ATENÇÃO: entre os dias 4 e 8 de novembro vão existir condicionamentos no estacionamento no Campus de Lisboa.

filmeu

Disciplina Modelação Molecular e Químio-informática

  • Apresentação

    Apresentação

    A Química Computacional e a Quimio-informática são disciplinas interdisciplinares que combinam Química e Ciências da Computação, com o objetivo de resolver problemas químicos e otimizar processos. Elas têm um grande impacto na indústria farmacêutica, especialmente no desenvolvimento de fármacos e na criação de infraestruturas para acesso e pesquisa de bases de dados de estruturas moleculares.
    Na declaração de Obernai (França, 2006), 100 pesquisadores de 18 países reconheceram a necessidade de treinar especialistas em Químio-informática, incorporando esta disciplina na formação dos químicos. Esses profissionais atuam em áreas como indústria farmacêutica, petroquímica, biotecnologia e investigação académica, com foco em modelagem molecular, desenho de fármacos, análise de Big Data, otimização de reações e desenvolvimento de novos materiais.
    É fundamental que os estudantes se familiarizem com software especializado e simulações, preparando-os para os desafios do mercado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. História e desenvolvimento da Química Computacional, modelação molecular e quimio-informática

    2. Introdução aos métodos de modelação e importância da modelação molecular no desenho de novos fármacos

    3. Descoberta de fármacos com base na estrutura e com base em ligandos

    4. Docking molecular, farmacóforos e screening virtual

    5. Campos de forças, dinâmica Molecular, Monte Carlo e cálculo de propriedades

    6. Construção, visualização de moléculas e modelação de macromoléculas biológicas. Modelação por homologia.

    7. Descritores moleculares.

    8. Representação de estruturas moleculares: notações lineares, grafos moleculares, tabela de conetividade, chaves estruturais, fingerprints.

    9. Previsão de propriedades (QSPR/QSAR): regressões lineares, árvores de decisão e redes neuronais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular (UC) pretende-se sensibilizar os estudantes para a possibilidade de tratamento computacional de questões essenciais em diversas áreas da Química e suas interfaces com a Farmacologia, a Medicina e a Biologia.

    Pretende-se evidenciar a importância da modelação molecular na descoberta e desenho racional de novos fármacos bem como descrever fenómenos Físicos e Químicos a nível atómico e molecular, e aprender a representar estruturas moleculares por descritores moleculares bem como familiarizar os estudantes com a metodologia QSAR/QSPR.

    Esta UC pretende fornecer aos estudantes ferramentas computacionais que lhes permitam resolver problemas nas várias áreas da Química/Bioquímica, Biologia e Farmácia. Concomitantemente, pretende-se que o estudante desenvolva métodos de raciocínio que o familiarizem com a utilização de modelos computacionais, com uma visão atomística da matéria e com a capacidade de codificar e resolver problemas através de algoritmos computacionais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se treinar os estudantes para o desenvolvimento de fármacos por via computacional mediante técnicas determinísticas, estatísticas e informáticas na resolução dos problemas. Utilizam-se metodologias de ensino que privilegiam a aplicação a problemas práticos da área da Química de Produtos Naturais e interfaces com a Farmacologia, a Medicina e a Biologia.
    São introduzidas metodologias inovadoras, desde plataformas de ensino à distância à aprendizagem do tipo team-based learning, para colocar os estudantes tão próximo quanto possível dos cenários e problemas reais, utilizando exercícios práticos em computador o mais próximo possível dos reais. O estudante ganhará experiência prática na utilização de um conjunto de técnicas e abordagens para resolver problemas concretos e responder a questões relevantes da Química dos Produtos Naturais e da Farmacologia.
    Recorre-se à avaliação contínua como sistema de referência, para fornecer ao estudante a responsabilidade de se auto-avaliar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Leach, A. R. (2001). Molecular modelling: Principles and applications (2nd ed.). Prentice Hall.

    • Hinchliffe, A. (2008). Molecular modelling for Beginners (2nd ed.). John Wiley & Sons.

    • Leach, A. R., & Gillet, V. J. (2007). An introduction to chemoinformatics. Springer.

    • Alvarez, J., & Shoichet, B. (Eds.). (2005). Virtual Screening in Drug Discovery. CRC Press.

    • Stroud, R. M., & Finer-Moore, J. (2008). Computational and structural approaches to drug discovery: Ligand-protein interactions. The Royal Society of Chemistry.

    • Jensen, F. (2017). Introduction to computational chemistry. John Wiley & Sons.

    • Varnek, A. (Ed.). (2017). Tutorials in Chemoinformatics. John Wiley & Sons.

    • Kukol A. (Ed.). (2015). Molecular Modeling of Proteins (2nd ed.). Humana Press.

    • Gasteiger J. & Engel T. (Eds.). (2003). Chemoinformatics: a textbook. Wiley-VCH.

    • Engel T. & Gasteiger J. (Eds.). (2018). Applied Chemoinformatics: achievements and future opportunities. Wiley-VCH: Weinheim..

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios