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Apresentação
Apresentação
A sexualidade desempenha um papel crucial na nossa existência, influenciando uma parte significativa das nossas interacções sociais e tendo sido moldada através de um processo que abrange mais de dois mil milhões de anos de evolução. Na linhagem humana, conservamos resquícios biológicos e comportamentais dessa jornada evolutiva. No entanto, as nossas acções e escolhas pessoais em matéria de reprodução estão também sujeitas à influência de contextos culturais, factores ambientais e dinâmicas sociais.
Ao examinar as percepções da história evolutiva, incluindo primatas não-humanos, comunidades de pequena escala e nações industrializadas, este curso envolver-se-á numa avaliação rigorosa da nossa compreensão do comportamento sexual humano e da reprodução através de uma lente evolutiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-24949
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução à sexualidade humana e não humana
1.1. Integração do Sistema Nervoso, Sistema Endócrino, Sistema Neuroendócrino.
1.2. Ciclos sexuais e endocrinologia da reprodução
CP2. Evolução e reprodução sexuada
2.1. Sistemas de acasalamento
2.2. Seleção de parceiro sexual
2.3. Competição e cooperação espermáticas
CP3. Determinação sexual
3.1. Anatomia e sistema reprodutor
3.2. Imprinting e sistemas vinculativos
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Objetivos
Objetivos
OA1. Adquirir conhecimentos gerais sobre as bases neurofisiológicas e comportamentais dos comportamentos sexuais humanos e não humanos.
OA2. Compreender a perspetiva evolutiva dos comportamentos sexuais humanos.
OA3. Refletir sobre as limitações sobre as classificações dicotómicas dos comportamentos sexuais humanos (macho-fêmea)
OA4. Analisar criticamente os determinantes das patologias de relacionamento e de prestação de cuidados epimeléticos
OA5. Identificar e caracterizar aspetos relacionados com a anatomia e reprodução.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral; ME2: Diálogo e discussão interativos; M3: Exercícios e atividades de aplicação de conhecimentos em sala de aula, através da análise de casos práticos; e ME4: Discussão e reflexão crítica em grupo, com feedback do docente.
Durante o processo de aprendizagem os alunos trabalharão de forma interdisciplinar, integrando o conhecimento adquirido em outras UCs e aplicando-o diretamente aos conteuúdos leccionados. Serão disponibilizadas diversos conteúdos e ferramentas de aprendizagem para além dos leccionados em aula que perrmitirão aos alunos mais autonomia na aquisic¿ão de conhecimentos relacionados com os conteúdos da UC.
Será promovida utilização de forums/wikis, que permitem a criação de um documento final elaborado por todos os alunos em conjunto, e porporcionam a discussão e reflexão dos temas da UC
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Striedter, G. (2015). Neurobiology: A Functional Approach. Oxford University Press.
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Darwin, C. (2004). The Descent of Man. Penguin. UK.
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Roughgarden, J. (2013). Evolution's Rainbow. University of California Press.
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de Waal, F. (2022). Different: Gender Through the Eyes of Primatologist. W. W. Norton & Company.
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Fusco, G. and Minelli, A. (2019). The Biology of Reproduction. Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não