filmeu

Disciplina Métodos Avançados de Pesquisa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende que os estudantes desenvolvam competências necessárias à prática de investigação científica, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concetualização do quadro de investigação    1.1. A construção do objeto de pesquisa    1.2. A teoria e a delimitação da problemática teórica: a construção do modelo de análise    1.3. As questões éticas na investigação social 2. Escolha dos métodos e técnicas de recolha e análise    2.1. Pressupostos teóricos dos métodos qualitativos e quantitativos    2.2. A escolha dos métodos de investigação    2.3. As principais técnicas de recolha de dados    2.4. As principais técnicas de análise de dados 3. Operacionalização do processo de pesquisa    3.1. O acesso e seleção do campo empírico    3.2. Definição e negociação de papéis (do investigador)    3.3. A seleção do Universo e Amostra 4. O processo de redação    4.1. Estrutura geral de apresentação    4.2. Construção do discurso; estilos de redação, erros comuns    4.3. As citações    4.4. As referências bibliográficas
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes saibam identificar os diferentes métodos de investigação (quantitativos e qualitativos), conheçam os seus pressupostos epistemológicos e especificidades metodológicas e saibam adotar procedimentos congruentes com os princípios éticos. Neste sentido, pretende-se que o/a aluno/a seja capaz de: a) Compreender o processo de investigação nas ciências sociais; b) Identificar os diferentes métodos de investigação (quantitativos e qualitativos), incluindo os seus pressupostos epistemológicos e especificidades metodológicas; c) Conhecer as virtualidades e constrangimentos das diversas técnicas de recolha e análise de dados e inovações mais recentes; d) Saber analisar a qualidade de projetos de investigação; e) Aprender a utilizar linguagem científica e formular temas e objetos de pesquisa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias privilegiadas nesta UC centram-se na apresentação de conteúdos teóricos e na análise e discussão de estudos de investigação publicados. Dadas as características desta UC, a pedagogia orienta-se no sentido de motivar o/a estudante a escolher um tema de dissertação e a desenvolver exercícios de aplicação. A avaliação será realizada de forma contínua a partir dos seguintes elementos: 1) elaboração de um draft de um artigo científico (80%); 2) exercícios práticos em aula (20%). A não aprovação em avaliação contínua implica a realização de um exame de recurso / trabalho escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 10 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.). APA. Bryman, A., Bell, E., Reck, J., & Fields, J. (2021). Social research methods. Oxford University Press, Incorporated. Gronmo, S. (2023). Social research methods: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. SAGE Publications.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios