filmeu

Disciplina Mecanismos de Bioatividade

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos compreendam como os produtos naturais podem interferir com as funções fisiológicas, levando a possíveis efeitos terapêuticos e/ou tóxicos, e podendo assim ter interesse para o desenvolvimento de novos fármacos, suplementos alimentares ou produtos de saúde.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Aplicações dos produtos naturais bioativos em medicamentos, produtos de saúde e suplementos alimentares: conceitos e requisitos. Avaliação de eficácia e segurança: testes in silico, in vitro, in vivo e ensaios clínicos. Princípios de farmacocinética. Mecanismos gerais de ação farmacológica e toxicológica. Bioativos naturais com ação antioxidante: conceitos de biologia redox, mecanismos de ação antioxidante, exemplos, metodologias de avaliação. Bioativos naturais com ação anti-inflamatória: mecanismos envolvidos, exemplos, metodologias de avaliação. Bioativos naturais com ação anti-tumoral: mecanismos de ação, exemplos, metodologias de avaliação. Bioativos naturais com ação anti-infecciosa: mecanismos e espectro de ação, exemplos, metodologias de avaliação. Técnicas “omics” na descoberta dos mecanismos de bioatividade dos produtos naturais. Toxicidade dos bioativos naturais: principais riscos e metodologias de avaliação de segurança. Interações fármaco-produtos naturais.
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos da UC que os alunos: - Distingam os tipos de produtos direcionados para a saúde humana em que os produtos naturais podem ser aplicados - Compreendam os princípios de fármaco-/tóxico- cinética e dinamia - Conheçam e executem metodologias de avaliação de atividades biológicas, incluindo os tipos de testes, técnicas de avaliação das atividades mais comuns, tecnologias omics e ensaios de avaliação de segurança - Conheçam as atividades biológicas mais comuns dos produtos naturais e os mecanismos implicados - Compreendam os possíveis efeitos adversos dos produtos naturais e os mecanismos subjacentes, bem como as suas interações com medicamentos - Desenvolvam competências técnicas laboratoriais
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Na plataforma Moodle serão disponibilizadas ferramentas de ensino à distância (jogos didáticos, vídeos), para complementar o ensino presencial da UC. Nas aulas serão utilizadas estratégias de gamificação, através dos programas Kahoot e Wordwall.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Guimarães, S., Moura, D., Soares da Silva, P. (2014). Terapêutica Medicamentosa e suas bases Farmacológicas. Porto: Porto Editora.  Prontuário Terapêutico. Infarmed. (online) Klaassen. C.D. (2013) Casarett & Doull's Toxicology: The Basic Science of Poisons (8th edition). McGraw-Hill Education Oliveira, R.D., Carvalho, F.D., Bastos, M.L. (2018). Toxicologia Fundamental, Lidel.
  • Avaliação

    Avaliação

    Regime de avaliação contínua:

    Descrição

    Ponderação

    1 teste de avaliação téorica e laboratorial

    30 %

    Apresentação e discussão de trabalhos escritos 30 %

    Trabalhos laboratoriais

    15 %

                                                   Realização e apresentação de artigos cientificos  15 %

    Desempenho e Participação nas aulas

    10 %

     

     

    Regime de exame: exame final escrito englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

    Melhoria: exame oral englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios