filmeu

Disciplina Bioativos na Dieta e Suplementos Alimentares

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC "Bioativos na Dieta e Suplementos Alimentares" insere-se no domínio da Alimentação e Nutrição Humana, com foco específico em compostos bioativos presentes nos alimentos em geral, e nos suplementos alimentares em particular. Esta UC oferece formação avançada sobre a relação entre diferentes tipos de dietas, alimentos e os compostos bioativos que eles contêm. A relevância desta UC no ciclo de estudos reside na capacitação dos estudantes para associar conhecimentos teóricos com a prática, particularmente no que concerne à identificação e utilização de compostos bioativos e suplementos alimentares, sempre com um foco na saúde e bem-estar. Através desta UC, os estudantes estarão melhor preparados para atuar profissionalmente em áreas que requerem um profundo entendimento da interação entre nutrição e compostos bioativos, tornando-se assim mais competentes para enfrentar os desafios atuais na área da Nutrição e Alimentação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Dieta Padrões alimentares Dietas à base de plantas: Vegetarianismo/ Veganismo e Dieta Mediterrânica Grupos de alimentos Micro e macronutrientes Ingredientes Bioativos Polifenóis incluindo flavonoides Carotenoides Glucosinolatos Péptidos bioativos Polissacáridos Ácidos Gordos  Esteróis Outras substâncias Suplementos Alimentares Mercado e consumidores Suplementos à base de plantas Metabolismo e mecanismo Diferenças intra e interindividuais Toxinas, contaminantes e segurança
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da presente Unidade Curricular é o de proporcionar formação avançada sobre Compostos Bioativos presentes na Dieta e em Suplementos Alimentares. Serão fornecidas competências que permitam associar os principais tipos de dieta e alimentos com os diversos grupos de compostos bioativos, assim como a escolha de suplementos alimentares enquanto géneros alimentícios, de forma a complementar a dieta habitual sempre que necessário. A aquisição e reforço destes conceitos permitirá um melhor desempenho de funções profissionais relacionadas com a Alimentação e Nutrição Humana.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Aulas magistrais, seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da unidade curricular. Aulas teórico-práticas e laboratoriais, destinadas a aprofundar e exercitar alguns temas lecionados nas aulas magistrais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Directiva 2002/46/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 10 de Junho de 2002. Regulamento (CE) nº 1170/2009 de 30 de Novembro da Comissão, que altera a Directiva 2002/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho e o Regulamento (CE) nº 1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho. Regulamento (CE) nº 1161/2011 de 14 de Novembro de 2011 que altera a Directiva 2002/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, o Regulamento (CE) nº 1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e o Regulamento (CE) nº 953/2009 da Comissão. Decreto-Lei nº 118/2015 que procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 136/2003, de 28 de junho, que transpôs a Diretiva n.º 2002/46/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 10 de junho de 2002 Perestrelo R, da Graça Lopes M, da Silva AP, Costa MDC, Câmara JS. New Contributions to Deepen the Quality-Based Safety Assessment in the Consumption of Edible Nasturtium Flowers-The Role of Volatilome. Life. 2025 Jun 30;15(7):1053. doi: 10.3390/life15071053.   
  • Avaliação

    Avaliação

    • Avaliação Continua:

    A nota final resulta da média ponderada dos seguintes elementos:

    Frequência (30%) + Trabalho (30%) + Caderno de Laboratório (30%) + Participação e Desempenho (10%)

    A classificação mínima para aprovação resultará da média ponderada e deverá ser de 9,5 valores.

     

    • Exame

    Exame global escrito, que incluirá a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados. A classificação minima para aprovação deverá ser de 9,5 valores.

    Para a aprovação da Unidade Curricular é necessário a obtenção de uma classificação de 9,5 valores neste exame global.

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________

    • Continuous assessment:

    The final grade results from the weighted average of the following elements:

    Written Test (30%) + Assignment/Project (30%) + Laboratory book (30%) + Participation and Performance (10%)

    The minimum classification for approval will result from the weighted average and should be 9.5 points.

    • Exam

    Global written exam, which will include all the taught contents. The minimum classification for approval must be 9.5 points.

    For approval of the Curricular Unit it is necessary to obtain a grade of 9.5 in this global exam.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios