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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem uma forte componente teórico-prática e tem como intuito dotar os estudantes de conhecimentos sobre metodologias usadas em educação sexual. Por sua vez, são abordadas e treinadas competências de aconselhamento em sexualidade, adaptadas a diferentes contextos e populações-alvo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-24948
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos:
CP1. Educação sexual e aconselhamento sexual: tipologias, modelos e aplicações
CP.1.1. Avaliação em Aconselhamento Sexual e em Educação Sexual
CP.1.2. Competências de comunicação e treino
CP.1.3. Intervenções gerais e abordagens específicas para aconselhamento em sexualidade e em educação sexual
CP.2. Especificidades do aconselhamento em diversos contextos
CP.2.1. Fisiologia e Saúde Sexual
CP.2.2. Desenvolvimento ao longo da vida e sexualidade
CP.2.3. Sexualidade, neurodiversidade e Saúde Mental
CP.2.4. Identidade de Género e Orientação Afetiva/Sexual
CP.2.5. Sexualidade e Relacionamentos Íntimos
CP.2.6. Influências culturais e contextuais na sexualidade
CP.2.7. Sexualidade Positiva no Aconselhamento Sexual
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Objetivos
Objetivos
OA1. Descrever e conceptualizar de forma crítica os conceitos de educação sexual (ES) e aconselhamento em sexualidade (AS)
OA1.1. Identificação dos principais modelos de comunicação e de compreensão da educação sexual e do aconselhamento sexuais, das suas tipologias e das suas aplicações a diversos contextos, intervenientes e populações-alvo.
OA1.2. Saber reconhecer e selecionar métodos de avaliação mais adequados nestes contextos
OA1.3. Treinar aptidões de comunicação em ES e em AS
OA1.4. Reconhecer e saber aplicar intervenções gerais e especificas de acordo com o objetivo e população-alvo.
OA.2. Desenvolver programas de ES e planos de aconselhamento com base em especificidades e objetivos concretos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, nomeadamente: exposição oral de conteúdos (ME1); questionamento/brainstorming (ME2); diálogo interativo e discussão de casos (ME3); exercícios (individuais ou em grupo) de aplicação dos conceitos lecionados (ME4); exercícios de dramatização/role-play (ME5); tutoria aos trabalhos de grupo em curso (ME6); pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos e outra literatura relevante (ME7);
Para a avaliação da unidade curricular os estudantes podem optar por:
- Avaliação contínua: (a) trabalho escrito (ponderação de 40%), (b) com apresentação oral (ponderação de 20%) e c) role-play de uma situação de atendimento e aconselhamento em educação sexual ou counseling sexual (40%). Para aprovação na UC, a média final ponderada dos três elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores.
- Avaliação final. Exame escrito com a ponderação de 100%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DeBord, K., Fischer, A., Bieschke, K, & Perez, R. (2017). Handbook of Sexual Orientation and Gender Diversity in Counseling and Psychotherapy. American Psychological Association.
Levine, R., Risen, C., & Althof, S. (2016). Handbook of Clinical Sexuality for Mental Health Professionals. Routledge.
Murray, C. (2016). Sexuality Counseling: Theory, Research, and Practice. Sage Publications.
Ponzetti, J. (2015). Evidence-based Approaches to Sexuality Education: A Global Perspective. Francis and Taylor.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não