filmeu

Disciplina Desenvolvimento e Comportamento Sexual I

  • Apresentação

    Apresentação

    A sexualidade desempenha um papel crucial na nossa existência, influenciando uma parte significativa das nossas interacções sociais e tendo sido moldada através de um processo que abrange mais de dois mil milhões de anos de evolução. Na linhagem humana, conservamos resquícios biológicos e comportamentais dessa jornada evolutiva. No entanto, as nossas acções e escolhas pessoais em matéria de reprodução estão também sujeitas à influência de contextos culturais, factores ambientais e dinâmicas sociais.

    Ao examinar as percepções da história evolutiva, incluindo primatas não-humanos, comunidades de pequena escala e nações industrializadas, este curso envolver-se-á numa avaliação rigorosa da nossa compreensão do comportamento sexual humano e da reprodução através de uma lente evolutiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à sexualidade humana e não humana

    1.1. Integração do Sistema Nervoso, Sistema Endócrino, Sistema Neuroendócrino. 

    1.2. Ciclos sexuais e endocrinologia da reprodução

    CP2. Evolução e reprodução sexuada

    2.1. Sistemas de acasalamento 

    2.2. Seleção de parceiro sexual

    2.3. Competição e cooperação espermáticas 

    CP3. Determinação sexual

    3.1. Anatomia e sistema reprodutor

    3.2. Imprinting e sistemas vinculativos 

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Adquirir conhecimentos gerais sobre as bases neurofisiológicas e comportamentais dos comportamentos sexuais humanos e não humanos.

    OA2. Compreender a perspetiva evolutiva dos comportamentos sexuais humanos.

    OA3. Refletir sobre as limitações sobre as classificações dicotómicas dos comportamentos sexuais humanos (macho-fêmea) 

    OA4. Analisar criticamente os determinantes das patologias de relacionamento e de prestação de cuidados epimeléticos 

    OA5. Identificar e caracterizar aspetos relacionados com a anatomia e reprodução.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral; ME2: Diálogo e discussão interativos; M3: Exercícios e atividades de aplicação de conhecimentos em sala de aula, através da análise de casos práticos; e ME4: Discussão e reflexão crítica em grupo, com feedback do docente.

    Durante o processo de aprendizagem os alunos trabalharão de forma interdisciplinar, integrando o conhecimento adquirido em outras UCs e aplicando-o diretamente aos conteuúdos leccionados. Serão disponibilizadas diversos conteúdos e ferramentas de aprendizagem para além dos leccionados em aula que perrmitirão aos alunos mais autonomia na aquisic¿ão de conhecimentos relacionados com os conteúdos da UC.

    Será promovida utilização de forums/wikis, que permitem a criação de um documento final elaborado por todos os alunos em conjunto, e porporcionam a discussão e reflexão dos temas da UC

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Striedter, G. (2015). Neurobiology: A Functional Approach. Oxford University Press.
    • Darwin, C. (2004). The Descent of Man. Penguin. UK.

    • Roughgarden, J. (2013). Evolution's Rainbow. University of California Press.

    • de Waal, F. (2022). Different: Gender Through the Eyes of  Primatologist. W. W. Norton & Company.

    • Fusco, G. and Minelli, A. (2019). The Biology of Reproduction. Cambridge University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios