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Apresentação
Apresentação
A UC aborda os princípios gerais da construção e avaliação de projetos de intervenção social, incluindo o diagnóstico dos contextos e necessidades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-24939
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Questões de intervenção psicossocial em PSO
1.1.Problemas e necessidades sociais
1.2.Harmonizar relações interpessoais em grupos
1.3.Facilitar fusões organizacionais
1.4.Melhorar relações interétnicas em instituições e na sociedade
1.5.Melhorar os ambientes e a qualidade de vida das populações
II. Planeamento e execução da intervenção psicossocial
2.1.Modelos de intervenção psicossocial
2.2.Ferramentas e técnicas
2.3.Adequar meios a objectivos
2.4.Monitorização da execução do projeto
2.5 Avaliar os impactos
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se dotar os estudantes de estratégias e metodologias para a intervenção nos processos psicológicos envolvidos nas dinâmicas interpessoais e grupais em contextos organizacionais ou na comunidade. Para isso, os estudantes deverão desenvolver competências para identificar problemas, e para planear, implementar e avaliar diferente tipos de intervenção ligados a contextos sociais específicos. Nomeadamente, deverão poder a) distinguir entre diferentes tipos de problemáticas em contexto diferentes e b) identificar as diferentes intervenções possíveis num contexto específico. Os estudantes deverão ainda deverão saber c) distinguir entre diferentes modelos e abordagens de intervenção ; d) adaptar estes modelos à situação contingente, escolhendo ferramentas compatíveis, e e) ser capazes de desenhar instrumentos para acompanhar os resultados e avaliar os impactos de um intervenção ou projeto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino da UC inclui a exposição dos conteúdos programáticos complementada de forma integrada por análise de casos sobre aspectos particulares dos conteúdos programáticos, através de artigos ou relatórios. Além disso, estão planeadas actividades de tutoria à realização dos trabalhos de avaliação dos estudantes
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Buunk, A. B., & Van Vugt, M. (2013). Applying social psychology: From problems to solutions (2nd Ed.). Los Angeles: Sage Publications Lt.
¿ehaji¿-Clancy, S., Goldenberg, A., Gross, J. J., & Halperin, E. (2016). Social-psychological interventions for intergroup reconciliation: An emotion regulation perspective. Psychological Inquiry, 27(2), 73-88.
Fleury-Bahi, G., Pol, E., & Navarro. O. (Eds.) (2017). Handbook of environmental psychology and quality of life research. International Handbooks of Quality-of-Life. Springer.
Hernández, B., & Valera, S. (2008). Psicología social aplicada e intervención psicosocial. La Laguna: Editorial Resma.
Knowlton, L., & Phillips, C.(2008).The Logic Model guidebook:Better strategies for great results. London:Sage.
Linfield, K. J., & Posavac, E. J. (2019). Program evaluation: Methods and case studies (9th ed). New York: Routledge.
O'Doherty, K., & Hodgetts, D. (Eds.). (2019). The SAGE handbook of applied social psychology. SAGE Publications Ltd.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não