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Disciplina Educação e Aconselhamento Sexuais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem uma forte componente teórico-prática e tem como intuito dotar os estudantes de conhecimentos sobre metodologias usadas em educação sexual. Por sua vez, são abordadas e treinadas competências de aconselhamento em sexualidade, adaptadas a diferentes contextos e populações-alvo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos:

    CP1. Educação sexual e aconselhamento sexual: tipologias, modelos e aplicações

    CP.1.1. Avaliação em Aconselhamento Sexual e em Educação Sexual

    CP.1.2. Competências de comunicação e treino

    CP.1.3. Intervenções gerais e abordagens específicas para aconselhamento em sexualidade e em educação sexual

    CP.2. Especificidades do aconselhamento em diversos contextos

    CP.2.1. Fisiologia e Saúde Sexual

    CP.2.2. Desenvolvimento ao longo da vida e sexualidade

    CP.2.3. Sexualidade, neurodiversidade e Saúde Mental

    CP.2.4. Identidade de Género e Orientação Afetiva/Sexual

    CP.2.5. Sexualidade e Relacionamentos Íntimos

    CP.2.6. Influências culturais e contextuais na sexualidade

    CP.2.7. Sexualidade Positiva no Aconselhamento Sexual

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Descrever e conceptualizar de forma crítica os conceitos de educação sexual (ES) e aconselhamento em sexualidade (AS)

    OA1.1. Identificação dos principais modelos de comunicação e de compreensão da educação sexual e do aconselhamento sexuais, das suas tipologias e das suas aplicações a diversos contextos, intervenientes e populações-alvo.

    OA1.2. Saber reconhecer e selecionar métodos de avaliação mais adequados nestes contextos

    OA1.3. Treinar aptidões de comunicação em ES e em AS

    OA1.4. Reconhecer e saber aplicar intervenções gerais e especificas de acordo com o objetivo e população-alvo.

    OA.2. Desenvolver programas de ES e planos de aconselhamento com base em especificidades e objetivos concretos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, nomeadamente: exposição oral de conteúdos (ME1); questionamento/brainstorming (ME2); diálogo interativo e discussão de casos (ME3); exercícios (individuais ou em grupo) de aplicação dos conceitos lecionados (ME4); exercícios de dramatização/role-play (ME5); tutoria aos trabalhos de grupo em curso (ME6); pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos e outra literatura relevante (ME7);

    Para a avaliação da unidade curricular os estudantes podem optar por:

    1. Avaliação contínua: (a) trabalho escrito (ponderação de 40%), (b) com apresentação oral (ponderação de 20%) e c) role-play de uma situação de atendimento e aconselhamento em educação sexual ou counseling sexual (40%). Para aprovação na UC, a média final ponderada dos três elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores.
    2. Avaliação final. Exame escrito com a ponderação de 100%.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DeBord, K., Fischer, A., Bieschke, K, & Perez, R. (2017). Handbook of Sexual Orientation and Gender Diversity in Counseling and Psychotherapy. American Psychological Association.

    Levine, R., Risen, C., & Althof, S. (2016). Handbook of Clinical Sexuality for Mental Health Professionals. Routledge.

    Murray, C. (2016). Sexuality Counseling: Theory, Research, and Practice. Sage Publications.

    Ponzetti, J. (2015). Evidence-based Approaches to Sexuality Education: A Global Perspective. Francis and Taylor.

     

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