos à situação contingente, escolhendo ferramentas compatíveis; OA5. desenhar instrumentos para acompanhar os resultados e avaliar os impactos de uma intervenção ou projeto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino da UC inclui a exposição dos conteúdos programáticos complementada de forma integrada por análise de casos sobre aspectos particulares dos conteúdos programáticos, através de artigos ou relatórios. Além disso, estão planeadas actividades de tutoria à realização dos trabalhos de avaliação dos estudantes
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Atkins, L., Francis, J., Islam, R., O’Connor, D., Patey, A., Ivers, N., ... & Michie, S. (2017). A guide to using the Theoretical Domains Framework of behaviour change to investigate implementation problems. Implementation Science, 12, 1-18. https://doi.org/10.1186/s13012-017-0605-9 Buunk, A. B., & Van Vugt, M. (2013). Applying social psychology: From problems to solutions (2nd Ed.). Sage Publications Lt. ¿ehaji¿-Clancy, S., Goldenberg, A., Gross, J. J., & Halperin, E. (2016). Social-psychological interventions for intergroup reconciliation: An emotion regulation perspective. Psychological Inquiry, 27(2), 73-88. https://doi.org/10.1080/1047840X.2016.1153945 Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção. Principia. Michie, S., Van Stralen, M. M., & West, R. (2011). The behaviour change wheel: a new method for characterising and designing behaviour change interventions. Implementation science, 6(1), 1-12. https://doi.org/10.1186/1748-5908-6-42
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não