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Apresentação
Apresentação
A Química Computacional e a Quimio-informática são disciplinas interdisciplinares que combinam Química e Ciências da Computação, com o objetivo de resolver problemas químicos e otimizar processos. Elas têm um grande impacto na indústria farmacêutica, especialmente no desenvolvimento de fármacos e na criação de infraestruturas para acesso e pesquisa de bases de dados de estruturas moleculares. Na declaração de Obernai (França, 2006), 100 pesquisadores de 18 países reconheceram a necessidade de treinar especialistas em Químio-informática, incorporando esta disciplina na formação dos químicos. Esses profissionais atuam em áreas como indústria farmacêutica, petroquímica, biotecnologia e investigação académica, com foco em modelagem molecular, desenho de fármacos, análise de Big Data, otimização de reações e desenvolvimento de novos materiais. É fundamental que os estudantes se familiarizem com software especializado e simulações, preparando-os para os desafios do mercado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6812-25379
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História e desenvolvimento da Química Computacional, modelação molecular e quimio-informática 2. Introdução aos métodos de modelação e importância da modelação molecular no desenho de novos fármacos 3. Descoberta de fármacos com base na estrutura e com base em ligandos 4. Docking molecular, farmacóforos e screening virtual 5. Campos de forças, dinâmica Molecular, Monte Carlo e cálculo de propriedades 6. Construção, visualização de moléculas e modelação de macromoléculas biológicas. Modelação por homologia. 7. Descritores moleculares. 8. Representação de estruturas moleculares: notações lineares, grafos moleculares, tabela de conetividade, chaves estruturais, fingerprints. 9. Previsão de propriedades (QSPR/QSAR): regressões lineares, árvores de decisão e redes neuronais.
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Objetivos
Objetivos
Com esta unidade curricular (UC) pretende-se sensibilizar os estudantes para a possibilidade de tratamento computacional de questões essenciais em diversas áreas da Química e suas interfaces com a Farmacologia, a Medicina e a Biologia. Pretende-se evidenciar a importância da modelação molecular na descoberta e desenho racional de novos fármacos bem como descrever fenómenos Físicos e Químicos a nível atómico e molecular, e aprender a representar estruturas moleculares por descritores moleculares bem como familiarizar os estudantes com a metodologia QSAR/QSPR. Esta UC pretende fornecer aos estudantes ferramentas computacionais que lhes permitam resolver problemas nas várias áreas da Química/Bioquímica, Biologia e Farmácia. Concomitantemente, pretende-se que o estudante desenvolva métodos de raciocínio que o familiarizem com a utilização de modelos computacionais, com uma visão atomística da matéria e com a capacidade de codificar e resolver problemas através de algoritmos computacionais.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Pretende-se treinar os estudantes para o desenvolvimento de fármacos por via computacional mediante técnicas determinísticas, estatísticas e informáticas na resolução dos problemas. Utilizam-se metodologias de ensino que privilegiam a aplicação a problemas práticos da área da Química de Produtos Naturais e interfaces com a Farmacologia, a Medicina e a Biologia. São introduzidas metodologias inovadoras, desde plataformas de ensino à distância à aprendizagem do tipo team-based learning, para colocar os estudantes tão próximo quanto possível dos cenários e problemas reais, utilizando exercícios práticos em computador o mais próximo possível dos reais. O estudante ganhará experiência prática na utilização de um conjunto de técnicas e abordagens para resolver problemas concretos e responder a questões relevantes da Química dos Produtos Naturais e da Farmacologia. Recorre-se à avaliação contínua como sistema de referência, para fornecer ao estudante a responsabilidade de se auto-avaliar.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leach, A. R. (2001). Molecular modelling: Principles and applications (2nd ed.). Prentice Hall. Hinchliffe, A. (2008). Molecular modelling for Beginners (2nd ed.). John Wiley & Sons. Leach, A. R., & Gillet, V. J. (2007). An introduction to chemoinformatics. Springer. Alvarez, J., & Shoichet, B. (Eds.). (2005). Virtual Screening in Drug Discovery. CRC Press. Stroud, R. M., & Finer-Moore, J. (2008). Computational and structural approaches to drug discovery: Ligand-protein interactions. The Royal Society of Chemistry. Jensen, F. (2017). Introduction to computational chemistry. John Wiley & Sons. Varnek, A. (Ed.). (2017). Tutorials in Chemoinformatics. John Wiley & Sons. Kukol A. (Ed.). (2015). Molecular Modeling of Proteins (2nd ed.). Humana Press. Gasteiger J. & Engel T. (Eds.). (2003). Chemoinformatics: a textbook. Wiley-VCH. Engel T. & Gasteiger J. (Eds.). (2018). Applied Chemoinformatics: achievements and future opportunities. Wiley-VCH: Weinheim..
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Avaliação
Avaliação
Aulas teórico-práticas de frequência obrigatória, acompanhadas e orientadas por um professor. Resolução de exercícios práticos usando o computador.
As aulas decorrem numa sala equipada com vídeo projector e computadores permitindo a sincronização entre a exposição dos tópicos teóricos e aplicação por parte dos estudantes no computador utilizando também uma abordagem team-based learning.
O regime de avaliação contínua prevê duas frequências (F1 e F2), e apresentação de trabalho prático de grupo (TG) com aplicação às Ciências Farmacêuticas. A classificação final (CF) é:
CF = (TG x 0,2) + (F1 x 0,4 + F2 x 0,4)
O regime de exame está reservado aos alunos que não apresentem elementos de avaliação ou não tenham aprovação no regime de avaliação contínua, sendo constituído por exame final prático realizado ao computador e englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




