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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende que os estudantes desenvolvam competências necessárias à prática de investigação científica, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT464-14124
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Concetualização do quadro de investigação 1.1. A construção do objeto de pesquisa 1.2. A teoria e a delimitação da problemática teórica: a construção do modelo de análise 1.3. As questões éticas na investigação social 2. Escolha dos métodos e técnicas de recolha e análise 2.1. Pressupostos teóricos dos métodos qualitativos e quantitativos 2.2. A escolha dos métodos de investigação 2.3. As principais técnicas de recolha de dados 2.4. As principais técnicas de análise de dados 3. Operacionalização do processo de pesquisa 3.1. O acesso e seleção do campo empírico 3.2. Definição e negociação de papéis (do investigador) 3.3. A seleção do Universo e Amostra 4. O processo de redação 4.1. Estrutura geral de apresentação 4.2. Construção do discurso; estilos de redação, erros comuns 4.3. As citações 4.4. As referências bibliográficas
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes saibam identificar os diferentes métodos de investigação (quantitativos e qualitativos), conheçam os seus pressupostos epistemológicos e especificidades metodológicas e saibam adotar procedimentos congruentes com os princípios éticos. Neste sentido, pretende-se que o/a aluno/a seja capaz de: a) Compreender o processo de investigação nas ciências sociais; b) Identificar os diferentes métodos de investigação (quantitativos e qualitativos), incluindo os seus pressupostos epistemológicos e especificidades metodológicas; c) Conhecer as virtualidades e constrangimentos das diversas técnicas de recolha e análise de dados e inovações mais recentes; d) Saber analisar a qualidade de projetos de investigação; e) Aprender a utilizar linguagem científica e formular temas e objetos de pesquisa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias privilegiadas nesta UC centram-se na apresentação de conteúdos teóricos e na análise e discussão de estudos de investigação publicados. Dadas as características desta UC, a pedagogia orienta-se no sentido de motivar o/a estudante a escolher um tema de dissertação e a desenvolver exercícios de aplicação. A avaliação será realizada de forma contínua a partir dos seguintes elementos: 1) elaboração de um draft de um artigo científico (80%); 2) exercícios práticos em aula (20%). A não aprovação em avaliação contínua implica a realização de um exame de recurso / trabalho escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 10 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.). APA. Bryman, A., Bell, E., Reck, J., & Fields, J. (2021). Social research methods. Oxford University Press, Incorporated. Gronmo, S. (2023). Social research methods: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. SAGE Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não